Centro Cultural do Polo Educacional Sesc inicia programação de agosto

Cia Movidos Dança

O Centro Cultural do Polo Educacional Sesc recebe no mês de agosto uma série de atividades gratuitas, entre elas dois espetáculos do Palco Giratório e um bate-papo entre autores que compõe o Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras. Inclusão, diversidade, meio ambiente e a relação entre arte e tecnologia são alguns dos temas que permeiam a programação oferecida ao público. 

Os escritores Isabor Quintiere (PB) e Marcio Benjamim (RN) estarão juntos no dia 14 para uma conversa sobre literatura fantástica. Ambos já foram vencedores do Prêmio Odisseia, que reconhece obras de gêneros como fantasia, horror e ficção científica, e estão percorrendo o país no Circuito dos Autores, do Arte da Palavra, voltado a promover em âmbito nacional, escritores de diversas categorias da literatura brasileira. 

Outro projeto que circula pelo país, o Palco Giratório faz sua passagem pelo Polo Educacional em agosto com os espetáculos Nuvem de Pássaros, do grupo Movidos Dança (RN), nos dias 21 e 22 de agosto; e PROCEDIMENTO#6, com Jackeline Mourão e Reginaldo Borges (MS) nos dias 28 e 29 de agosto. Ainda dentro da programação do circuito de difusão e intercâmbio de Artes Cênicas, o grupo potiguar realiza o Pensamento Giratório, proporcionando uma reflexão junto ao público sobre acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência como promoção do acesso pleno à sociedade. Já a artista Jackeline Mourão coordena a oficina Dramaturgias do movimento e suas tecnologias.

Dentro do tema inclusão, o ator, diretor e pesquisador das artes cênicas Fabiano Moser promove uma roda de conversa, dia 20 de agosto, sobre diversidade, deficiência e capacitismo e seus impactos nos campos da educação, da arte e da cultura contemporânea. 

Localizado em Jacarepaguá, na Av. Ayrton Senna, 5.677, no Rio de Janeiro, o Polo Educacional Sesc oferece estacionamento gratuito, sujeito à lotação, para melhor comodidade dos participantes. Os ingressos estão disponíveis para retirada uma hora antes do início da programação, na bilheteria do teatro. 

Programação de Agosto

14/08 – 15h – Arte da Palavra – Circuito Autores, com Isabor Quintiere (PB) e Márcio Benjamin (RN) 

15/08 – 20h – AMAZONA, com Teatro Caminho

20/08 – 13h30 – Diversidade, deficiência e capacitismo: mediação para uma educação inclusiva, com Fabrício Moser 

21/08 – 15h30 / 22/08 – 19h – Palco Giratório – Nuvem de Pássaros, com Movidos Dança (Dança)

22/08 – 20h – Pensamento Giratório – Dança para todos os corpos, com Movidos Dança (Palestra)

26/08 – 14h – Palco Giratório – Dramaturgias do movimento e suas tecnologias, com Jackeline Mourão 

27/08 – 13h30 – Arte e novas tecnologias, com Jackeline Mourão 

28/08 – 15h / 29/08 – 20h – Palco Giratório – PROCEDIMENTO#6, com Jackeline Mourão e Reginaldo Borges 

Sinopses

Arte da Palavra – Circuito Autores, com Isabor Quintiere(PB) e Márcio Benjamin (RN)(Literatura) | Duração: 75 min | Classificação: LIVRE

Isabor Quintiere é professora de Língua Inglesa e ministra palestras sobre escrita criativa no ensino básico e superior. Seu conto “Madres” foi um dos vencedores do Prêmio Odisseia 2019, e suas principais fontes de inspiração são o realismo mágico latino-americano e a ficção científica. Márcio Benjamin é autor de romances, roteiros e livros de contos de horror rural e folclóricos. Ganhador do Prêmio Moacy Cirne de Ficção de 2019 e do Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica 2020, tem seu primeiro livro Sina, pela DarkSide Books. 

AMAZONA, com Teatro Caminho (Teatro) | Duração: 50 min | Classificação: LIVRE

Thriller itinerante que começa numa sala fechada e explode pelas ruas e espaços abertos. Quatro mulheres lideram a vingança da terra e convidam o público para uma ação poético-botânica: plantar sementes pelas frestas do concreto, entre as pedras portuguesas e nos buracos do meio-fio, esperando o dia em que a mata vai brotar pelo asfalto e tomar a cidade de volta. Tudo pode parecer perdido, mas ainda tem terra. AMAZONA é um convite ao corpo na rua num momento fundamental para repensar a humanidade e a natureza diante dos desastres ambientais cada vez mais graves que destroem o planeta.

 

Diversidade, deficiência e capacitismo: mediação para uma educação inclusiva, com Fabrício Moser (Mediação Cultural) | Duração: 60 min | Classificação: 10 anos

A roda de conversa pretende refletir sobre as relações entre diversidade, deficiência e capacitismo, bem como seus impactos nos campos da educação, da arte e da cultura contemporânea. Como contraponto à normatividade, o tema abordado tem relação com o significado, as similaridades e as diferenças entre uma educação inclusiva e acessível. Fabricio Moser é ator, diretor, professor e pesquisador das artes cênicas. Pesquisa o trabalho do ator, a criação teatral, a autobiografia documental, as histórias das artes cênicas e as acessibilidades e os públicos neurodiversos.

Palco Giratório – Nuvem de Pássaros, com Movidos Dança (Dança) | Duração: 45 min | Classificação: LIVRE

Obra coreográfica inspirada no movimento da migração dos pássaros e na trajetória de espécies que compartilham rotas de voo, buscando melhores condições de sobrevivência. A relação das revoadas e a convivência entre diferentes espécies é uma reflexão sobre a sociedade e seus diversos conflitos, além de uma forma de compreender a coletividade humana. 

Pensamento Giratório – Dança para todos os corpos, com Movidos Dança (Palestra) | Duração: 90 min | Classificação: 16 anos

Um olhar não capacitista sobre a dança — sobretudo a dança inclusiva —, além da reflexão sobre acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência como promoção do acesso pleno à sociedade. O grupo Movidos Dança produz uma arte pensada para todos os corpos e todas as possibilidades, entendendo que todo corpo pode expressar movimento. Mediação de Fabricio Moser, ator, diretor, professor e pesquisador das artes cênicas.

Palco Giratório – Dramaturgias do movimento e suas tecnologias, com Jackeline Mourão (Oficina) | Duração: 4h | Classificação: LIVRE

A oficina, que funciona como um treino para tecer relações entre “corpos/imagem”, “espaço/tempo” e suas tecnologias, pretende despertar e fortalecer cadeias musculares e de mobilidade, além de potencializar o registro perceptivo e crítico do movimento, buscando um controle mais aguçado das dramaturgias que o corpo pode propor. 

Arte e novas tecnologias, com Jackeline Mourão (Mediação Cultural) | Duração: 60 min | Classificação: LIVRE

A roda de conversa pretende estabelecer um diálogo entre arte e tecnologia, apresentando um breve panorama de experiências multidisciplinares nos meios digitais. Por fim, busca observar a aproximação entre o trabalho dos artistas e dispositivos eletrônicos, promovendo a elaboração de pensamento crítico, conceitual e artístico. Jackeline Mourão emerge como artista criadora na interseção entre a dança e a expressão audiovisual. Assim, ela trabalha a experimentação e a inovação no cenário da dança contemporânea sul-mato-grossense. 

Palco Giratório – PROCEDIMENTO#6, com Jackeline Mourão e Reginaldo Borges (Dança) | Duração: 36 min | Classificação: LIVRE

Como criar um desaparecimento em um lugar onde o efêmero é um registro? Na tentativa de embaçar os limites entre o real e o imaginário, a imagem é trabalhada como uma memória de memórias, acionando códigos que distorcem a matéria visível e frágil do corpo. Nos procedimentos, Jackeline Mourão e Reginaldo Borges redescobrem os vestígios do passado a partir dos gestos do presente.

Related posts

Clube do Ser realiza mais uma edição no Rio de Janeiro

Escritas Subversivas – Substantivo Feminino estreia festival que transforma a Praça dos Direitos Humanos em um polo de celebração da literatura produzida por mulheres periféricas

Com presença de Carol Barcellos, embaixadora, Luta Pela Paz celebra 25 anos em festa no Museu de Arte do Rio