CCBB Educativo apresenta o espetáculo “Bibliotecas do Mundo” dia 6/12 com entrada franca

Biblioburro - Bibliotecas do Mundo

No ano em que a cidade do Rio de Janeiro foi nomeada capital Mundial do Livro pela UNESCO, o CCBB Educativo – Lugares de Culturas apresenta o espetáculo “Bibliotecas do Mundo” sábado, dia 06 de dezembro às 14h, no Teatro 1 do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (FOTOS EM ANEXO). A apresentação é gratuita e acontece em um ano especial para o Rio de Janeiro, a primeira cidade de língua portuguesa a receber este título, em reconhecimento às iniciativas de promoção da leitura e inclusão social.

Visita-Teatralizada – Foto: Daniela-Chindler

Inspirado no livro homônimo de Daniela Chindler, vencedor do Prêmio Malba Tahan e detentor do selo “altamente recomendável para crianças”, ambos concedidos em 2012 pela Fundaçao Nacional do Livro Infanto Junvenil (FNLIJ) o espetáculo convida o público a viajar pela história das bibliotecas, desde a antiguidade até os dias atuais. Entre as instituições retratadas estão a Biblioteca de Alexandria – a mais célebre da Antiguidade; Biblioteca Nacional – que chegou ao Brasil a bordo das caravelas; Biblioburro – uma biblioteca itinerante que percorre a Colômbia no lombo de dois burros e a Biblioteca Mindlin – acervo raro reunido por um colecionador apaixonado por livros.

José Mindlin – Bibliotecas do Mundo

Com quatro atores-cantores em cena, grandes adereços e bonecos, a montagem une informação e entretenimento. Antes de chegar ao CCBB, o espetáculo já percorreu escolas públicas cariocas, alcançando mais de dois mil estudantes, com apoio do Instituto Rede Cruzada, Parceiros da Educação do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Educação. No elenco estão Adassa Martins, Gabriel Sant´Anna, Jess Araujo e Thiago Franzé. Figurinos de Flavia Rocha e direção artística e canções de Guilherme Miranda.

Confira mais atividades da programação do último mês do ano:

LABORATÓRIO DE ARTE – CORES DA TERRA
Inspirada pela riqueza dos ecossistemas costeiros, como o Manguezal, tema de uma das exposições do CCBB Rio, a atividade “Cores da Terra” convida o público a experimentar a pintura a partir de pigmentos naturais. A proposta busca valorizar os recursos da natureza e incentivar práticas sustentáveis no cotidiano. Ao conversar sobre a preservação do meio ambiente e estimular o olhar atento, despertam o cuidado e o encantamento pelas cores que nascem da terra. A partir de 6 anos. Local: Ateliê Aberto do Educativo, 1° andar. Sábados e feriados: 15h e 17h. Domingos: 11h, 15h e 17h. Classificação: a partir de 6 anos. Participação por ordem de chegada.

VISITA TEATRALIZADA
Uma experiência imersiva que convida o público a conhecer a história do prédio do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ) por meio de personagens de época e narrativas envolventes. Com roteiro original e educadores formados em artes cênicas, a atividade transporta os visitantes para o final do século XIX e início do século XX, recriando o charme da Belle Époque carioca. Os figurinos e a ambientação contribuem para uma verdadeira viagem no tempo. O percurso tem início no térreo do CCBB RJ e segue até o quarto andar, onde estão localizadas as exposições permanentes “O Banco do Brasil e sua História” e “Do Sal ao Digital: O Dinheiro na Coleção Banco do Brasil”. A atividade conta com intérprete de Libras, garantindo acessibilidade para todos os públicos. Classificação: Livre. Local: Térreo. Sábados, às 13h. Nos dias 13 e 20/12, haverá intérprete em Libras.

LABORATÓRIOS MÓVEIS – POESIA DE BRONZE
O CCBB Educativo – Lugares de Culturas apresenta uma atividade interativa voltada para a exposição “Flávio Cerqueira – Um Escultor de Significados”. Aberta a todos os públicos, a proposta convida os visitantes a explorar os sentidos das obras do artista, que utiliza o bronze para representar o cotidiano e valorizar experiências de pessoas comuns. Na estação, o público recebe um cartão com a silhueta de uma escultura e escolhe um título que reflita sua percepção. Em seguida, localiza a obra na mostra e compara sua interpretação com o título original dado pelo artista. A dinâmica evidencia o caráter plural da arte de Flávio Cerqueira e o papel ativo do espectador na construção de significados. Local: 2º andar do CCBB RJ. Segundas, quintas e sextas: 13h às 15h e 17h às 19h. Quartas: 16h às 19h. Classificação: Livre.

SERVIÇO

CCBB Educativo – Lugares de Culturas
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – 1º andar
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 3808-2070
E-mail: agendamento.rj@programaccbbeducativo.com.br
Classificação indicativa: Livre
Mais informações: bb.com.br/cultura
Siga o CCBB nas redes sociais: facebook.com/ccbb.rj | Instagram: @ccbbrj | x.com/ccbb_rj | tiktok.com@ccbbcultura
Para mais informações sobre os dias e horários de todas as atividades, consulte o site https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro/ccbb-educativo

CCBB Educativo – Lugares de Culturas
O “CCBB Educativo – Lugares de Culturas” parte do princípio da ocupação. Mais que um espaço, é um lugar. Para além da cultura hegemônica reconhece a cultura popular como legítima. Tem como proposta um programa educativo que proporciona o acesso estético, artístico e cultural à programação do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro para todos os públicos. Para tanto, constrói um espaço de criação, troca e discussão para produção de conhecimento crítico, alinhado com a democracia, pluralidade de ideias e valores do CCBB.

O Lugares de Culturas é realizado pela Sapoti Projetos Culturais e oferece visitas mediadas, laboratório de artes, contação de histórias, mediação de leitura, vivências para crianças pequenas, encontro com professores e eventos em datas comemorativas. As atividades oferecidas são voltadas para todos os públicos, inteiramente gratuitas em um programa contínuo de arte-educação patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, que desenvolve ações educativas para aproximar o público da programação em cartaz.

CCBB RJ
Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro marca o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. Instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, é um marco da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. São 36 anos ampliando a conexão dos brasileiros com a cultura com uma programação relevante, diversa e regular nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e ideias. Quando a cultura gera conexão ela inspira, sensibiliza, gera repertório, promove o pensamento crítico e tem o poder de impactar vidas. A cultura transforma o Brasil e os brasileiros e o CCBB promove o acesso às produções culturais nacionais e internacionais de maneira simples, inclusiva, com identificação e representatividade que celebram a pluralidade das manifestações culturais e a inovação que a sociedade manifesta. Acessível, contemporâneo, acolhedor, surpreendente: pra tudo que você imaginar.

Related posts

Projeto “Dragão Vermelho” encerra turnê em São Paulo com oficinas artísticas e últimas apresentações

Baseado no romance homônimo indicado ao Prêmio Jabuti, espetáculo “O céu no meio da cara” estreia o Teatro Glaucio Gill

Teatro de Guignol Municipal do Méier recebe “Tirico e as Histórias de Morros e Fossos” neste domingo, 30 de novembro