Centro Universitário de Adamantina (UNIFAI) aposta na Wolters Kluwer para impulsionar Medicina Baseada em Evidências

Com o objetivo de ampliar o acesso a informações confiáveis e atualizadas e impulsionar a Medicina Baseada em Evidências (MBE) entre os estudantes de saúde, o Centro Universitário de Adamantina (UNIFAI) investiu no UpToDate®, tecnologia de suporte à decisão clínica baseada em evidências da Wolters Kluwer. Ao todo, cerca de 1.500 estudantes dos cursos de medicina, odontologia, farmácia, biomedicina e fisioterapia foram beneficiados com a iniciativa, sendo 600 deles da faculdade de medicina.

A instituição conta com 54 anos de história e mais de 3 mil alunos entre os 32 cursos de graduação e 10 de pós-graduação. Embora a universidade abranja as 3 áreas de conhecimento, incluindo Humanas e Exatas, mais de 50% dos cursos são destinados à saúde e biológicas. Com duas turmas já formadas, o curso de medicina completou, em 2022, 8 anos desde sua criação.

De acordo com a professora e Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Dra. Márcia Zilioli Bellini, o principal propósito da instituição, com a contratação do UpToDate, era ampliar o acesso a informações confiáveis, especialmente com relação aos artigos científicos, a partir de plataformas que auxiliassem os estudantes da universidade.

Segundo Márcia, a escolha pelo UpToDate se deu por meio de um comparativo com outras ferramentas do mercado. “Realizamos uma reunião com a representante bibliotecária e fizemos entrevistas com diversas empresas que apresentavam este modelo de plataforma. A indicação do UpToDate aconteceu pela minha filha, que já utilizava a ferramenta na residência de medicina. A partir disto, percebi que a solução supriria todos os objetivos relacionados à pesquisa e nos daria, ainda, o suporte necessário para impulsionar a Medicina Baseada em Evidências entre os estudantes da instituição”, explica Márcia.

Principais vantagens da implementação do UpToDate

Uma das vantagens elencadas com relação ao UpToDate é a possibilidade de integração com o Portal do Aluno, o que garante ao estudante acesso fácil e rápido às informações mais atualizadas em todos os momentos. “Nós temos um ambiente virtual próprio e foi possível integrar a plataforma a este ambiente. Então, o estudante consegue acessar o UpToDate diretamente do Portal do Aluno, em qualquer lugar. Logo nos primeiros meses de uso, os alunos se adaptaram muito fácil à plataforma”, acrescenta.

A adesão ao UpToDate transformou também a rotina de ensino no momento de correlação clínica no curso de medicina, segundo Márcia. “Mesmo que a aula seja expositiva, sempre trago diferentes casos clínicos para serem discutido. Com o UpToDate as aulas ficaram ainda mais ricas. Além disso, não é possível passar o aluno direto para a prática sem o conhecimento teórico, da mesma forma que não adianta o fundamento teórico sem a apresentação prática.  Neste sentido, a utilização da solução enriqueceu esta correlação entre prática e teoria”, afirma.

Ampliando acesso ao UpToDate

De acordo com a Márcia, o principal objetivo da instituição agora é ampliar os acessos à ferramenta para garantir maior assertividade nas tomadas de decisão. “Nosso maior desafio atualmente é engajar os médicos com relação à utilização. Desta forma, nossa meta, que já vem sendo atingida, é ampliar os acessos à plataforma, a fim de contribuir para melhores decisões. Certamente, após conhecerem a ferramenta, os profissionais não devem parar de utilizá-la. O que falta é o start”, comenta.

Além do UpToDate, a instituição também investiu no Ovid Discovery®, tecnologia de busca mais avançada do mundo, desenvolvida especialmente para o setor de saúde, biomedicina e farmácia, oferecida, também, pela Wolters Kluwer. Para Márcia, a integração de bases de dados é um dos principais benefícios da plataforma. “A Ovid é uma plataforma de busca de artigos científicos, voltada, principalmente, a pesquisas bibliográficas. O grande diferencial da ferramenta é a centralização de diversas bases de dados em um só local, garantindo maior facilidade ao estudante nas buscas por informações confiáveis e atualizadas”, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui