Cepro é contemplado na 2ª Mostra Mercosul Audiovisual

Edição de 2025 apresentará 12 curtas-metragens produzidos no Brasil e outros países

O Ponto de Cultura Cepro – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras foi selecionado para integrar a 2ª Mostra Mercosul Audiovisual. As exibições acontecerão nos dias 27 e 28 de novembro, na sede do Cepro, no bairro Âncora. O anúncio dos pontos contemplados foi feito nesta quarta-feira, 22 de outubro, pelo Governo Federal, por meio do site oficial do Ministério da Cultura – MinC. A seleção reconhece o papel do Cepro na promoção da educação e da arte no município.

Há anos, o Cepro desenvolve iniciativas voltadas à democratização do cinema, especialmente das produções brasileiras e latino-americanas, com foco na proteção ambiental, no antirracismo e na valorização da cultura e das terras indígenas. Por isso, participou da mostra já na primeira edição, em 2024, por ter suas ações voltadas para o cinema consolidadas, manter um selo de cineclube e integrar o mapa nacional desses clubes. Além disso, participa dos projetos Tela Verde e Tela Brasil, ambos do MinC. indígenas.

Para a presidente do Cepro, Guilhermina Rocha, integrar novamente a Mostra representa um avanço importante para o movimento cultural de Rio das Ostras. “Essa conquista reafirma o reconhecimento político e social do Cepro de que a educação vai além das aulas tradicionais da escola. Ela também acontece por meio de outros acessos, como a arte e o cinema, que ampliam horizontes e fortalecem a cidadania”, afirmou.

MOSTRA – A 2ª Mostra Mercosul Audiovisual é uma iniciativa da Secretaria do Audiovisual (SAv) do MinC, em parceria com a Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (RECAM). Neste ano, 367 pontos de exibição foram credenciados em 250 municípios de todos os estados do país, incluindo cineclubes, pontos de cultura, bibliotecas públicas, centros culturais e salas do circuito Tela Verde, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Com o tema “Territórios e Paisagens em Transformação”, a edição de 2025 apresentará 12 curtas-metragens produzidos no Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Colômbia — país associado. As obras serão divididas em duas sessões: uma voltada ao público infantil e outra ao público geral. A programação completa será divulgada em breve e reunirá filmes inéditos.

Related posts

Cristo Redentor recebe as cores italianas em homenagem aos 75 anos da CCIE

Zona Norte recebe evento gratuito de mostra de solos profissionais 

Biscoito Montanha Russa: A receita viral de Polvilho que cresce muito (fácil e barata)