Chiara Civello

Chiara Civello faz turnê no Brasil

A cantora italiana apresenta versão de "Olhos Coloridos" e clássicos da música internacional

por Redação

A cantora e compositora italiana Chiara Civello, que vive entre Roma, Rio e Nova Iorque, fará, a partir do dia 8, sua turnê pelo Brasil _ Porto Alegre, São Paulo, Florianópolis e Rio de Janeiro _ com seu show “Chansons, edição especial Brasil”, onde canta canções clássicos da  música francesa que cruzaram fronteiras por mais de 70 anos. Nesta turnê, a multiinstrumentista, apresentará para o público brasileiro sua versão da música “Olhos Coloridos”.  Coproduzida com pianista napolitano, beatmaker e produtor Dario Bassolino e, letra de Chiara e do artista siciliano Kaballà, “Sono Come Sono” é a primeira adaptação italiana da canção brasileira “Olhos Coloridos”, uma celebração da diversidade, mistura de raízes e inclusão escrita por Macau e tornada famosa na voz de Sandra de Sá. A versão italiana agradou tanto, que Sandra de Sá confirmou participação no show do Rio. “Cada qual com seu cada qual, e muito respeito pra liberar geral”, a Chiara expressou esta ideia com sinceridade, lindamente e com dignidade. Estou muito animada, orgulhosa e feliz! Esta é uma versão fantástica, exaltou a principal intérprete da música. O jornalista, compositor, produtor musical e letrista brasileiro, Nelson Motta também aprovou a versão. “Mais uma criação suave e super groovy de Chiara Civello, esta é uma versão italiana perfeita do clássico Rio de Janeiro. Respeita o espírito de orgulho negro contido no letras originais, mas acrescenta a ela novos sons e significados”, analisa ele.

Acompanhada pelos músicos Dudu Faria (piano), Renato Massa (bateria) e Jeff Lescowich (baixo), Chiara supreenderá o público com obras-primas que Frank Sinatra, Julio Inglesias, Elvis Presley, Madonna, Lady Gaga, Luciano Pavarotti, Céline Dion e Caetano Veloso eternizaram. “Eu fiz à minha maneira. Cada vez que aprendo uma música nova, aprendo algo sobre mim, sobre o ser humano, cada música é como um primeiro beijo, cada vez é diferente. Quanto mais me conheço, mais sei como começar a interpretar uma música: começo do silêncio”, conta Chiara. O repertório é recheado de músicas internacionais que cruzaram fronteiras, sem referência à sua herança francesa. Nos anos 50 e 60, era comum um artista adicionar umas canções internacionais bem conhecidas ao seu repertório, pedindo a um tradutor que fizesse uma adaptação no idioma de seu país de origem. Foi assim que Frank Sinatra e Elvis Presley acabaram cantando canções originalmente escritas em francês. “My Way” é a adaptação em inglês de “Comme d’habitude”, composta em 1967 por Claude François e Jacques Revaux.

“Pour Toi”, por exemplo, foi composta em 1956 por Louis Gasté, com letra de Albert Simonin e Marie-Hélène Bourquin. Em 1974, o brasileiro Morris Albert lançou seu grande sucesso “Feelings”, que ocupou as paradas musicais em 52 países, e foi indicada ao Grammy e regravada por mais de 300 artistas, incluindo Frank Sinatra, Nina Simone, Elvis Presley, Caetano Veloso. Em 1987, um tribunal americano determinou que a coautoria da música fosse creditada ao francês Louis Gasté. Lançada originalmente em 1975 por Aznavour, “Hier Encore” é sobre a história de um homem que percebe que desperdiçou sua vida correndo atrás de sonhos, esperanças perdidas e amores fúteis. A versão em inglês foi intitulada “Yesterday When I Was Young”. Com um repertório cheio de sucessos, a cantora promete emocionar o público com a suas interpretações sofisticadas.

A ARTISTA

Chiara Civello é uma cantora e compositora multi-instrumentista cuja vida artística é dividida entre Itália, EUA e Brasil. Nem pop, nem jazz, muito longe das classificações musicais e ansiosamente aberta ao mundo, a sua a música poderia ser definida por uma série de oximoros: naturalmente sofisticados, globais e italianos.

Em Boston e Nova York, ela treina artisticamente e entra em contato com artistas como Burt Bacharach e Tony Bennett, que definiram-na como a melhor cantora de jazz da sua geração; ela foi a primeira italiana a gravar para o lendário rótulo Verve. No Brasil encontra mais uma casa colaborando com grandes nomes como: Chico Buarque, Ana Carolina, Maria Gadù, Gilberto Gil, Daniel Jobim e muitos outros.

Artista e mulher aventureira, ela tem metabolizou as culturas dos continentes que ela atravessou e hoje ela fala e canta em inglês, italiano, português, espanhol e francês, sem nunca se estabelecer nem numa única cidade, nem num estilo.

SERViÇO 

Dia 8  – Porto Alegre

Local: Teatro Agulha

Horário: 21h

Dia 9 – São Paulo

Local: Blue Note

Horário: 20h

Dia 11 – Florianópolis

Teatro Álvaro de Carvalho

Dia 12 – Rio de Janeiro

Teatro Riachuelo

Horário: 19h

Ouça Chansons: https://lab344.lnk.to/chansons

INSTAGRAM https://www.instagram.com/chiaracivello/

FACEBOOK https://www.facebook.com/chiaracivelloofficial

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via