Cantor revelação mineiro Felipe de Oliveira faz show com participação Chico Chico e Marcelo Veronez

Felipe de Oliveira

Uma das revelações da cena mineira contemporânea, o cantor Felipe de Oliveira se apresenta pela primeira vez no Rio de Janeiro com o show “Terra Vista da Lua”, ocasião que também marca o lançamento, na cidade, de seu primeiro DVD. No evento, que acontece em 1º de dezembro, o artista mineiro interpretará as músicas do álbum homônimo. O evento terá início às 19h, no Centro da Música Carioca Artur da Távola, e contará com participações especiais de Marcelo Veronez e Chico Chico.

O álbum, reconhecido com o Prêmio da Música Popular Mineira em 2022, conta com canções originais e, ainda, releituras de clássicos assinados por Arnaldo Antunes, Belchior e Gilberto Gil. Desse último cantor, por exemplo, Felipe regravou a música “Balada do Lado Sem Luz”.

No palco, o mineiro estará acompanhado de banda, formada pelos músicos André Milagres (guitarra e violão), Marco Aur (baixo) e Yuri Vellasco (bateria). Ao longo da noite, o público também poderá conferir as participações de Marcelo Veronez e Chico Chico. O repertório transita entre diferentes gêneros, como MPB, rock e samba. Vale assinalar que essa é a primeira vez que Felipe de Oliveira se apresenta no Rio de Janeiro.

Felipe de Oliveira, que é formado em Cinema e mestre em Artes pela UEMG, afirma que o espetáculo parte de uma estética vinculada ao imaginário da ficção científica, que foi idealizada a partir da relação entre música e audiovisual: “Eu piloto três retroprojetores ao vivo, que vão sobrepondo imagens numa tela redonda. Eu, que venho do cinema, não consigo dissociar música de cena e imagem”. Resultante do trabalho com a luz e a cenografia, o entrelaçamento entre performance musical e dramaturgia estará presente durante toda a apresentação. Felipe dedica-se a cantar, com sua voz andrógina, sobre a dimensão política que reside nas relações de afeto, mas não de forma literal e, sim, poética. Para o artista, a alegoria da ficção científica traz, na metáfora sobre o mundo distópico, elementos que nos fazem indagar sobre nossos laços sociais.

Sobre a importância de levar o show para cidades como Rio de Janeiro e São Paulo (o cantor se apresentará na capital paulista em 3 de dezembro), Felipe de Oliveira declara: “Rio e São Paulo são cidades de onde a produção cultural se irradia para todos os cantos do país. Poder encontrar pessoalmente quem deseja me ouvir cantar, para além da minha cidade natal, é um presente para mim”.

O álbum de estúdio “Terra Vista da Lua” 

Produzido por Barral Lima e viabilizado por meio da Lei Aldir Blanc e de uma campanha de financiamento coletivo, o álbum “Terra Vista da Lua” foi lançado em 8 de outubro de 2021, pelo selo Under Discos. A construção de arranjos foi realizada coletivamente, com participação dos músicos André Milagres e João Paulo Drumond. Em 2022, o disco recebeu o Prêmio da Música Popular Mineira como o melhor álbum do ano na categoria “Pop, Rock e afins”.

O DVD digital “Terra Vista da Lua – ao vivo” pode ser visto no canal de Felipe de Oliveira no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=vCfnE9C1sAc. Já o álbum de estúdio está nas plataformas de streaming: https://ingroov.es/terra-vista-da-lua

Ficha técnica do show 

Voz e direção geral: Felipe de Oliveira | Guitarra e Violão de Sete Cordas: André Milagres | Bateria: Yuri Vellasco | Baixo: Marco Aur | Arranjos: Felipe de Oliveira, André Milagres, João Paulo Drumond, Barral Lima, Marco Aur e Yuri Vellasco | Participações especiais: Marcelo Veronez e Chico Chico | Direção de Produção: Felipe de Oliveira | Produção Executiva: Michelle Braga | Desenho e Operação de Luz: Nando Freitas | Gravação, edição e mixagem de som: Edgard Dedig | Concepção de cenário e figurino: Felipe de Oliveira | Construção de cenário: Glauber Apicela e Vinícius Silva | Confecção de figurino: Juliana Ribeiro.

Felipe de Oliveira

Nascido em Minas Gerais, Felipe de Oliveira é Mestre em Artes pela UEMG e iniciou sua carreira musical em 2015. O cantor tem ainda uma trajetória no cinema, área na qual é graduado. Em 2018, o artista lançou seu primeiro álbum, intitulado “Coração Disparado”. O disco foi classificado entre os 100 melhores da música brasileira daquele ano pelo site especializado Embrulhador. Felipe de Oliveira realizou inúmeras participações em festivais, cidades e feiras, ao lado de nomes como João Bosco, Filipe Catto, Leo Cavalcanti, As Baías e Maria Beraldo.

No palco, o mineiro estará acompanhado de banda, formada pelos músicos André Milagres (guitarra e violão), Marco Aur (baixo) e Yuri Vellasco (bateria). Ao longo da noite, o público também poderá conferir as participações de Marcelo Veronez e Chico Chico. O repertório transita entre diferentes gêneros, como MPB, rock e maracatu. Vale assinalar que essa é a primeira vez que Felipe de Oliveira se apresenta no Rio de Janeiro.

SERVIÇO:

“Terra Vista da Lua” – Rio de Janeiro

  • Data e horário: 1º de dezembro (sexta-feira), às 19h
  • Local: Centro da Música Carioca Artur da Távola. Rua Conde Bonfim, 824, Tijuca.
  • Ingressos: R$10 (inteira) e R$5 (meia-entrada)

À venda na bilheteria no dia do evento e, em breve, na internet, no site:

https://riocultura.eleventickets.com/#!/evento/a509a10a43771824732a244536c9b7c4bacefe0f

Related posts

Bianca Gismonti Trio lança “Gismonti 70” no dia 19 de dezembro

Festival de Chopp Brahma no Renascença Clube

Natal Sesc 2024 apresenta concerto gratuito da Orquestra Chiquinha Gonzaga, no dia 20/12, em Cabo Frio