O projeto ‘Chama das Histórias – o Brasil contado por mulheres’ está circulando no programa Sesc Pulsar no estado do Rio de Janeiro e desembarca dia 21 de junho, às 19h, em sessão única, no Sesc Copacabana. Desde maio, esta roda de contação de histórias para adultos ao redor do fogo reúne vozes femininas que se debruçam sobre o universo dos contos da tradição oral e vai contemplar, pelo edital Sesc Pulsar, um total de oito localidades diferentes no estado, até agosto. É literalmente em volta da fogueira que é criado um ambiente de troca, escuta e olho no olho, onde as mulheres libertam suas vozes através da narração de histórias.
Com entrada gratuita, a roda terá a participação das narradoras Camila Costa, Rita Gama e Rosana Reategui, no pátio do Sesc Copacabana. A história contada por Camila Costa será “O fumo da mulher feiticeira”, sua versão da narrativa indígena “A origem do fumo” do povo Terena. Já Rita Gama vai narrar a sua versão do conto de encantamento “As três irmãs”, que possui outras versões em diferentes culturas ao redor do mundo. No encerramento da apresentação, Rosana Reategui narra “Icamiabas: as Amazonas dos Rios e Matas”, conto que é fruto de suas pesquisas sobre as lendárias guerreiras da floresta e seus Matriarcados. Todas as histórias estão publicadas no livro “Chama das Histórias – o Brasil contado por mulheres”.
Para a criadora e curadora da Chama das História, Camila Costa, fazer circular o projeto pelo edital Sesc Pulsar confere honra e alegria: “É uma oportunidade de plantar as sementes dos contos tradicionais em muitos corações e de manter a chama do encantamento acesa e viva. Precisamos do encanto, mistério e encontros verdadeiros, para manter pulsante a dimensão maravilhosa da vida”.
Criado em 2019, o projeto nasceu como uma roda de contação de histórias ao redor do fogo para jovens e adultos. Nos últimos anos, ganhou desdobramentos e hoje possui diferentes frentes de atuação. Além das apresentações das rodas, são promovidas ações formativas, pesquisa e publicação literária, sob gestão de Camila Costa, que também assina direção artística e realização ao lado de Ricardo Gadelha.
“Perceber os caminhos que esse projeto tem tomado nos últimos anos, alcançando cada vez mais e mais pessoas, é lindo de ver! A Chama das Histórias é a voz do meu coração, que se encontrou com as vozes dos corações de outras artistas incríveis e se tornou um espaço de protagonismo feminino muito potente, para todas nós e para quem vem nos ouvir”, celebra Camila Costa.
Livro Chama das HIstórias
A obra “Chama das Histórias – o Brasil contado por mulheres” é dedicada à memória de Marielle Franco. Organizada por Camila Costa e com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC-RJ), reúne 10 histórias de diferentes tradições orais brasileiras na versão de 10 Narradoras – Autoras. Tem prefácio de Auritha Tabajara e texto de orelha de Tatiana Henrique. Uma criação tecida à muitas mãos femininas, com a intenção de responder a seguinte pergunta: Que vozes contam o Brasil?
Em busca dessa resposta o grupo construiu uma obra literária que ressoa diversidade em histórias com origens indígena, afro-brasileira, cabocla ribeirinha e dos interiores do Brasil. O livro é um pequeno gesto coletivo na tentativa de adiar o fim do mundo e poder contar mais uma história. Novas – Antigas histórias que possam repovoar o imaginário brasileiro com cores, ritmos, cheiros e sons que nos lembrem de quem somos ou podemos ser.
Serviço
Chama das Histórias
- Sesc Copacabana (R. Domingos Ferreira, 160 – Copacabana)
- Data: 21 de junho, 19h (única sessão)
- Duração: 60 min
- Entrada gratuita
Ficha técnica:
- Direção Artística – Camila Costa e Ricardo Gadelha
- Direção de Produção – Camila Costa
- Produção Executiva – Gadelha Arte Multilinguagem
- Narradoras – Camila Costa, Rita Gama e Rosana Reátegui.
- Coordenação Administrativa – Mariana Borgerth / Artesania Arte, Cultura e Educação
- Realização – Chama das Histórias e Gadelha Arte Multilinguagem
- Patrocínio – Sesc Rio / Edital Sesc Pulsar