Centro de Artes da Maré vai receber oficinas gratuitas de circo em agosto

As aulas circenses são uma iniciativa do espetáculo “Fábrica de Nuvem”, que estreia em setembro, e serão conduzidas por João Ferreira

por Redação

Entre os dias 1 e 18 de agosto, o Centro de Artes da Maré (Rua Bittencourt Sampaio, 181 – Maré) vai receber uma oficina de circo contemporâneo gratuita, com duração de 12 dias, voltada para adolescentes entre 14 e 21 anos. Todos os interessados em aprender sobre técnicas circenses como malabarismo, equilíbrio, acrobacia simples e trapézio fixo poderão se inscrever. As oficinas são uma iniciativa do espetáculo “Fábrica de Nuvem”, que estreia dia 5 de setembro no Centro de Artes da Maré, e serão conduzidas pelo artista circense e diretor teatral João Ferreira.

As inscrições são limitadas e já estão abertas pelo formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSekpO0PXFypzGPFMYqlqGMoDtJWmTHU4RtYwPgpzWlKSMvHCQ/viewform

Além das atividades circenses, os participantes serão introduzidos a jogos teatrais e exercícios da dança contemporânea, integrando diferentes formas de expressão artística. As aulas acontecem de três a quatro vezes por semana, nos dias 01, 02, 03, 04, 07, 08, 09, 14, 15, 16, 17 e 18 de agosto, sempre das 14h às 18h.

“O objetivo principal da oficina é oferecer aos adolescentes um ambiente criativo e seguro em que eles possam desenvolver habilidades físicas, expressivas e colaborativas. Através das técnicas circenses, os participantes irão aprimorar sua coordenação motora, equilíbrio e destreza física, desafiando-se e superando limites pessoais”, afirma João Ferreira, que vai conduzir as aulas e diretor do espetáculo “Fábrica de Nuvem”.

Ao combinar os elementos circenses com jogos teatrais e exercícios de dança contemporânea, os jovens também serão incentivados a explorar sua expressão artística, desenvolver habilidades de improvisação, trabalhar em equipe e ganhar confiança em si mesmos. A oficina proporcionará um espaço para experimentação, criatividade e descoberta, encorajando os adolescentes a se expressarem de forma autêntica e única.

As oficinas de circo compõem as atividades propostas pelo espetáculo “Fábrica de Nuvem”, que estreia dia 5 de setembro no Rio de Janeiro, e que narra a saga de uma palhaça e suas peripécias para salvar o planeta da ameaça de uma crise climática. Encarregada da manutenção dos rios voadores que nascem na floresta, a personagem se divide nas funções de cuidar do clima pela distribuição de chuvas, da casa e de si.

As oficinas e o espetáculo “Fábrica de Nuvem” são uma realização da Lusco Fusco, por meio do Programa de Fomento à Cultura Carioca – FOCA, um edital da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. O projeto ainda tem parceria do Instituto Clima e Sociedade.

JOÃO FERREIRA

João Ferreira é um talentoso artista multidisciplinar, atuando como ator, bailarino e acrobata. Com formação em dança e uma sólida experiência no palco, ele participou de produções teatrais notáveis, trabalhando com renomados diretores e companhias. Além de suas habilidades de atuação, João também se destaca como diretor de movimento, mestre de acrobacia e dança aérea. Sua formação inclui uma graduação em Licenciatura em Dança e pela Escola Nacional de Circo. Ele também compartilha seu conhecimento como arte/educador em escolas de educação infantil. João possui momentos marcantes em sua carreira, como a direção de números circenses e a coreografia final do premiado filme “Riscado”. Em 2014, idealizou, realizou, escreveu e dirigiu o espetáculo circense infantil “Lua gigante”. Sua paixão pela dança contemporânea se reflete em sua participação em espetáculos renomados. Com criatividade e dedicação, João continua explorando novos projetos e desafios, buscando encantar o público com sua arte. Atualmente, assume a direção do espetáculo “Fábrica de Nuvem”, no qual também é o realizador, idealizador e roteirista. Nesse papel multifacetado, ele lidera a equipe criativa, dando vida à visão artística e garantindo a execução do espetáculo de forma consistente. Sua habilidade em conceber e desenvolver histórias infantis cativantes se reflete no roteiro original e nas ideias inovadoras presentes na produção.

SERVIÇO:

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via