Início » Cia CTO realiza temporada gratuita do espetáculo “Gêneres” no Rio de Janeiro

Cia CTO realiza temporada gratuita do espetáculo “Gêneres” no Rio de Janeiro

Apresentações acontecem na sede do Centro de Teatro do Oprimido, na Lapa, e no Teatro Noel Rosa da UERJ, no Maracanã

por Redação
Gêneres

A Cia CTO realiza, entre os dias 13 e 29 de outubro, uma circulação gratuita da temporada do espetáculo Gêneres. Sob a direção de Bárbara Santos, a obra debate como a persistência na utilização de um conceito de gênero com estrutura binária pode afetar avanços sociais e promover a intolerância e a violência na convivência cotidiana. O evento acontece nos dias 13, 14, 15, 22 e 29 de outubro, às 18h, na sede do Centro de Teatro do Oprimido (CTO), e no dia 21 de outubro, às 19h, no Teatro Noel Rosa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Como aprendemos a desempenhar papéis sociais a partir desse conceito de gênero? Quais mecanismos de “convencimento” ou de coerção são utilizados nos espaços sociais (família, escola, religião, etc.) para colocar cada pessoa em uma das duas caixinhas disponíveis: ele ou ela, azul ou rosa? Como mulheres aprendem a “ser mulheres”? Como homens aprendem a “ser homens”? Como eles aprendem que a linguagem da violência lhes é permitida? Essas são algumas das perguntas que o espetáculo quer responder.

Gêneres é uma produção de Teatro-Fórum baseada em Estéticas Feministas com o objetivo de revelar processos sociais por meios estéticos e de propor o diálogo interativo entre palco e plateia para buscar meios concretos para transformar a realidade. Após a apresentação, o público é convidado a, em pequenos grupos, buscar estratégias coletivas para enfrentar o problema encenado. Na sequência, estimula-se que alguns desses grupos improvisam suas propostas no palco junto com o elenco.

A peça é fruto do laboratório CriaDasOprimidas, um espaço de criação artística que visa garantir a efetividade do processo estético, a excelência dos produtos artísticos e a coadunação de ambos como estratégia de formação das mais de 30 artistas ligadas ao CTO. A realização da temporada é por meio do edital Retomada Cultural 2, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC-RJ) em parceria com o projeto Teatro das Oprimidas do CTO, que tem patrocínio da Petrobras e da SECEC-RJ, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

O elenco é formado por Alessandro Conceição, Beatriz Mendes, Dominick Retinta, Gabriel Horsth, Maiara Carvalho, Manu Marinho, Manu Rosa, Marcelo Dantas, Naticlau, Nlaisa Luciano e Raquel Dias.

SERVIÇO:

Temporada da peça de Teatro-Fórum Gêneres

  • Quando: 13 a 15 de outubro
  • Horário: 18h
  • Local: CTO – Av. Mem de Sá, 31 – Lapa
  • Grátis

Quando: 21 de outubro

Horário: 19h

Local: Teatro Noel Rosa – UERJ, Campus Francisco Negrão de Lima – Pavilhão João Lyra Filho – Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã

Grátis

Quando: 22 e 29 de outubro

Horário: 18h

Local: CTO – Av. Mem de Sá, 31 – Lapa

Grátis

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via