Centro Cultural do Polo Educacional Sesc inicia programação de agosto

Cia Movidos Dança

O Centro Cultural do Polo Educacional Sesc recebe no mês de agosto uma série de atividades gratuitas, entre elas dois espetáculos do Palco Giratório e um bate-papo entre autores que compõe o Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras. Inclusão, diversidade, meio ambiente e a relação entre arte e tecnologia são alguns dos temas que permeiam a programação oferecida ao público. 

Os escritores Isabor Quintiere (PB) e Marcio Benjamim (RN) estarão juntos no dia 14 para uma conversa sobre literatura fantástica. Ambos já foram vencedores do Prêmio Odisseia, que reconhece obras de gêneros como fantasia, horror e ficção científica, e estão percorrendo o país no Circuito dos Autores, do Arte da Palavra, voltado a promover em âmbito nacional, escritores de diversas categorias da literatura brasileira. 

Outro projeto que circula pelo país, o Palco Giratório faz sua passagem pelo Polo Educacional em agosto com os espetáculos Nuvem de Pássaros, do grupo Movidos Dança (RN), nos dias 21 e 22 de agosto; e PROCEDIMENTO#6, com Jackeline Mourão e Reginaldo Borges (MS) nos dias 28 e 29 de agosto. Ainda dentro da programação do circuito de difusão e intercâmbio de Artes Cênicas, o grupo potiguar realiza o Pensamento Giratório, proporcionando uma reflexão junto ao público sobre acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência como promoção do acesso pleno à sociedade. Já a artista Jackeline Mourão coordena a oficina Dramaturgias do movimento e suas tecnologias.

Dentro do tema inclusão, o ator, diretor e pesquisador das artes cênicas Fabiano Moser promove uma roda de conversa, dia 20 de agosto, sobre diversidade, deficiência e capacitismo e seus impactos nos campos da educação, da arte e da cultura contemporânea. 

Localizado em Jacarepaguá, na Av. Ayrton Senna, 5.677, no Rio de Janeiro, o Polo Educacional Sesc oferece estacionamento gratuito, sujeito à lotação, para melhor comodidade dos participantes. Os ingressos estão disponíveis para retirada uma hora antes do início da programação, na bilheteria do teatro. 

Programação de Agosto

14/08 – 15h – Arte da Palavra – Circuito Autores, com Isabor Quintiere (PB) e Márcio Benjamin (RN) 

15/08 – 20h – AMAZONA, com Teatro Caminho

20/08 – 13h30 – Diversidade, deficiência e capacitismo: mediação para uma educação inclusiva, com Fabrício Moser 

21/08 – 15h30 / 22/08 – 19h – Palco Giratório – Nuvem de Pássaros, com Movidos Dança (Dança)

22/08 – 20h – Pensamento Giratório – Dança para todos os corpos, com Movidos Dança (Palestra)

26/08 – 14h – Palco Giratório – Dramaturgias do movimento e suas tecnologias, com Jackeline Mourão 

27/08 – 13h30 – Arte e novas tecnologias, com Jackeline Mourão 

28/08 – 15h / 29/08 – 20h – Palco Giratório – PROCEDIMENTO#6, com Jackeline Mourão e Reginaldo Borges 

Sinopses

Arte da Palavra – Circuito Autores, com Isabor Quintiere(PB) e Márcio Benjamin (RN)(Literatura) | Duração: 75 min | Classificação: LIVRE

Isabor Quintiere é professora de Língua Inglesa e ministra palestras sobre escrita criativa no ensino básico e superior. Seu conto “Madres” foi um dos vencedores do Prêmio Odisseia 2019, e suas principais fontes de inspiração são o realismo mágico latino-americano e a ficção científica. Márcio Benjamin é autor de romances, roteiros e livros de contos de horror rural e folclóricos. Ganhador do Prêmio Moacy Cirne de Ficção de 2019 e do Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica 2020, tem seu primeiro livro Sina, pela DarkSide Books. 

AMAZONA, com Teatro Caminho (Teatro) | Duração: 50 min | Classificação: LIVRE

Thriller itinerante que começa numa sala fechada e explode pelas ruas e espaços abertos. Quatro mulheres lideram a vingança da terra e convidam o público para uma ação poético-botânica: plantar sementes pelas frestas do concreto, entre as pedras portuguesas e nos buracos do meio-fio, esperando o dia em que a mata vai brotar pelo asfalto e tomar a cidade de volta. Tudo pode parecer perdido, mas ainda tem terra. AMAZONA é um convite ao corpo na rua num momento fundamental para repensar a humanidade e a natureza diante dos desastres ambientais cada vez mais graves que destroem o planeta.

 

Diversidade, deficiência e capacitismo: mediação para uma educação inclusiva, com Fabrício Moser (Mediação Cultural) | Duração: 60 min | Classificação: 10 anos

A roda de conversa pretende refletir sobre as relações entre diversidade, deficiência e capacitismo, bem como seus impactos nos campos da educação, da arte e da cultura contemporânea. Como contraponto à normatividade, o tema abordado tem relação com o significado, as similaridades e as diferenças entre uma educação inclusiva e acessível. Fabricio Moser é ator, diretor, professor e pesquisador das artes cênicas. Pesquisa o trabalho do ator, a criação teatral, a autobiografia documental, as histórias das artes cênicas e as acessibilidades e os públicos neurodiversos.

Palco Giratório – Nuvem de Pássaros, com Movidos Dança (Dança) | Duração: 45 min | Classificação: LIVRE

Obra coreográfica inspirada no movimento da migração dos pássaros e na trajetória de espécies que compartilham rotas de voo, buscando melhores condições de sobrevivência. A relação das revoadas e a convivência entre diferentes espécies é uma reflexão sobre a sociedade e seus diversos conflitos, além de uma forma de compreender a coletividade humana. 

Pensamento Giratório – Dança para todos os corpos, com Movidos Dança (Palestra) | Duração: 90 min | Classificação: 16 anos

Um olhar não capacitista sobre a dança — sobretudo a dança inclusiva —, além da reflexão sobre acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência como promoção do acesso pleno à sociedade. O grupo Movidos Dança produz uma arte pensada para todos os corpos e todas as possibilidades, entendendo que todo corpo pode expressar movimento. Mediação de Fabricio Moser, ator, diretor, professor e pesquisador das artes cênicas.

Palco Giratório – Dramaturgias do movimento e suas tecnologias, com Jackeline Mourão (Oficina) | Duração: 4h | Classificação: LIVRE

A oficina, que funciona como um treino para tecer relações entre “corpos/imagem”, “espaço/tempo” e suas tecnologias, pretende despertar e fortalecer cadeias musculares e de mobilidade, além de potencializar o registro perceptivo e crítico do movimento, buscando um controle mais aguçado das dramaturgias que o corpo pode propor. 

Arte e novas tecnologias, com Jackeline Mourão (Mediação Cultural) | Duração: 60 min | Classificação: LIVRE

A roda de conversa pretende estabelecer um diálogo entre arte e tecnologia, apresentando um breve panorama de experiências multidisciplinares nos meios digitais. Por fim, busca observar a aproximação entre o trabalho dos artistas e dispositivos eletrônicos, promovendo a elaboração de pensamento crítico, conceitual e artístico. Jackeline Mourão emerge como artista criadora na interseção entre a dança e a expressão audiovisual. Assim, ela trabalha a experimentação e a inovação no cenário da dança contemporânea sul-mato-grossense. 

Palco Giratório – PROCEDIMENTO#6, com Jackeline Mourão e Reginaldo Borges (Dança) | Duração: 36 min | Classificação: LIVRE

Como criar um desaparecimento em um lugar onde o efêmero é um registro? Na tentativa de embaçar os limites entre o real e o imaginário, a imagem é trabalhada como uma memória de memórias, acionando códigos que distorcem a matéria visível e frágil do corpo. Nos procedimentos, Jackeline Mourão e Reginaldo Borges redescobrem os vestígios do passado a partir dos gestos do presente.

Related posts

Tragédia em Gramado: Queda de avião mata família de empresário e fere 17

Inteligência Artificial: principais tendências e impacto no mercado de trabalho em 2024

Cantora Duda Estrela, conta como enfrentou os desafios na era digital