CARNAVAL 2024:  RENASCER DE JACAREPAGUÁ FAZ UM DESFILE ARREBATADOR E É FAVORITA AO TÍTULO DA SÉRIE PRATA

Com o enredo “Ubuntu”, sobre a importância da união dos povos, escola da Zona Oeste levou para a Intendente Magalhães uma apresentação alegre, com fantasias luxuosas, carros alegóricos impressionantes e um samba cantado com intensidade pela comunidade

A Renascer de Jacarepaguá foi a quinta escola a desfilar na Intendente Magalhães, na última sexta-feira (16), pela Série Prata do Carnaval.

A agremiação fez uma apresentação arrebatadora – com carros alegóricos grandes, com efeitos especiais, além de fantasias luxuosas e bem acabadas – contando o enredo “UBUNTU: Do Berço Ancestral, Um Ideal Para Mudar o Mundo”, que fala sobre a importância da união e da igualdade dos povos.

O continente africano, sempre muito celebrado no Carnaval brasileiro pelo vigor de suas danças, de seus tambores, de sua religiosidade e de sua mão-de-obra, fundamental para o desenvolvimento da história universal, foi protagonista, como bem explica o carnavalesco Rodrigo Pacheco.

“A Renascer quer contribuir para o aumento do respeito aos afrodescendentes e sua ancestralidade, com vistas ao fim do racismo e à construção de um mundo realmente democrático, próspero, acolhedor e inclusivo”, ressaltou.

“O provérbio diz: ‘UMUNTU NGMUNTU NGABANTU’, ou seja, ‘Uma pessoa só é uma pessoa por causa das outras pessoas’. E é isto que a Renascer vê no samba, um potente instrumento de transformação de vida, capaz de contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. Praticar Ubuntu é o desejo da Renascer de Jacarepaguá em 2024 e para sempre”, completa o carnavalesco.

Ubuntu é a cosmovisão que leva o povo negro-africano a enxergar o mundo em que vivemos como um universo de união, solidariedade, respeito, igualdade, coletividade e resistência.

E a união e igualdade proposta pelo enredo não ficou só na sinopse, mas também na prática.

O presidente da Renascer, André Augusto, o Dedé, abriu mão dos tradicionais ternos, trajes de gala ou de diretoria no desfile para vestir uma camisa de ‘apoio’.

“Nossa comunidade novamente abraçou a Renascer. A escola inteira está de parabéns, todos os segmentos. Fizemos nosso dever de casa, um Carnaval grandioso, alegre, com uma mensagem especial, e eu acredito num excelente resultado na apuração”, analisou Dedé.

 O desfile

A agremiação da Zona Oeste apresentou na Intendente Magalhães três alegorias.

O abre-alas, que representou “África, o ventre ancestral”, encantou o público pelo ótimo acabamento, além da riqueza de cores e detalhes.

O comprimento e altura dos carros alegóricos da Renascer também impressionaram.

A harmonia teve destaque e a escola passou sem correria ou buracos entre as alas.

O samba enredo foi outro ponto forte da Renascer. Cantada com intensidade pelos componentes, a obra – de autoria dos compositores Arlindinho Cruz, Diogo Nogueira, Daniel Kattar, Fábio TRF, Igor Federal, Igor Leal, Inácio Rios, Leonardo Bessa, Marcelo Valência, Marcio André, Marcio André Filho e Vaguinho – tem um refrão forte, que diz

“Ninguém solta a mão de ninguém” traz uma frase marcante, que sintetiza o rico enredo: “Racismo nunca mais”.

O ex-jogador e atual comentarista esportivo Grafite e o comentarista PC Vasconcellos (que representou Mandela) foram algumas das personalidades negras que desfilaram pela Renascer de Jacarepaguá.

CARNAVAL 2024 | DESFILE OFICIAL | RENASCER DE JACAREPAGUÁ – SÉRIE PRATA

https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=ArirfCv6OpI

Ficha Técnica:

G.R.E.S. Renascer de Jacarepaguá

Presidente – André Augusto – Dedé

Direção de Carnaval – Victor Rangel, Rogério Lobo e Léo Castro.

Enredo: UBÚNTU: Do Berço Ancestral, Um Ideal Para Mudar o Mundo.

Carnavalesco: Rodrigo Pacheco

Assessoria de Imprensa: Graça Paes (21) 9 9646 66 36

Related posts

João Pessoa Inaugura Cidade da Imagem com Entrega da Obra do Conventinho: Revolução Criativa e Social no Nordeste

Bar dos Pescadores, em Búzios, é o refúgio gastronômico perfeito para curtir o verão 

Inteligência Artificial: principais tendências e impacto no mercado de trabalho em 2024