Carioca Shopping participa do quarto ano do projeto ‘Leitura Para Todos’

Além de contação de história, serão distribuídos livros para crianças da primeira infância por meio de instituição social localizada no entorno do shopping

Com o compromisso de mudar a realidade das comunidades localizadas no entorno, o Carioca Shopping participa da quarta edição do ‘Leitura Para Todos’. O projeto da ALLOS – mais inovadora plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras da América Latina –, incentiva o hábito da leitura entre crianças em situação de vulnerabilidade e reforça a importância dos livros como agentes de transformação social.

Serão distribuídos cerca de 110 mil livros para crianças de até 7 anos por meio de instituições sociais localizadas nos entornos dos shoppings e escritórios da ALLOS. Para 2024, o 1º título escolhido foi “Suvaco – O oceano e uma viagem no tempo”, que aborda a necessidade do cuidado com o oceano e com o meio ambiente, trazendo ainda a possibilidade de dois desfechos distintos, a depender de como os humanos cuidarão do oceano nos próximos anos.

“Em mais uma edição do projeto, reforçamos o nosso objetivo de promover o hábito da leitura para crianças em situação de vulnerabilidade social. Dessa vez, temos ainda a oportunidade de abordar a importância da conscientização ambiental para os pequenos. A história do livro traz uma narrativa que incentiva a preservação do meio ambiente, ou seja, está alinhada com os compromissos de sustentabilidade firmados pela ALLOS”, conta Ana Paula Niemeyer, diretora de Marketing da ALLOS.

Com o propósito de não apenas doar livros, mas também trazer encantamento de forma lúdica, no dia 30 de junho, o Carioca Shopping vai promover uma tarde de contação de histórias. O evento acontecerá no Lounge próximo à Renner e serão duas sessões especiais, das 15h às 16h e das 17h às 18h, onde as crianças poderão mergulhar em um mundo de fantasia e diversão. As vagas são limitadas a 50 participantes por sessão e as inscrições devem ser feitas no site do shopping. A atividade é destinada a crianças de até 7 anos.

Parceiro do Leitura Para Todos, o Instituto da Criança é a organização responsável pelo mapeamento, validação e seleção das instituições sociais contempladas desde a sua primeira edição, em 2021. Até então, o projeto da ALLOS já doou mais de 610 mil livros a 872 instituições.

Sustentabilidade

O mês de junho foi escolhido para dar início à quarta edição do projeto por ser comemorado o Dia Mundial dos Oceanos. No livro, um cãozinho chamado Suvaco encontra uma máquina do tempo e embarca em uma jornada para o ano de 2030, que marca o encerramento da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável da ONU – conhecida como Década do Oceano.

A história do livro se encontra com os compromissos de sustentabilidade firmados pela ALLOS até 2030. Dentre eles, estão alcançar um índice de 90% de reciclagem dos resíduos sólidos gerados nas operações dos shoppings, implantar infraestrutura completa para reuso de água em todo o portfólio, e atingir a marca de carbono zero.

Escrito por Jana Del Favero e Mariana Trindade, e ilustrado por Gilberto Cunha Jr e Mariane Soares, o livro foi apoiado pelo programa Maré de Ciência da UNIFESP e endossado pela Década do Oceano da Organização das Nações Unidas (ONU). A edição conta com duas páginas sobre a ALLOS, além de cinco páginas com desenhos para colorir e atividades de ligar os pontos.

Visando atrelar o projeto de maneira 360º ao tema social, foi acordado também com as autoras e os ilustradores que a verba referente aos direitos autorais será usada para impactar ainda mais crianças. Mais livros foram comprados e serão doados ao programa Maré de Ciência, responsável pela distribuição dos exemplares para escolas de educação infantil.