Choro da Ribeira no Rena comemora o Dia Nacional do Choro

por Redação

Nessa quinta-feira, 25/04, a partir das 17 horas, tem Choro da Ribeira comemorando o Dia Nacional do Choro que, na realidade, é celebrado todo 23 de abril por ser o dia do nascimento de Pixinguinha. Nina Wirtti promete brilhar ainda mais trazendo as pérolas musicais que embalam gerações.

Nascido no Rio de Janeiro, o choro ganhou forte expressão nacional, tornando-se um símbolo da cultura brasileira. Diz-se que o flautista Joaquim Antônio da Silva Callado Júnior, o Callado, é chamado de “o pai dos chorões”. É dele a composição “Flor Amorosa”, escrita em 1867 e considerada o primeiro choro da história. Callado foi um mestiço pobre que viveu na época em que o país era escravocrata e se impôs como nome fundamental na história da música brasileira, mesmo vivendo apenas 32 anos.

Já a primeira chorona foi a carioca Chiquinha Gonzaga, responsável por choros como “Atraente”, “Lua Branca” e “Gaúcho (Corta Jaca)”. Outro carioca, Ernesto Nazareth enriqueceu o estilo musical com sua interpretação erudita. Pianista clássico, ele escreveu peças fundamentais do gênero, como “Odeon”, “Brejeiro”, “Cavaquinho”.

Popularizado na virada do século XIX para o XX, o choro simboliza um Brasil que deixa de ser colônia e passa a criar as próprias raízes.

Todas essas músicas poderão ser conferidas no Renascença Clube que promete um encontro gostoso entre gerações.

Serviço
Dia: 25/04
Hora: a partir das 17 h
Local: Renascença Clube (Rua Barão de São Francisco, 54 – Andaraí)
ENTRADA FRANACA
Censura Livre (menores só acompanhados dos responsáveis legais)

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via