Centro Cultural da Justiça Federal promove sessões gratuitas do filme ‘Rio, Negro’, da Quiprocó Filmes, com debates

Foto de Elisângela Leite

O filme “Rio, Negro”, da Quiprocó Filmes, dirigido por Fernando Sousa e Gabriel Barbosa, será exibido gratuitamente no Centro Cultural da Justiça Federal nos dias 15 e 22 de junho, quintas, às 18h; e no dia 1 de julho, sábado, às 16h. As sessões serão seguidas por debates com convidados, que vão discutir algumas das temáticas abordadas no documentário.

“Rio, Negro” estreou em março deste ano nos cinemas, tendo sido selecionado recentemente para o Dubai Festival 2023. O longa aborda e demarca – por meio de entrevistas com grandes personalidades e intelectuais cariocas, além de imagens históricas – os processos sociais, políticos e as profundas transformações ocorridas entre a segunda metade do século XIX e o início do século XX no Rio devido à presença e à influência de pessoas negras de origem africana.

Confira a programação de bate-papos e os convidados:

15/06 – Tema: Memória e Negritude. Convidados: Fernando Sousa (Quiprocó Filmes), Gisele Monteiro (República Org) e Osmar Paulino (Diretor criativo e curador do FAIM Festival e Coordenador cultural da Uniperiferias), na mediação.

22/06 – Tema: João Cândido – o Almirante da Liberdade. Convidados: Elisabete Nascimento (LaborAfro), Gabriel Barbosa (Quiprocó Filmes) e Taty Maria (Casa Fluminense), na mediação.

01/07 – Tema: Justiça e reparação. Convidados: Julio Araujo (MPF), Adriana Cruz (Juíza Titular da 5ª VF Criminal no Rio de Janeiro), Jaime Mitropoulos (MPF), Íris Souza Dantas de Faria (Assessora de Comunicação Social da Justiça Federal do Rio de Janeiro (JFRJ), na mediação.

“Rio, Negro” é apresentado e financiado pela Casa Fluminense, uma organização da sociedade civil que constrói coletivamente políticas e ações para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro e traz uma perspectiva afrocentrada sobre a formação da cidade, revelando o protagonismo individual e coletivo da população negra, bem como a perseguição institucional que culmina na transferência da capital para Brasília também como uma estratégia de apagamento desta população.

Com roteiro e direção de Fernando Sousa e Gabriel Barbosa, o longa conta com depoimentos de importantes ativistas do movimento negro, artistas, arquitetos e outros pensadores da cidade, tais como o ator Haroldo Costa, o escritor Luiz Antonio Simas, a vereadora Tainá de Paula, o carnavalesco Leandro Vieira, o ritmista Eryck Quirino, a atriz Juliana França, a ialorixá Mãe Meninazinha de Oxum, a historiadora Ynaê Lopes, os pesquisadores Christian Lynch, Nielson Bezerra e Eduardo Possidonio, entre outros.

“É fundamental criar novas narrativas e inverter esse olhar do suplício e do açoite que é constantemente associado à história da população negra. Em ‘Rio, Negro’ invertemos essa lógica, abordando outros olhares como a sofisticação estética e a contribuição destas pessoas em campos como a arte, a ciência, a gastronomia, a linguagem”, diz Gabriel Barbosa, diretor e roteirista do filme.

As sessões do filme “Rio, Negro” estão sendo organizadas pela Quiprocó Filmes, em parceria com o Ministério Público Federal, com o apoio da Uniperiferias e do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER/Cefet-Rio).

Quiprocó Filmes:

A Quiprocó Filmes é uma produtora audiovisual independente, sediada no Rio de Janeiro, que busca provocar mudanças através de um olhar inquieto. Criamos imagens atentas às histórias, emoções e afetos, a partir de diferentes vozes, transformando a maneira que as pessoas vêem suas próprias vidas e os diferentes elementos da nossa cultura. Criamos conteúdo para Cinema, TV e streaming. Produzimos conteúdo publicitário e institucional para organizações e empresas. Realizamos oficinas audiovisuais em parceria com instituições da sociedade civil.

Quiprocó Filmes:

Instagram: https://www.instagram.com/quiprocofilmes/

Twitter: https://twitter.com/quiproco_filmes

LinkedIN: https://www.linkedin.com/company/quiprocofilmes/

Facebook: https://www.facebook.com/quiprocofilmes

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCtpEScDM2N1-ES1-ZAeQ32A

Vimeo: https://vimeo.com/quiprocofilmes

Serviço: 

Exibições “Rio, Negro” + Bate-papos

Datas: 15 e 22 de junho, quintas, às 18h; e 1 de julho, sábado, às 16h.

Local: Centro Cultural da Justiça Federal

Endereço: Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro – RJ.

Grátis. 12 anos.

Related posts

Mundo Bita cria música para o momento da chegada do Papai Noel

Nosferatu (2024): Uma Sinfonia Gótica de Terror Assombra os Cinemas – A Obra-Prima de Robert Eggers

“Que cinema é esse?” é a temática central da 28ª Mostra Tiradentes que presta homenagem à atriz Bruna Linzmeyer