Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) apresenta VIBRA Festival, dedicado à cena musical independente carioca

Em julho, o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) será palco do VIBRA Festival, uma celebração da música independente e da diversidade cultural brasileira. Durante quatro quintas-feiras (dias 03, 10, 17 e 31), o público poderá assistir a apresentações que transitam entre o intimismo da canção autoral e a experimentação do encontro da música eletrônica com a música acústica, com artistas da cena carioca em formações que vão de duos e trios a banda. No mosaico de ritmos, estão presentes samba, fado português, clube da esquina, bossa nova, xote, baião, rock, folk, rap e jazz.

 “O objetivo do VIBRA Festival é incentivar a cena independente, os artistas que estão aí produzindo suas composições, seus shows, suas dramaturgias. É um espaço de encontro, de diálogo e de visibilidade. E nada melhor do que ocupar um espaço como o CCJF — local público, aconchegante e muito bem localizado no coração da Cinelândia”, afirma Mar Marinho, produtor do festival. Para Claudia Domingues, responsável pelo setor de Música do CCJF, o festival será uma rica contribuição para ampliação do acesso à cultura aos mais variados públicos. “​​Estamos animados para receber o VIBRA Festival, que foi selecionado na nossa Ocupação CCJF 2025, pois o projeto atende perfeitamente a visão, a missão e os valores do CCJF de incentivar e garantir o acesso da população às diversas formas de expressão cultural, prezando pela qualidade, de forma democrática. O público pode esperar shows de alta qualidade e variedade!”, ressalta.

A curadoria parte de uma rede afetiva e artística: todos os artistas têm vínculo com o Coletivo VIBRA, que, desde 2021, movimenta a cena independente do Rio com encontros, colaborações e experimentações musicais. “A força dessa programação está justamente nessa conexão. São trabalhos diferentes, mas que compartilham a coragem de experimentar, de se jogar em linguagens próprias. É um festival sobre música, mas também sobre amizade e confiança estética”, completa Mar.

Programação — No dia 3, o Trio Minas-Portugal, formado por Cleiton Sobreira, Alessandro Brandão e Francisco Eiras, abre o festival. O grupo transporta o público para uma viagem musical entre Minas Gerais e Portugal. No repertório do show, fados portugueses são mesclados com canções de Milton Nascimento e poemas de Conceição Evaristo e Florbela Espanca.

Na sequência do festival, dia 10, o duo Dois a Dois, com Antonia Medeiros e Guilherme Imia, tece harmonias delicadas em apresentação intimista em que a canção brasileira é o ponto de encontro de múltiplas formas de amar. Os musicistas trarão no programa musical canções autorais, além de releituras de artistas como Zélia Duncan, Toninho Horta, Paulinho Moska e Paulo Malaguti Pauleira. No show, haverá participações especiais de Katarina Assef (voz), Marcelo Izar (voz), Mateus Xavier (percurssão) e Miguel Braga (violoncelo).

No dia 17, a banda Relva, formada por Marcello Prado, Ian Moreira e Isabella Courel, em parceria com Tziu, apresenta um show que mistura beats eletrônicos e instrumentos acústicos para construir paisagens sonoras ao vivo, com uso de looping. A apresentação conta com a participação especial do rapper Yanik Jannotti.

Fechando a programação do festival, no dia 31, a cantora e compositora Katarina Assef apresenta “Ponteiro”, seu novo trabalho autoral: um mergulho poético e musical pelas múltiplas fases do amor.  O repertório reúne músicas compostas desde a adolescência até os dias atuais, atravessando sonoridades como samba, jazz, bossa nova, xote e groove. Em formação intimista ao lado do pianista e acordeonista Cadu Fausto, Katarina propõe uma escuta sensível dos diferentes tempos do amor.

“É fundamental que espaços públicos como o CCJF acolham a cultura independente. Além de ampliar o acesso, isso ajuda a revitalizar o centro do Rio de Janeiro, que está passando por uma transformação importante. O CCJF reúne história, arte e uma oportunidade única de encontro entre o presente e o passado”, conclui o produtor.

Todas as apresentações do VIBRA Festival serão no Teatro do CCJF, às 19h.

SERVIÇO:

VIBRA FESTIVAL

  • Data: 3 a 31/7 (quintas-feiras de julho, com exceção do dia 24)
  • Horário: às 19h
  • Classificação indicativa: livre
  • Valor: R$ 60 e R$ 30 (meia-entrada)
  • Local: Teatro
  • Centro Cultural Justiça Federal • CCJF
  • Avenida Rio Branco, 241 – Cinelândia, Centro • Rio de Janeiro (há também possibilidade de entrada pela Rua México, 57)

Related posts

Grupo Você Vai Se Quiser lança seu primeiro álbum “Do Lado de Cá”

Urca Bossa Jazz celebra o amor em mais uma parceria com Roberto Menescal

Primeiro single do álbum Vozes Vissungueiras, Andambi reveste de contemporaneidade canto afro-mineiro do século XIX documentado em 1943