Em julho, o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) será palco do VIBRA Festival, uma celebração da música independente e da diversidade cultural brasileira. Durante quatro quintas-feiras (dias 03, 10, 17 e 31), o público poderá assistir a apresentações que transitam entre o intimismo da canção autoral e a experimentação do encontro da música eletrônica com a música acústica, com artistas da cena carioca em formações que vão de duos e trios a banda. No mosaico de ritmos, estão presentes samba, fado português, clube da esquina, bossa nova, xote, baião, rock, folk, rap e jazz.
“O objetivo do VIBRA Festival é incentivar a cena independente, os artistas que estão aí produzindo suas composições, seus shows, suas dramaturgias. É um espaço de encontro, de diálogo e de visibilidade. E nada melhor do que ocupar um espaço como o CCJF — local público, aconchegante e muito bem localizado no coração da Cinelândia”, afirma Mar Marinho, produtor do festival. Para Claudia Domingues, responsável pelo setor de Música do CCJF, o festival será uma rica contribuição para ampliação do acesso à cultura aos mais variados públicos. “Estamos animados para receber o VIBRA Festival, que foi selecionado na nossa Ocupação CCJF 2025, pois o projeto atende perfeitamente a visão, a missão e os valores do CCJF de incentivar e garantir o acesso da população às diversas formas de expressão cultural, prezando pela qualidade, de forma democrática. O público pode esperar shows de alta qualidade e variedade!”, ressalta.
A curadoria parte de uma rede afetiva e artística: todos os artistas têm vínculo com o Coletivo VIBRA, que, desde 2021, movimenta a cena independente do Rio com encontros, colaborações e experimentações musicais. “A força dessa programação está justamente nessa conexão. São trabalhos diferentes, mas que compartilham a coragem de experimentar, de se jogar em linguagens próprias. É um festival sobre música, mas também sobre amizade e confiança estética”, completa Mar.
Programação — No dia 3, o Trio Minas-Portugal, formado por Cleiton Sobreira, Alessandro Brandão e Francisco Eiras, abre o festival. O grupo transporta o público para uma viagem musical entre Minas Gerais e Portugal. No repertório do show, fados portugueses são mesclados com canções de Milton Nascimento e poemas de Conceição Evaristo e Florbela Espanca.
Na sequência do festival, dia 10, o duo Dois a Dois, com Antonia Medeiros e Guilherme Imia, tece harmonias delicadas em apresentação intimista em que a canção brasileira é o ponto de encontro de múltiplas formas de amar. Os musicistas trarão no programa musical canções autorais, além de releituras de artistas como Zélia Duncan, Toninho Horta, Paulinho Moska e Paulo Malaguti Pauleira. No show, haverá participações especiais de Katarina Assef (voz), Marcelo Izar (voz), Mateus Xavier (percurssão) e Miguel Braga (violoncelo).
No dia 17, a banda Relva, formada por Marcello Prado, Ian Moreira e Isabella Courel, em parceria com Tziu, apresenta um show que mistura beats eletrônicos e instrumentos acústicos para construir paisagens sonoras ao vivo, com uso de looping. A apresentação conta com a participação especial do rapper Yanik Jannotti.
Fechando a programação do festival, no dia 31, a cantora e compositora Katarina Assef apresenta “Ponteiro”, seu novo trabalho autoral: um mergulho poético e musical pelas múltiplas fases do amor. O repertório reúne músicas compostas desde a adolescência até os dias atuais, atravessando sonoridades como samba, jazz, bossa nova, xote e groove. Em formação intimista ao lado do pianista e acordeonista Cadu Fausto, Katarina propõe uma escuta sensível dos diferentes tempos do amor.
“É fundamental que espaços públicos como o CCJF acolham a cultura independente. Além de ampliar o acesso, isso ajuda a revitalizar o centro do Rio de Janeiro, que está passando por uma transformação importante. O CCJF reúne história, arte e uma oportunidade única de encontro entre o presente e o passado”, conclui o produtor.
Todas as apresentações do VIBRA Festival serão no Teatro do CCJF, às 19h.
SERVIÇO:
VIBRA FESTIVAL
- Data: 3 a 31/7 (quintas-feiras de julho, com exceção do dia 24)
- Horário: às 19h
- Classificação indicativa: livre
- Valor: R$ 60 e R$ 30 (meia-entrada)
- Local: Teatro
- Centro Cultural Justiça Federal • CCJF
- Avenida Rio Branco, 241 – Cinelândia, Centro • Rio de Janeiro (há também possibilidade de entrada pela Rua México, 57)
