Cármen Lúcia e Chico César no Museu do Amanhã conversam sobre o poema “Que País é Este?”

Museu do Amanhã - Foto: Albert Andrade

No dia 20 de agosto, quarta-feira, às 19h, o Museu do Amanhã recebe a segunda edição do projeto “Sempre um Papo – Palavra Acesa”. A proposta da iniciativa é reunir escritores e artistas para conversar sobre poemas marcantes da literatura brasileira e refletir sobre os sentidos que eles provocam no presente.

Nesta edição, o poema em destaque será “Que País é Este?”, de Affonso Romano de Sant’Anna. Participam da conversa a Ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, e o cantor e compositor Chico César, sob mediação do jornalista e idealizador do Sempre Um Papo, Afonso Borges. A ideia do projeto é usar a poesia como ponto de partida para diálogos abertos sobre temas como justiça, democracia, identidade e pertencimento. A cada edição, um novo poema é escolhido para inspirar os debates.

A filha do poeta Affonso Romano e de Marina Colasanti, Alessandra Colasanti, fará uma leitura no poema, na abertura.

O “Palavra Acesa” é apresentado pelo Ministério da Cultura, Prefeitura do Rio e Museu do Amanhã, com realização da Associação Cultural Sempre um Papo e AB Comunicação e Cultura. Entrada gratuita, mediante retirada de senhas uma hora antes do início, às 16h.

Cármen Lúcia é Ministra do STF desde 2006 e tem longa trajetória como jurista comprometida com os direitos fundamentais e a Constituição. Chico César, artista paraibano de projeção internacional, é autor de sucessos que transitam entre a crítica social e a celebração da cultura brasileira. Ambos trarão ao debate perspectivas complementares sobre os desafios e esperanças de nosso tempo.

Sempre um Papo

Criado em Belo Horizonte por Afonso Borges, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 40 cidades brasileiras e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram presencialmente um público superior a 3 milhões de pessoas. Hoje acontece regularmente, além de BH, em São Paulo, Brasília e Paracatu/MG.

Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão — idg. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo. Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu conta com o Banco Santander Brasil como patrocinador master, a Shell, Motiva e Instituto Cultural Vale como mantenedores e uma ampla rede de patrocinadores que inclui ArcelorMittal, Engie, IBM e TAG. Tendo a Globo como parceiro estratégico e Copatrocínio do Mercado Livre e Águas do Rio, conta ainda com apoio de Bloomberg, B3, Rede D’or, White Martins, EGTC, Caterpillar, Renner, Granado, TechnipFMC e SulAmérica Saúde. Além da DataPrev, Fitch Ratings e SBM OffShore apoiando em projetos com a Lei de Incentivo Municipal, conta com os parceiros de mídia Rádio Paradiso, Rádio Mix, Revista Piauí e Canal Curta ON.

O idg

Há mais de 20 anos, o idg atua na gestão e desenvolvimento de projetos culturais, ambientais e educacionais. Une conhecimento, inovação, criatividade e ousadia para dar vida a ideias e contar histórias que provocam reflexões e criam experiências.
Guiado pelo propósito de esperançar futuros possíveis, implementou e gere o Museu do Amanhã e o Museu do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro; o Museu das Favelas e o programa CultSP PRO, em São Paulo; e o Paço do Frevo, no Recife. Também é gestor operacional do Fundo da Mata Atlântica, no Rio de Janeiro, e, até o final de 2025, inaugurará o Museu das Amazônias, em Belém.

Related posts

Clube do Ser realiza mais uma edição no Rio de Janeiro

Escritas Subversivas – Substantivo Feminino estreia festival que transforma a Praça dos Direitos Humanos em um polo de celebração da literatura produzida por mulheres periféricas

Com presença de Carol Barcellos, embaixadora, Luta Pela Paz celebra 25 anos em festa no Museu de Arte do Rio