CARNAVAL 2024:  RENASCER DE JACAREPAGUÁ FAZ UM DESFILE ARREBATADOR E É FAVORITA AO TÍTULO DA SÉRIE PRATA

A apuração das séries Prata e Bronze será realizada na terça, dia (20/02), a partir das 13h, no Sambola, na Zona Norte do Rio

por Rafael Gomes

Com o enredo “Ubuntu”, sobre a importância da união dos povos, escola da Zona Oeste levou para a Intendente Magalhães uma apresentação alegre, com fantasias luxuosas, carros alegóricos impressionantes e um samba cantado com intensidade pela comunidade

A Renascer de Jacarepaguá foi a quinta escola a desfilar na Intendente Magalhães, na última sexta-feira (16), pela Série Prata do Carnaval.

A agremiação fez uma apresentação arrebatadora – com carros alegóricos grandes, com efeitos especiais, além de fantasias luxuosas e bem acabadas – contando o enredo “UBUNTU: Do Berço Ancestral, Um Ideal Para Mudar o Mundo”, que fala sobre a importância da união e da igualdade dos povos.

O continente africano, sempre muito celebrado no Carnaval brasileiro pelo vigor de suas danças, de seus tambores, de sua religiosidade e de sua mão-de-obra, fundamental para o desenvolvimento da história universal, foi protagonista, como bem explica o carnavalesco Rodrigo Pacheco.

“A Renascer quer contribuir para o aumento do respeito aos afrodescendentes e sua ancestralidade, com vistas ao fim do racismo e à construção de um mundo realmente democrático, próspero, acolhedor e inclusivo”, ressaltou.

“O provérbio diz: ‘UMUNTU NGMUNTU NGABANTU’, ou seja, ‘Uma pessoa só é uma pessoa por causa das outras pessoas’. E é isto que a Renascer vê no samba, um potente instrumento de transformação de vida, capaz de contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. Praticar Ubuntu é o desejo da Renascer de Jacarepaguá em 2024 e para sempre”, completa o carnavalesco.

Ubuntu é a cosmovisão que leva o povo negro-africano a enxergar o mundo em que vivemos como um universo de união, solidariedade, respeito, igualdade, coletividade e resistência.

E a união e igualdade proposta pelo enredo não ficou só na sinopse, mas também na prática.

O presidente da Renascer, André Augusto, o Dedé, abriu mão dos tradicionais ternos, trajes de gala ou de diretoria no desfile para vestir uma camisa de ‘apoio’.

“Nossa comunidade novamente abraçou a Renascer. A escola inteira está de parabéns, todos os segmentos. Fizemos nosso dever de casa, um Carnaval grandioso, alegre, com uma mensagem especial, e eu acredito num excelente resultado na apuração”, analisou Dedé.

 O desfile

A agremiação da Zona Oeste apresentou na Intendente Magalhães três alegorias.

O abre-alas, que representou “África, o ventre ancestral”, encantou o público pelo ótimo acabamento, além da riqueza de cores e detalhes.

O comprimento e altura dos carros alegóricos da Renascer também impressionaram.

A harmonia teve destaque e a escola passou sem correria ou buracos entre as alas.

O samba enredo foi outro ponto forte da Renascer. Cantada com intensidade pelos componentes, a obra – de autoria dos compositores Arlindinho Cruz, Diogo Nogueira, Daniel Kattar, Fábio TRF, Igor Federal, Igor Leal, Inácio Rios, Leonardo Bessa, Marcelo Valência, Marcio André, Marcio André Filho e Vaguinho – tem um refrão forte, que diz

“Ninguém solta a mão de ninguém” traz uma frase marcante, que sintetiza o rico enredo: “Racismo nunca mais”.

O ex-jogador e atual comentarista esportivo Grafite e o comentarista PC Vasconcellos (que representou Mandela) foram algumas das personalidades negras que desfilaram pela Renascer de Jacarepaguá.

CARNAVAL 2024 | DESFILE OFICIAL | RENASCER DE JACAREPAGUÁ – SÉRIE PRATA

https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=ArirfCv6OpI

Ficha Técnica:

G.R.E.S. Renascer de Jacarepaguá

Presidente – André Augusto – Dedé

Direção de Carnaval – Victor Rangel, Rogério Lobo e Léo Castro.

Enredo: UBÚNTU: Do Berço Ancestral, Um Ideal Para Mudar o Mundo.

Carnavalesco: Rodrigo Pacheco

Assessoria de Imprensa: Graça Paes (21) 9 9646 66 36

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via