CCBB Educativo apresenta o espetáculo “Bibliotecas do Mundo” dia 6/12 com entrada franca

Biblioburro - Bibliotecas do Mundo

No ano em que a cidade do Rio de Janeiro foi nomeada capital Mundial do Livro pela UNESCO, o CCBB Educativo – Lugares de Culturas apresenta o espetáculo “Bibliotecas do Mundo” sábado, dia 06 de dezembro às 14h, no Teatro 1 do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (FOTOS EM ANEXO). A apresentação é gratuita e acontece em um ano especial para o Rio de Janeiro, a primeira cidade de língua portuguesa a receber este título, em reconhecimento às iniciativas de promoção da leitura e inclusão social.

Visita-Teatralizada – Foto: Daniela-Chindler

Inspirado no livro homônimo de Daniela Chindler, vencedor do Prêmio Malba Tahan e detentor do selo “altamente recomendável para crianças”, ambos concedidos em 2012 pela Fundaçao Nacional do Livro Infanto Junvenil (FNLIJ) o espetáculo convida o público a viajar pela história das bibliotecas, desde a antiguidade até os dias atuais. Entre as instituições retratadas estão a Biblioteca de Alexandria – a mais célebre da Antiguidade; Biblioteca Nacional – que chegou ao Brasil a bordo das caravelas; Biblioburro – uma biblioteca itinerante que percorre a Colômbia no lombo de dois burros e a Biblioteca Mindlin – acervo raro reunido por um colecionador apaixonado por livros.

José Mindlin – Bibliotecas do Mundo

Com quatro atores-cantores em cena, grandes adereços e bonecos, a montagem une informação e entretenimento. Antes de chegar ao CCBB, o espetáculo já percorreu escolas públicas cariocas, alcançando mais de dois mil estudantes, com apoio do Instituto Rede Cruzada, Parceiros da Educação do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Educação. No elenco estão Adassa Martins, Gabriel Sant´Anna, Jess Araujo e Thiago Franzé. Figurinos de Flavia Rocha e direção artística e canções de Guilherme Miranda.

Confira mais atividades da programação do último mês do ano:

LABORATÓRIO DE ARTE – CORES DA TERRA
Inspirada pela riqueza dos ecossistemas costeiros, como o Manguezal, tema de uma das exposições do CCBB Rio, a atividade “Cores da Terra” convida o público a experimentar a pintura a partir de pigmentos naturais. A proposta busca valorizar os recursos da natureza e incentivar práticas sustentáveis no cotidiano. Ao conversar sobre a preservação do meio ambiente e estimular o olhar atento, despertam o cuidado e o encantamento pelas cores que nascem da terra. A partir de 6 anos. Local: Ateliê Aberto do Educativo, 1° andar. Sábados e feriados: 15h e 17h. Domingos: 11h, 15h e 17h. Classificação: a partir de 6 anos. Participação por ordem de chegada.

VISITA TEATRALIZADA
Uma experiência imersiva que convida o público a conhecer a história do prédio do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ) por meio de personagens de época e narrativas envolventes. Com roteiro original e educadores formados em artes cênicas, a atividade transporta os visitantes para o final do século XIX e início do século XX, recriando o charme da Belle Époque carioca. Os figurinos e a ambientação contribuem para uma verdadeira viagem no tempo. O percurso tem início no térreo do CCBB RJ e segue até o quarto andar, onde estão localizadas as exposições permanentes “O Banco do Brasil e sua História” e “Do Sal ao Digital: O Dinheiro na Coleção Banco do Brasil”. A atividade conta com intérprete de Libras, garantindo acessibilidade para todos os públicos. Classificação: Livre. Local: Térreo. Sábados, às 13h. Nos dias 13 e 20/12, haverá intérprete em Libras.

LABORATÓRIOS MÓVEIS – POESIA DE BRONZE
O CCBB Educativo – Lugares de Culturas apresenta uma atividade interativa voltada para a exposição “Flávio Cerqueira – Um Escultor de Significados”. Aberta a todos os públicos, a proposta convida os visitantes a explorar os sentidos das obras do artista, que utiliza o bronze para representar o cotidiano e valorizar experiências de pessoas comuns. Na estação, o público recebe um cartão com a silhueta de uma escultura e escolhe um título que reflita sua percepção. Em seguida, localiza a obra na mostra e compara sua interpretação com o título original dado pelo artista. A dinâmica evidencia o caráter plural da arte de Flávio Cerqueira e o papel ativo do espectador na construção de significados. Local: 2º andar do CCBB RJ. Segundas, quintas e sextas: 13h às 15h e 17h às 19h. Quartas: 16h às 19h. Classificação: Livre.

SERVIÇO

CCBB Educativo – Lugares de Culturas
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – 1º andar
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 3808-2070
E-mail: agendamento.rj@programaccbbeducativo.com.br
Classificação indicativa: Livre
Mais informações: bb.com.br/cultura
Siga o CCBB nas redes sociais: facebook.com/ccbb.rj | Instagram: @ccbbrj | x.com/ccbb_rj | tiktok.com@ccbbcultura
Para mais informações sobre os dias e horários de todas as atividades, consulte o site https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro/ccbb-educativo

CCBB Educativo – Lugares de Culturas
O “CCBB Educativo – Lugares de Culturas” parte do princípio da ocupação. Mais que um espaço, é um lugar. Para além da cultura hegemônica reconhece a cultura popular como legítima. Tem como proposta um programa educativo que proporciona o acesso estético, artístico e cultural à programação do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro para todos os públicos. Para tanto, constrói um espaço de criação, troca e discussão para produção de conhecimento crítico, alinhado com a democracia, pluralidade de ideias e valores do CCBB.

O Lugares de Culturas é realizado pela Sapoti Projetos Culturais e oferece visitas mediadas, laboratório de artes, contação de histórias, mediação de leitura, vivências para crianças pequenas, encontro com professores e eventos em datas comemorativas. As atividades oferecidas são voltadas para todos os públicos, inteiramente gratuitas em um programa contínuo de arte-educação patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, que desenvolve ações educativas para aproximar o público da programação em cartaz.

CCBB RJ
Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro marca o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. Instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, é um marco da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. São 36 anos ampliando a conexão dos brasileiros com a cultura com uma programação relevante, diversa e regular nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e ideias. Quando a cultura gera conexão ela inspira, sensibiliza, gera repertório, promove o pensamento crítico e tem o poder de impactar vidas. A cultura transforma o Brasil e os brasileiros e o CCBB promove o acesso às produções culturais nacionais e internacionais de maneira simples, inclusiva, com identificação e representatividade que celebram a pluralidade das manifestações culturais e a inovação que a sociedade manifesta. Acessível, contemporâneo, acolhedor, surpreendente: pra tudo que você imaginar.

Related posts

Grupo Qualité prepara o Magical Dance Tour 2026, intercâmbio internacional de dança em Orlando

Roupa Nova apresenta “Simplesmente Roupa Nova” no Vivo Rio

Espetáculo ‘Lady Tempestade’, com Andrea Beltrão, abre as comemorações dos 60 anos do Teatro Casa Grande em 2026