Início » Charles Gavin, ex-baterista dos Titãs, estréia o projeto “Revisitando Acústicos: Rita Lee e Titãs” no Manouche

Charles Gavin, ex-baterista dos Titãs, estréia o projeto “Revisitando Acústicos: Rita Lee e Titãs” no Manouche

Dias 06 e 13 de outubro, quintas-feiras

por Redação
Charles Gavin

“Revisitando Acústicos: Rita Lee e Titãs” é um projeto que se assemelha a uma minissérie cujo tema central é o cancioneiro do pop rock brasileiro, apresentado em temporadas, que estreia no Manouche dias 06 e 13 de outubro, quintas-feiras.

A ideia surgiu no início de 2022, quando o show business nacional começava a retomar suas atividades. O baterista Charles Gavin descreve como aconteceu: “Estivemos afastados dos palcos praticamente dois anos por conta da pandemia – uma fase extremamente difícil. A medida que nossas atividades iam retornando, a busca pelo bem estar emocional e profissional se impôs como necessidade básica. Senti vontade de resgatar um repertório que proporcionasse momentos de leveza, alegria e felicidade. Diante disso, a lembrança dos Acústicos MTV se fez mais presente do que nunca. Na sequência, pensei em Luiz Brasil e no incrível ‘Acústico de Cassia Eller’, um álbum fantástico, produzido por ele e Nando Reis”.

Após um bate-papo com Gavin, o tarimbado guitarrista e arranjador abraçou a ideia e a empreitada seguiu seu caminho, já em parceria com o Manouche. O próximo passo foi a criação de um coletivo diversificado, formado por músicos de diferentes linhagens do cenário carioca, capaz de interpretar com personalidade, canções que habitam nossa memória afetiva, preservando, na medida do possível, as inesquecíveis releituras que receberam nas históricas gravações dos Acústicos MTV. Tal missão — reproduzir a sonoridade dessas releituras — determinou o perfil do coletivo, batizado com o nome de Sete Cabeças.

Gavin esclarece: “Queríamos pessoas próximas, que tivessem afinidades com propósito do projeto. Ao longo dos meses, tudo foi se definindo. Convocamos Cris Caffarelli para os teclados, violão e vocais; Daniela Spielmann para os sopros; Pedro Coelho para o baixo e vocais, Felipe Ventura para o violino, guitarra e violão. Em seguida, depois de muitas conversas com a curadoria do Manouche, escolhemos os Acústicos de Rita Lee e Titãs, gravados respectivamente em 1998 e 1997, para montar em nossa primeira temporada. Luiz Brasil se encarregou das adaptações dos arranjos originais e começamos a ensaiar. Faltava ainda, encontrar quem pudesse cantar este repertório com a devida  legitimidade. Não foi uma tarefa fácil, demoramos meses. Porém o amigo e produtor Felipe Rodarte nos ajudou, indicando Drenna com quem trabalha em suas produções. Ela chegou e, rapidamente, pegou as canções de primeira, com muita propriedade, completando o septeto – daí o nome Sete Cabeças”.

O repertório da primeira temporada (descrito abaixo) traz dezesseis canções sendo que quinze estão presentes nos discos supracitados e uma delas, “Mamãe Natureza”, foi incluída por sua relevância na obra de Rita Lee Jones. É interessante observar que os Titãs participaram do Acústico Rita Lee, cantando “Papai, Me Empresta o Carro”. E Rita e Roberto de Carvalho gravaram uma versão de “Televisão” em estúdio, lançada no Acústico dos Titãs.

“Shows acústicos nos permitem ouvir o que a arte têm a dizer em suas letras com mais atenção, fazendo com que a palavra ganhe destaque. Este show chega num momento crucial para o Brasil, então ouçamos com atenção o legado dos Titãs e Rita Lee para sermos o país em que merecemos viver. As belezas hão de ser indomáveis”, comenta Alessandra Debs, que assina a direção artística do Manouche.

REPERTÓRIO

  • Rita Lee

Agora Só Falta Você; Doce Vampiro; Flagra; Jardins da Babilônia; Lança Perfume; Luz del Fuego; Mamãe Natureza e Papai, Me Empresta o Carro

  • Titãs

Comida; Diversão; Família; Flores; Homem Primata; Marvin; Querem Meu Sangue e Televisão

SETE CABEÇAS

Charles Gavin • ex-baterista dos Titãs, pesquisador, apresentador e produtor

Luiz Brasil • produtor, arranjador, guitarrista e compositor

Drenna • vocalista, guitarrista, compositora e fundadora da banda Drenna

Cris Caffarelli • cantora, compositora e professora com larga experiência na cena pop rock carioca

Daniela Spielmann • saxofonista, flautista, compositora, arranjadora, pesquisadora e professora, ex-integrante da banda do programa Altas Horas

Pedro Coelho • produtor, músico, ator, ex-integrante das bandas Dona Joana e Primavera Nos Dentes

Felipe Ventura • arranjador, compositor, violinista e guitarrista, ex-integrante das bandas Baleia e Primavera Nos Dentes

Serviço:

Show: Sete Cabeças apresenta “Revisitando Acústicos: Rita Lee e Titãs”

Local: Manouche (Rua Jardim Botânico, 983 – subsolo da Casa Camolese – Jd. Botânico

Data e horário: 06 e 13 de outubro, quintas-feiras, às 21h

Ingressos: R$ 70,00 (solidário com 1kg de alimento não perecível, estudante e idoso) e R$ 140,00 (inteira)

Vendas:  https://linktr.ee/clubemanouche

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via