Cepro promove eventos em alusão à campanha dos 21 Dias de Ativismo contra o racismo

O Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras – Cepro realizará, nos dias 18 e 20 de março, duas atividades voltadas à valorização da história e da luta da população negra. As ações integram a campanha dos 21 dias de ativismo contra o racismo e incluem a exibição de curtas-metragens sobre resistência e identidade, além de uma roda de leitura infantil sobre o legado da intelectual Lélia Gonzalez. Os eventos são gratuitos e abertos ao público.

As ações integram a programação de atividades do Cepro voltadas para a promoção da educação popular e da justiça social. Ambas as atividades são gratuitas e abertas ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

CINEMA – No dia 18 de março, terça-feira, às 18h, será realizada a sessão especial do Cine Cepro com o tema “As Mulheres Negras no Cinema: Construindo Resistências e Utopias”. Durante a aula pública do Curso de Pré-Vestibular Social do Cepro, serão exibidos três curtas-metragens premiados: KBELA, de Yasmin Thayná; Vidas de Carolina, de Jéssica Queiroz; e Corpos Invisíveis, de Quézia Lopes. As produções trazem diferentes perspectivas sobre a vivência de mulheres negras no Brasil, abordando temas como identidade, memória e desigualdade racial e de gênero.

Após a exibição, será promovido um debate sobre feminismo negro e violência contra a mulher, discutindo como o cinema pode ser uma ferramenta de denúncia e fortalecimento dessas narrativas. “O audiovisual tem o poder de construir novas representações e reforçar a luta das mulheres negras por dignidade e direitos. Trazer essa discussão para o público jovem é essencial”, destacou Guilhermina Rocha, presidente do Cepro.

CLUBE DO LIVRO – No dia 20 de março, a Biblioteca Popular Patativa do Assaré realizará uma edição especial do Clube do Livro, voltada ao público infantil. O encontro terá como foco o livro Lélia Gonzalez, da Editora Mostarda, escrito por Flávia Martins de Carvalho e ilustrado por Leonardo Malavazzi. A obra faz parte da Coleção Black Power e apresenta a trajetória da filósofa e militante que se tornou referência no pensamento afro-latino-americano e na luta antirracista.

A atividade ocorrerá nos turnos da manhã e da tarde e contará com rodas de leitura e debates sobre a importância do pensamento de Lélia Gonzalez para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “A representatividade na literatura infantil é um passo fundamental para fortalecer a identidade das crianças negras e valorizar a história das mulheres negras no Brasil”, afirmou Guilhermina.

 

SERVIÇO:

  • Cine Cepro – As Mulheres Negras no Cinema: Construindo Resistências e Utopias

18 de março de 2025 (terça-feira)

18h

Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras (Cepro)

Entrada gratuita

 

  • Clube do Livro – Lélia Gonzalez

20 de março de 2025 (quinta-feira)

Manhã e tarde

Biblioteca Popular Patativa do Assaré

Entrada gratuita

Related posts

Mooca Plaza Shopping lança livro de colorir em homenagem ao aniversário de 469 anos do bairro da Mooca

Hulisses Dias lança livro “Investir é Sobre Gente”, na Livraria da Travessa, na Barra da Tijuca

Primeira edição do projeto Ocupa Praça acontece na Gávea