Simpatia é Quase Amor

Carmelitas desfila nesta sexta em Santa Teresa. Barbas, Simpatia, Virtual e Meu Bem, Volto Já ocupam as ruas até terça-feira

por Redação

A programação de carnaval dos blocos da Sebastiana começa na sexta-feira, com o primeiro desfile do Carmelitas, em Santa Teresa, e acaba no final da tarde de terça-feira, com o Meu Bem, Volto Já, em Copacabana.

O Carmelitas desfila nesta sexta, 17, às 15h, com concentração às 13h. O cortejo tem início na esquina da Ladeira de Santa Teresa com Rua Dias de Barros, em frente ao Bar do Serginho, e segue em direção ao Largo dos Guimarães, onde se dispersa por volta das 19h. O enredo deste ano é sobre o “carnaval do renascimento”, depois da pandemia e de “quatro anos de trevas”. O Carmelitas vai desfilar em 2023 para resgatar as cores verde-amarelo, sequestradas pelos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O segundo desfile do bloco tem concentração às 8h e início às 9h. Começa no Largo do Curvelo, em Santa Teresa, seguindo a Rua Joaquim Murtinho (altura do número 200 – esquina com a Travessa das Escadinhas de Santa Teresa), onde se dispersa por volta das 14 h.

Fundado em 1990, o Carmelitas é um dos mais tradicionais e queridos blocos da cidade do Rio de Janeiro. É também um dos mais fiéis ao seu território.  Todos os anos costuma promover a união entre quem mora “no asfalto” e quem vive nos morros de Santa Teresa. Ao longo de mais de três décadas, a maior parte dos sambas e das camisetas do Carmelitas são alusivos à aspectos do bairro, como a natureza exuberante, o bonde, a arquitetura e o jeito de viver dos habitantes do bairro.

Com o enredo “imbrochável”, o Bloco do Barbas desfila neste sábado, dia 18, com dois sambas. O tradicional bloco de Botafogo se concentra às 14h, na esquina das ruas Arnaldo Quintela e Assis Bueno. Às 15h, o cortejo segue toda a Rua Arnaldo Quintela passando pela Rua da Passagem, até a Rua General Gois Monteiro, onde encerra com o baile parado.

O domingo começa com o Bloco 442, recém-chegado à Sebastiana, a partir das 7h da manhã. A saída da Praça Mauá, no Centro do Rio, acontece às 8h. O bloco desfila até a Praça da Harmonia, rua do Propósito, 231, na Gamboa. O encerramento acontece por volta do meio-dia.

O 442 surgiu no Carnaval de 2018, criado por músicos movidos pelo desejo em explorar o repertório POP internacional. Músicas que todos amam e cantam do início ao fim. A formação segue a tradição das brass bands gringas (sopros e percussão) e os arranjos são compostos por ritmos brasileiros dançantes, criando assim uma sonoridade única e inovadora. Os metais cantam Shakira, Madonna, Rihanna, Beyoncé, Spice Girls e Britney Spears, enquanto a batucada suinga pelo pagode, baião, ijexá, axé e arrocha. Um repertório que atravessa gerações e resgata as memórias afetivas do público de todas as idades. Ninguém fica parado! O bloco também contribui para a ação Lixo Zero, contratando uma empresa de reciclagem para a coleta no dia do desfile.

Em Ipanema, o Que Merda é Essa? concentra às 12h, no bar Paz e Amor (Rua Garcia D’Ávila, 173, em Ipanema), e desfila às 14h, a caminho da Av. Vieira Souto, seguindo até o Jardim de Alah, no Leblon. O samba do bloco faz um passeio pela história recente do Brasil. A música, de autoria de Gabriel, David e Rodrigo, cita os patriotas, os acampamentos em frente aos quartéis, as fake news e os 100 anos de sigilo. Relembra também temas polêmicos como o dos vacinados que poderiam virar crocodilos e os pen drivers levados para o Catar. O hexa perdido e a conquista da Copa pela Argentina e a “subida ao céu” do Rei Pelé. O samba termina com a já famosa frase do Ministro do STF, Luís Roberto Barroso: “Perdeu, Mané, não amola” e faz uma homenagem à Silvia Thompson, fundadora do bloco que faleceu em 2021.

Antes, das 9h às 12h, tem o bloco Infantil Que Caquinha é Essa?, que faz o desfile parado em frente ao bar Paz e Amor.

Em seguida, o Simpatia é Quase Amor, um dos blocos mais queridos e tradicionais do Rio, vai homenagear o saudoso Aldir Blanc, padrinho do Bloco que faleceu por conta da Covid-19, em 2020. O segundo desfile acontece neste domingo, dia 19, com concentração às 14h e saída às 16h.  O trajeto tem início na Praça General Osório, em Ipanema, segue em direção à Avenida Vieira Souto. A dispersão acontece na rua Henrique Dumont. No segundo desfile, domingo de carnaval, dia 19, o horário é o mesmo.

“Vamos celebrar a Democracia e o amor pelo Rio de Janeiro. Se Aldir estivesse aqui, estaríamos juntos cantando e vivenciando esse novo momento da cultura em nosso país”, registra Dodô Brandão, diretor do Simpatia. O samba deste ano, “Aldir, mestre-sala da esperança” foi composto por Tomaz Miranda, Marceu Vieira, João Pimentel, Leandro Fregonesi, Eduardo Medrado, Guilherme Sá e Mestre Penha.

Segunda-feira é dia de Bloco Virtual, no Leme. A concentração do Virtual começa às 9h, na Avenida Atlântica, número 1, e o cortejo vai até a Praça Almirante Júlio Noronha.

Para fechar com chave de ouro, o Meu Bem, Volto Já! desfila na terça-feira. O bloco do Leme mudou percurso e horário este ano. Vai concentrar às 14h e desfilar às 15h, começando na Avenida Princesa Isabel, esquina com a Rua Barata Ribeiro, e segue em direção à Avenida Atlântica. O encerramento acontece no mesmo local da concentração.

A SEBASTIANA

A Sebastiana (Associação de Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro) celebra a chegada de cinco novos blocos em 2023: Monobloco, Fogo & Paixão, Bloco 442, Superbacana e Tá Pirando, Pirado, Pirou! passam a integrar a associação. A partir de agora, a Sebastiana passa a ser responsável por desfiles que reúnem mais de 1 milhão de foliões, em 16 desfiles. A associação tem como blocos fundadores, e que ainda desfilam, os seguintes: Barbas, Carmelitas, Gigantes da Lira, Imprensa Que Eu Gamo, Meu Bem, Volto Já, Que Merda é Essa, Simpatia É Quase Amor, Suvaco do Cristo e Virtual.

A programação começou com o desfile do Imprensa que Eu Gamo, no dia 4 de fevereiro, em Laranjeiras, e se encerra com o desfile do Monobloco, no dia 26 de fevereiro, após o carnaval.

Primeira associação de blocos de rua do Rio, a Sebastiana foi criada por representantes de agremiações que surgiram a partir da abertura política nos anos de 1980, com a campanha das Diretas Já. A associação trabalha desde então pelo resgate e manutenção da tradição do Carnaval de rua do Rio de Janeiro, por uma política pública inclusiva e democrática para o carnaval de rua e pela manutenção das suas características originais e primordiais: liberdade de expressão, ocupação artística territorial descentralizada, democracia para todos os foliões, diversidade e pluralidade de linguagens, e valorização da cultura popular.

“Após dois anos de pandemia, sem os blocos nas ruas e com inúmeras e dolorosas perdas, o momento é de retomada e de renovação, com a incorporação de ideias, novos ares e parcerias, abrindo novos canais de diálogo e amplificando a nossa ação. A chegada de novos blocos a uma associação com a nossa história, que se tornou referência no país, não é algo simples e nem rápido. Ao longo dos últimos meses, identificamos com muito carinho os blocos que tinham sinergia com o nosso posicionamento e atuação e que, ao mesmo tempo, poderiam trazer novidades artísticas e de linguagens musicais”, explica Rita Fernandes, presidente da Sebastiana.

PROGRAMAÇÃO DOS DESFILES

17 de fevereiro (sexta-feira) 

Bloco das Carmelitas

A concentração está marcada para às 13h, com início do desfile às 15h. O cortejo tem início na esquina da Ladeira de Santa Teresa com Rua Dias de Barros, em frente ao Bar do Serginho e segue em direção ao Largo dos Guimarães, onde se dispersa por volta das 19h.

18 de fevereiro (sábado)

Bloco Barbas 

A concentração acontece às 15h, com saída às 16h, na esquina das ruas Arnaldo Quintela e Assis Bueno, em Botafogo. O cortejo segue toda a Rua Arnaldo Quintela até a rua da Passagem, esquina com a rua Álvaro Ramos, onde se encerra.

19 de fevereiro (domingo)

Bloco 442 

A concentração do Bloco 442, recém-chegado à Sebastiana, acontece a partir das 7h da manhã. A saída da Praça Mauá, no Centro do Rio, acontece às 08. O bloco desfila até a Praça da Harmonia, rua do Propósito, 231, na Gamboa. O encerramento acontece por volta do meio-dia.

19 de fevereiro (domingo)

O Que Merda é Essa? Inicia a concentração às 12h, no bar Paz e Amor (Rua Garcia D’Ávila, 173, em Ipanema) e inicia o desfile, às 14h, a caminho da Av. Vieira Souto, seguindo até o Jardim de Alah, no Leblon.

19 de fevereiro (sábado)

Simpatia é Quase Amor

O segundo desfile do Simpatia é Quase Amor segue o mesmo trajeto do primeiro. A concentração acontece às 14h e a saída é às 16h. O trajeto tem início na Praça General Osório, em Ipanema, segue em direção à Avenida Vieira Souto. A dispersão acontece na rua Henrique Dumont.

20 de fevereiro (segunda-feira)

Bloco Virtual

A concentração do Virtual começa às 9h, na Avenida Atlântica, número 1, no Leme. O cortejo vai até a Praça Almirante Júlio Noronha.

21 de fevereiro (terça-feira)

Bloco das Carmelitas 

O segundo desfile do bloco tem concentração às 8h e início às 19h. Começa no Largo do Curvelo, em Santa Teresa, seguindo a Rua Joaquim Murtinho (altura do número 200 – esquina com a Travessa das Escadinhas de Santa Teresa), onde se dispersa por volta das 14 h.

21 de fevereiro (terça-feira)

O Meu Bem, Volto Já tem concentração às 14h e início do desfile marcado para às 15h. O desfile começa na Avenida Princesa Isabel, na esquina com a rua Barata Ribeiro, e segue em direção à Avenida Atlântica. O encerramento acontece no mesmo local da concentração.

25 de fevereiro (sábado) 

Superbacana

O Superbacana, mais um dos novos integrantes da Sebastiana, se apresenta na Praça Afonso Pena na Tijuca, a partir das 16h.

26 de fevereiro (domingo)

Monobloco

O Monobloco, que chega à Sebastiana, em 2023, se concentra às 07h e sai às 09h. O desfile acontece na Avenida Presidente Antônio Carlos, no Centro do Rio de Janeiro.

Programação dos blocos

Ensaios e lançamentos de camisas:

Carmelitas

19/02 (domingo), a partir das 17h – Carnaval do Casarão, no Casarão do Firmino, Lapa.

No dia 24/2, sexta-feira, o Bloco das Carmelitas participa do CarnaBeats, evento na Fundição Progresso. Toca às 23h.

Gigantes da Lira – Florestar 2023 (infantil)

 18/02 – Downtown – 17h

20/02 – Nova América shopping – 16h30min

21/02 – Clube Fuminense – 16h

 Fogo & Paixão

25/02 (sábado), a partir das 10h, Desfile em São Paulo – Concentração: Rua dos Pinheiros em frente ao metrô (esquina com Fradique Coutinho). Desfila até a Rua Joaquim Antunes (dispersão).

A camisa foi feita pela própria equipe da bateria, uma colaboração. Tema deste ano: “Reencontro da Paixão” – trazendo músicas que não tocavam há muito tempo.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via