Chanucá – Festa das Luzes

Festa das Luzes - Chanucá - Foto; Klub Fotos

A Festa das Luzes ou Chanucá, tradicional evento realizado pela comunidade judaica, será realizada dia 26 de dezembro, quinta-feira, às 18h, na Praia de Copacabana, quando será acendido um hanukkiah (escultura em forma de candelabro), de seis metros de altura, com um show de luzes, seguido de uma oração coletiva pela paz e harmonia entre os povos. Para festejar, apresentações musicais com Déborah Levy (teclado) e Michel Nirenberg (sax), Banda Rag Samba Eletro, teatrais e circenses (Circo & Cia) estão programadas.

E no domingo, dia 29, a Praça Zózimo Barroso do Amaral, no Leblon, recebe a partir das 18h, diversas atividades culturais, com artistas de circo (Circo & Cia), teatro Centro de Investigação Artística), e música a cargo da saxofonista Daniela Spielmann e o violinista Gilbert Vilela.

Antes disso, dia 18, nesta quarta-feira, vários menorás medindo entre 1,5m e 3m, serão acesos em diversos pontos da cidade comemorando a Festa das Luzes, como nos túneis Zuzu Angel, Rebouças e Santa Bárbara, Shopping Rio Sul, Leblon, Rio Design, Campo Grande, Barra Shopping e Shopping da Gávea, Arpoador, Estação do Metrô Cardeal Arco-Verde, Praça Saens Pena, entre outros locais.

hanukkiah tem nove pontas e é muito semelhante ao menorá, candelabro de sete pontas e conhecido símbolo do judaísmo. Os menorás iluminam os caminhos da paz, solidariedade e tolerância.

Toda a programação é gratuita e aberta para o público, contando com estruturas de acessibilidade, segurança e banheiros durante os eventos.

O Chanucá Festa das Luzes) é viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com o apoio do Ministério da Cultura e Governo Federal, com patrocínio da CBC, CSN, Banco Safra, TGB, Sulatlântica, fundo Rogério Jonas Zilbersztajn (RJZ) e apoio da Fierj.

Hanukkah, ou Chanucá, é conhecido como “O Festival das Luzes” e seu principal símbolo é o candelabro de nove pontas (com a ponta do meio mais elevada que as outras) chamado de hanukkiah. É uma tradicional festa judaica que celebra a vitória da luz sobre as trevas e a liberdade de religião e de expressão para todos. A palavra hebraica “chanucá” significa “dedicação” ou “inauguração”. A primeira noite de Chanucá começa após o pôr-do-sol do 24º dia do mês judaico de Kislev e a festa é comemorada durante 8 dias. 

A festa comemora a Guerra dos Macabeus e a vitória dos judeus sobre os Selêucidas no ano de 2.200 AC. A tradição diz que, após a reconquista de Jerusalém, os judeus encontraram um pote de azeite que durou oito dias, apesar de haver apenas o suficiente para um dia, sendo este o milagre de Hanukkah. Em memória desse acontecimento, os judeus acendem uma vela ou lamparina em cada oito dias da festa.

Atrações Artísticas:

Banda Rag Samba Eletro, formada há 25 anos por oito ritmistas de diversas escolas de samba do Rio de Janeiro, apresenta um repertório com música judaica, sucessos nacionais e internacionais.

Déborah Levy (teclado) Mestra em Música pela UNIRIO, RJ, 2016. MBA em Gestão Cultural pela Universidade Cândido Mendes, RJ, 2010 e Bacharel em Música Popular Brasileira (Arranjo), pela UNIRIO, 2005. Profissional atuante na área de artes, com especialização em música, ênfase em piano, teclado, arranjo, prática de conjunto e composição musical. Atua profissionalmente na área de música popular desde 1989, tanto na área de performance, quanto de ensino de piano.  Michel Nirenberg (saxofone) – Com um destacado currículo e tendo se graduado com louvor em seu bacharelado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestrado na James Madison University (JMU), Nirenberg traz um repertório eclético, do jazz ao choro, samba, baião e maracatu.

Teatro – com atores do Centro de Investigação Artística, apresentando a peça “O Milagre de Chanucá”

Circo – artistas da Circo & Cia

Atrações Artísticas:

Daniela Spielmann – sax – começou a tocar saxofone aos 17 anos e sempre se interessou pela música brasileira. Além de fortemente marcada pelo choro, sua música também incorpora o frevo, o maracatu, o samba, a bossa nova e o jazz.

Gilbert Vilela – violinista – participa da “Orquestra de Rua” na Casa Amarela Providência, onde também é professor voluntário para crianças e adolescentes.

Teatro – com atores do Centro de Investigação Artística, apresentando a peça “O Milagre de Chanucá”

Circo – artistas da Circo & Cia

SERVIÇO:

Festa de Chanucá no Leblon

  • 29 de dezembro, às 18h
  • Praça Zózimo do Amaral (Leblon)
  • Classificação livre – Entrada franca

Grande Festa de Chanucá na Praia de Copacabana

  • Dia 26 de dezembro, a partir das 18h
  • Av. Atlântica, entre as ruas Figueiredo de Magalhães e Santa Clara
  • Classificação livre – Entrada franca

Related posts

Tragédia em Gramado: Queda de avião mata família de empresário e fere 17

Inteligência Artificial: principais tendências e impacto no mercado de trabalho em 2024

Cantora Duda Estrela, conta como enfrentou os desafios na era digital