Centro Coreográfico do Rio recebe Oficina de Improvisação em Dança

Bailarina e coreógrafa, Lais Castro (foto) ministra Oficina de Improvisação em Dança, no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro – Foto: Mylena Braga

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro convida para a Oficina de Improvisação em Dança, com a bailarina Lais Castro. O encontro acontece neste sábado (26/7), às 13h. Com inscrições abertas e gratuitas, a atividade faz parte da residência “Fabulações, Corpo e Cidade”, promovida pela Associação Cultural Peneira, instituição liderada por mulheres artistas.

Inscreva-se gratuitamentehttps://forms.gle/YRR8Cv86aUYqQpgf9

A Oficina de Improvisação em Dança conecta a reflexão sobre corpo, memória e oralidade com a linguagem da improvisação em dança. Voltada para artistas e não-artistas da região metropolitana do Rio interessados na improvisação em dança, a atividade busca levar aos participantes uma experiência prática de criação coletiva.

“A oficina propõe a criação de partituras corporais tendo como base a articulação entre memória, corpo e cidade como dispositivos de criação. A oficina busca estimular reflexões sobre corpo, memória, oralidade, questões de gênero, territorialidade e estéticas negras periféricas, valorizando saberes populares e manifestações tradicionais que dialogam com a improvisação”, explica Lais Castro, responsável pela oficina.

A atividade gratuita faz parte de uma série de experimentações artísticas criadas a partir da residência artística “Fabulações, Corpo e Cidade”, promovida pela Associação Cultural Peneira. Apresentar e aprofundar pesquisas em dança contemporânea – e demais linguagens artísticas – faz parte da Associação que entende o território como ponto de partida para a criação, valorizando experiências, memórias e saberes que emergem das periferias e dos sujeitos que constroem a cidade.

Durante a residência, é articulado o método Fabulações do Território, desenvolvido pelo grupo com a improvisação em dança, ainda pouco explorada no Rio de Janeiro sob uma perspectiva periférica. Assim, a Peneira reforça seu compromisso de tecer redes, compartilhar saberes e fomentar processos artísticos colaborativos.

A residência “Fabulações, Corpo e Cidade” acontece desde maio, em encontros semanais, com um grupo que foi selecionado através de uma convocatória. Além da atividade deste sábado, no próximo mês, em 30 de agosto (sábado) acontecerá a Mostra de Processos; em seguida, durante o mês de setembro, será realizada a última oficina aberta ao público.

Associação Cultural Peneira

Instituição sem fins lucrativos, criada na cidade do Rio de Janeiro. Atua na área da cultura, entendendo-a de forma ampla e de suma importância para o desenvolvimento social e econômico. Reconhecida pelo Ministério da Cultura (MinC) como Ponto de Cultura, a Peneira desenvolve formas inovadoras de compartilhar conhecimento e potencializar criações artísticas e culturais, valorizando a memória e saberes daqueles que constroem a cidade cotidianamente, fabulando outras territorialidades.  Mais informações sobre o projeto e demais ações da instituição no www.peneira.org ou @peneira_org

Serviço

Oficina de Improvisação em Dança, com a bailarina e coreógrafa Laís Castro

Data: 26 de julho de 2025 (sábado)

Horário: 13h

Entrada: grátis

Inscrições: https://forms.gle/YRR8Cv86aUYqQpgf9

Local: Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro

Endereço: Rua José Higino, nº 115 – Tijuca (Anexo ao Assaí Atacadista da Av. Maracanã) – Rio de Janeiro (RJ)

Classificação indicativa: 14 anos

Duração: 3h

Related posts

Renato Carrera encena “As Bruxas de Salém” de Arthur Miller

‘A Vida Passou Por Aqui’, com Claudia Mauro, segue em cartaz até 31 de agosto, no Teatro Fashion Mall

Espetáculo “Gingers – Uma Obra de Arte do Tempo” retorna ao Teatro Municipal Gonzaguinha para celebrar o envelhecimento como arte