O chef peruano Marco Espinoza lança seu primeiro livro, Manual do ceviche: uma viagem ao Peru guiada por sua receita mais famosa, pela Editora Senac Rio. A obra, que já pode ser encontrada nas livrarias, é um mergulho na cultura e na gastronomia peruana, tendo o ceviche — prato-símbolo do país — como fio condutor dessa jornada afetiva, sensorial e saborosa.
Radicado no Brasil desde 2013, Espinoza construiu uma sólida carreira à frente de restaurantes no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Entre as casas que comandam sua trajetória gastronômica estão o premiado Lima Cocina Peruana, além das marcas Taypá Sabores del Perú, Chaco parrilla argentina, Kinjo Nikkei, Meu Galeto e Cantón.
Movido pelo desejo de retribuir tudo o que a gastronomia de seu país lhe proporcionou, o chef idealizou o livro como forma de homenagear suas raízes e compartilhar com o público a riqueza da culinária peruana. Para isso, convidou o jornalista e amigo Bruno Agostini a colaborar no projeto.
“Bruno e eu fizemos três viagens ao Peru. Visitamos cevicherias típicas, conhecemos chefs fundamentais na representação do ceviche, fizemos pesquisas e colecionamos momentos que foram essenciais para a construção do livro”, conta Espinoza.
As imagens que ilustram a publicação são assinadas pelo fotógrafo Tomás Rangel, que também acompanhou o grupo em duas dessas viagens.
Dividido em três partes, o livro de 160 páginas começa com um resgate da origem do ceviche e de sua importância na cultura peruana, destacando os grandes nomes que ajudaram a difundir o prato pelo mundo.
Em seguida, conduz o leitor por um roteiro pelas principais cevicherias de Lima — uma verdadeira viagem multissensorial pela capital peruana. O capítulo final apresenta mais de 30 receitas, desde as versões mais tradicionais do ceviche até releituras contemporâneas criadas por Espinoza em seus restaurantes.
“A ideia é inspirar o leitor com a história, despertar o desejo de conhecer o Peru e, por fim, permitir que ele leve o sabor do ceviche para dentro de casa”, explica Bruno Agostini.
Além das receitas de ceviche, a obra traz molhos-base versáteis, drinques típicos como o Pisco Sour e releituras criativas de clássicos, como o ceviche tartare e até uma versão peruana da caipirinha. Há ainda sugestões veganas e sobremesas tradicionais como o suspiro limeña.
Manual do ceviche: uma viagem ao Peru guiada por sua receita mais famosa é mais do que um livro de receitas, é um convite à descoberta de sabores, histórias e tradições que fazem do Peru um dos grandes polos gastronômicos do mundo.
O autor:
Nascido no Peru e apaixonado pela gastronomia de seu país, Marco Espinoza é um dos grandes nomes da culinária latino-americana em atividade no Brasil. À frente de empreendimentos reconhecidos por sua autenticidade e criatividade, o chef tem como missão difundir a culinária peruana com respeito às raízes e olhar contemporâneo.
Formado pelo Instituto Argentino de Gastronomia, em Buenos Aires, Marco Espinoza tornou-se conhecido por seu trabalho na Embaixada do Peru. Nessa mesma época, o chef peruano montou o próprio restaurante.
Em 2010, Espinoza foi convidado para um festival de comida peruana, em Brasília, e se apaixonou pelo Brasil. Decidido a fixar residência, trouxe o projeto do Taypá para a capital do país.
Desde 2013, o autor vive com a família no Rio de Janeiro, onde abriu restaurantes. São Paulo e Brasília também abrigam empreendimentos do chef que, além do Lima Cocina Peruana, detém as marcas Taypá Sabores del Perú, Chaco parrilla argentina, Kinjo Nikkei, Meu Galeto e Cantón.
Editora Senac Rio:
A Editora Senac Rio já recebeu diversas indicações e teve cinco publicações vencedoras do Prêmio Jabuti, entre essas: Ecochefs: parceiros do agricultor, do Instituto Maniva, e Receitas do Favela Orgânica: aproveitamento integral de alimentos, de Regina Tchelly.
Recentemente, Culinária brasileira, muito prazer: tradições, ingredientes e 200 receitas de grandes profissionais do país, de Roberta Malta Saldanha, também foi eleito Livro do Ano de 2024 na premiação Melhores da Gastronomia Prazeres da Mesa.
Desde a sua fundação, em 2000, a Editora Senac Rio publica obras que contribuem para o desenvolvimento de competências no mundo do trabalho.
Com base na identificação de desafios e necessidades do mercado, busca sempre a excelência em conteúdos que promovam o aperfeiçoamento de aptidões gerenciais e técnicas de pessoas físicas e jurídicas, a fim de torná-las mais competitivas.
Ficha técnica:
Título: Manual do ceviche: uma viagem ao Peru guiada por sua receita mais famosa
Autor: Marco Espinoza
Editora: Editora Senac Rio
Páginas: 160
Preço: R$ 110
ISBN: 9788577565405
