Celebrando 7 anos em cartaz, premiado espetáculo ‘A mão na face’ volta aos palcos

A Mão Na Face - Foto Roberto Cardoso

A peça de estreia do Coletivo Luar, formado por Jesus Borges, Renata Leite e Jack Santtoro, se tornou sua marca maior, levando o grupo a ganhar diversos prêmios e a permanecer em cartaz nos últimos sete anos. Escrita por Rafael Martins e dirigida por Rô Sant’Anna e Jack Santtoro, A Mão Na Face conta a história do encontro entre a prostituta Mara e a drag queen Gina, em uma noite de diálogos profundos, revelando uma dura realidade que não foge à beleza da vida. O espetáculo fica em cartaz até dia 16 de fevereiro no Centro Cultural Justiça Federal.

Em um fluxo de pensamentos compulsivo, risível e doloroso, Mara e Gina se montam e desmontam ao olhar dos espectadores. O público é convidado a testemunhar a intimidade dessas duas companheiras da noite, divas, amigas, rivais. Figuras marginalizadas na sociedade, que entre um show e um programa numa boate qualquer, conseguem expor mais do que apenas seus corpos. Repleto de graça e melancolia, o espetáculo é uma ode à vida, apesar das mazelas sociais.

Nas mãos do Coletivo Luar, a montagem de A Mão Na Face recebeu prêmios de Melhor Texto, Melhor Espetáculo, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Direção pelo Festar RJ (Festival de Teatro de Araruama) de 2021; ganhou também o Prêmio Olho Vivo nas categorias Espetáculo do Ano e Arte Sem Fronteira em 2023; e foi indicado a melhor atuação no Festival dos Ciclomáticos em 2024.

Segundo o coletivo, “o espetáculo retrata o inventário que podemos fazer de nossas vidas, de nossas quase-vidas, do que queríamos e do que deixamos de querer, aquele inventário que nos remete às memórias que preferíamos manter ofuscadas.” Com uma encenação realista, poucas movimentações e foco no que é dito, o espetáculo é um convite a olhar para dentro de si, suscitando questionamentos sobre dignidade, memória e deslumbramentos.

COLETIVO LUAR

Formado por Renata Leite, Jesus Borges e Jack Santtoro, o coletivo une artistas de três estados diferentes (Ceará, Goiás e Paraná), e nasce a partir do desejo de fazer parte da cena teatral carioca. Segundo Jesus Borges, foi como se A Mão Na Face, para eles, caísse do céu:

“Eu sempre fui um ator muito atrevido, audacioso e produtor. Ao longo da minha trajetória fui criando minhas possibilidades e colocando minha arte na rua. Coincidentemente, a Renata tem o mesmo perfil então nossa identificação foi imediata. Queríamos trabalhar, mas ainda não fazíamos parte da cena teatral carioca. Começamos a busca por um texto e ela trouxe o livro do Rafael Martins que tinha “A mão na face”. Lemos e foi amor à primeira vista. Sabe quando a palavra tá na nossa embocadura? Eu já era a Gina, e a Renata já era a Mara.”, revela o ator.

A segunda peça do grupo é Sussuarana, uma criação coletiva com a escrita de Jack Santtoro e a direção do Jonyjarp Pontes, que fala sobre relação tóxica.  Em 2024, lançaram seu primeiro curta metragem, “Ensaio sobre a vida” com texto de Jesus Borges, baseado em uma história real. O filme foi exibido pela primeira vez no cinema em novembro e agora participa de festivais munda afora. Ainda em 2024, o grupo lançou um ciclo de leituras dramatizadas no Teatro Gonzaguinha, com outros artistas convidados e aberto ao público. O Luar também assinou produções como “Perdoa-me por me traíres” de Nelson Rodrigues e “Filé com fritas ao Vinagrete” de Fernando Lira.

Para o coletivo, estar em ação é a chave. “Nosso histórico como artistas antes de virmos para o Rio de Janeiro e nossa trajetória enquanto coletivo é marcada pela auto produção. Criar o próprio caminho, ser palco de possibilidades que dependam de nós mesmos. O caminho a gente descobre caminhando, e é no movimento que a coisa acontece”, concluem os artistas.

SERVIÇO

Data: de 17de janeiro a 16 de fevereiro

Horário: Sextas e Sábados às 19H | Domingos às 18H

Local: Centro Cultural da Justiça Federal – CCJF • Av Rio Branco, 241 – Cinelândia • Centro

Ingressos: R$40 inteira R$20,00 meia (Sympla)

Classificação: 14 anos

Duração: 55 minutos

Link: https://www.sympla.com.br/produtor/amaonaface?fbclid=PAZXh0bgNhZW0CMTEAAabBZRXGlX2f_bx6rucsTHPZJWpjNzHgVMnpOgQLBP_EE_4aVIorGXBw2c0_aem_vUnuJ5uHiht1mKtVLKqAWA

Redes Sociais: @amaonaface ; @coletivo.luar

FICHA TÉCNICA

Texto: Rafael Martins

Direção: Rô Sant’Anna

Diretor de atores: Jack Santtoro

Elenco: Jesus Borges e Renata Leite

Produção: Uau Marketing

Realização: Coletivo Luar

Assessoria de Imprensa: Mar Comunicação

Related posts

Drift Rio 2025: O maior evento de drift e cultura automotiva do estado retorna em novembro

Laila Garin revisita sucessos de Elis Regina em apresentação única no Teatro Riachuelo Rio

Últimos shows da turnê que comemora 60 anos de carreira de Maria Bethânia