Para se perder no meio das multidões do Carnaval carioca não é preciso muito. Qual o melhor bloco? Horário? Bairro? Pensando em poupar os turistas dessas angústias, o Hostel Pura Vida criou um projeto para guiar os iniciantes no Carnaval do Rio durante a festa. O local é conhecido por unir estrangeiros e cariocas em seus eventos e ser um ponto de interseção entre o Cantagalo-Pavão-Pavãozinho e a praia de Copacabana. Para este projeto, os sócios do hostel contrataram dois guias que irão acompanhar e educar os visitantes sobre a cidade maravilhosa durante todos os dias de folia.
O projeto começará na sexta-feira, 9 de fevereiro, com uma festa “preparatória” no bar do hostel, apelidada de bloco Pura Vida. O evento gratuito começará às 15h e contará com 3h de aulas de samba, mesa de fantasias, maquiadores e petiscos de churrasco. O hostel também firmou parceria com o grupo Rebarbas, que irá se apresentar durante o bloco.
“É bem uma iniciação no Carnaval mesmo. Já queremos começar a folia mostrando como se faz um bom bloco”, comenta Dalton Ottati, sócio do Pura Vida.
“É o ensaio”, brinca Felipe Imbriosi, que comanda o hostel junto a Dalton. “Vamos fazer um ensaio de Carnaval no hostel para preparar o povo e depois vamos para rua”, diz ele. Nos demais dias de Carnaval, explica Felipe, serão realizadas as excursões com os foliões para os blocos de rua. Todos os dias, os dois guias se dividirão para acompanhar turistas e cariocas interessados para os blocos selecionados pelos sócios.
A ideia é trazer mais tranquilidade para quem nunca viveu a festa no Rio de Janeiro e não sabe que tipo de bloco escolher. “Sabemos que muitos turistas e mesmo cariocas que vão curtir o Carnaval aqui pela primeira vez podem ficar acuados ou bater em lugares perigosos”, diz Dalton, “nossos guias servirão justamente para dar essa segurança e ajudá-los com dicas para curtir o Carnaval em paz”.
Para reservar uma vaga no grupo das excursões ou no bloco do Pura Vida, os sócios recomendam confirmar presença no WhatsApp do hostel: +55 21 99028-6961. Os passeios também serão gratuitos para qualquer pessoa (turista ou não) e acontecem no sábado, domingo, segunda e terça-feira de Carnaval.
Programação dos blocos guiados
Sábado (10 de fevereiro)
– Bloco 01: Empolga às 9 (Av Atlântica 4240 – Copacabana) – Saída do hostel às 9h
– Bloco 02: Banda de Ipanema (Rua Gomes Carneiro – Ipanema) – Concentração às 16h
Domingo (11 de fevereiro)
– Bloco 01: Cordão do Boitatá (Praça XV – Centro) – Saída do hostel às 10h30
– Bloco 02 Bloco da Pedra do Sal – às 14h ou Agytoê (Arcos – Lapa) – às 16h
Segunda-feira (12 de fevereiro)
– Bloco 01: Sargento Pimenta (Aterro do Flamengo) – Saída do hostel às 9h30
– Bloco 02: Aconteceu – às 16h
Terça-feira (13 de fevereiro)
– Bloco 01: Carmelitas (Santa Teresa) – Saída do Hostel às 8h
– Bloco 02: Orquestra Voadora (Aterro do Flamengo) – Concentração às 13h
Carnaval mais querido dos “gringos”
Cerca de 800 mil turistas devem desembarcar no Rio para o Carnaval. De acordo com um levantamento realizado pela Booking.com, a capital carioca foi o destino mais buscado pelos estrangeiros para curtir a folia. Os argentinos são os que mais planejam passar o feriado em terras brasileiras, seguidos pelos chilenos, franceses, estadunidenses e alemães.
Muitos deles se reúnem para participar dos mais diversos blocos espalhados por diferentes bairros da cidade, com músicas que vão desde os sambas tradicionais aos gêneros mais contemporâneos, como o funk.