Cia de Ballet Dalal Achcar se apresenta em Petrópolis

Foto: Márcia Ribeiro

Petrópolis se prepara para viver duas noites de pura arte e emoção com o espetáculo “Triple Bill”, apresentado pela Cia de Ballet Dalal Achcar, nos dias 30 de maio e 1º de junho, no palco do histórico Teatro Imperial. Os espetáculos contam com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura e produção da Aventura, dos sócios Aniela Jordan, Luiz Calainho e Giulia Jordan

Composto por três coreografias — Cardinal, Paradise Garden e FugA Technic@— o espetáculo promete encantar o público com uma apresentação cheia de emoção. A proposta do “Triple Bill” é oferecer uma experiência envolvente, reunindo diferentes estilos de dança e música em uma única noite.

Sob a direção da renomada Dalal Achcar, o espetáculo traz a assinatura de três grandes nomes da dança: a própria Dalal, Vassili Sulich e Eric Frederic. Cada coreografia revela uma identidade própria, explorando desde a tradição até a inovação, num diálogo harmonioso entre o clássico e o contemporâneo.

No palco, 20 bailarinos dão vida às obras, desafiando seus limites técnicos e emocionais, e entregando ao público interpretações que transbordam paixão, precisão e beleza. Para os artistas, é uma oportunidade de mergulhar em diferentes linguagens coreográficas, para o público, um convite para se emocionar e se surpreender com a versatilidade da dança.

Coreografias:

“CARDINAL”

  • Música: Johan Sebastian Bach
  • Coreografia: Dalal Achcar

Para compor Cardinal, Dalal escolheu o Concerto em ré menor para cravo e cordas de Bach, mas buscou uma maneira especial de interpretar coreograficamente a sua música. Procurou no caráter universal do grande compositor o espaço de brasilidade que Villa-Lobos encontrou e consagrou o criar as Bachianas. Os movimentos de Cardinal executados no estilo neoclássico, acrescenta de modo extremamente sutil formas e intenções de danças tipicamente brasileiras. O olhar apurado pode encontrar a inspiração de alguns passos do frevo ou uma leve ginga dançada na ponta, tudo muito suave, sem atravessar a perfeita musicalidade do genial compositor alemão.

“PARADISE GARDEN” (Pas-de-deux)

  • Coreografia Vassili Sulich
  • Música Frederic Delius (The Walk in the Paradise Garden)

Pas-de-deux em estilo neoclássico criado pelo coreógrafo Vassili Sulich sobre o intermezzo “O Caminho para o Jardim do Paraíso” de Frederick Delius, retirado de sua ópera “A Village Romeo and Juliet”. Inspirado no libreto da ópera, Sulich traz em sua obra o duelo entre o amor sublime e o mundo real.

“FugA TECHNIC@” 

  • Coreografia Eric Frederic
  • Música Alexander Bàlanescu (Possessed)

FugA Technic@ é um balé onde a técnica se torna pura arte. Clássica e estilizada, ela leva os corpos ao limite, prendendo a respiração do público do primeiro ao último momento. A música carrega a dança como uma onda irresistível, e é somente no final, num ímpeto de emoção, que respiramos novamente, levados pela potência coreográfica e pela intensidade sublime desta obra.

A companhia

Patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, via lei federal de incentivo à cultura, a CIA DE BALLET DALAL ACHCAR baseia sua trajetória em mais de 50 anos de história ligada a dança de sua fundadora a diretora e coreografa Dalal Achcar e a Associação de Ballet do Rio de Janeiro. No trabalho de sua companhia, pináculo do projeto “A DANÇA COMO PODER DE TRANSFORMAÇÃO”, Dalal une a técnica e arte com personalidade, emoção e identidade, acreditando que todo processo na humanidade passa pelo afeto. Afeto em sua forma ampla infiltrando, despertando e levando as pessoas a aventurar-se nessa grande viagem que é a fruição. A Cia é formada por 20 bailarinos profissionais das mais variadas origens que trazem em sua bagagem amor pela dança e muitas histórias para compartilhar e dançar. O repertorio é trabalhado de forma universal com clássicos e contemporâneos, criados por renomados coreógrafos nacionais e internacionais, sem esquecer do trabalho experimental que traz o futuro, o novo.

BAILARINOS

Beatriz Loureiro, Camila Lino, Debora Gomes, Gabriela Sisto, Julia Pera, Lais Lourenço, Lívia de Castro, Luana Gali, Mariana Rodrigues, Sophia Temis e Thais Cabral, Fernando Mendonça, Gustavo Ventali, Jean Pires, João Luis da Matta, Matheus Benevides, Matheus Brito, Mirosmar Ribeiro, Luiz Machado e Vinícios Oliveira

Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem a visão de mundo e criarem perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.

Nos anos 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

Aventura

Fundada em 2008, e liderada por Aniela Jordan, diretora artística e produção e geral, e por Luiz Calainho, diretor de marketing e negócios, a Aventura é referência na produção de espetáculos de altíssima qualidade, que tornou o mercado de teatro musical um dos principais segmentos da economia criativa no Brasil. A empresa se estabeleceu como uma grande aliada da multiplicidade artística, fundamental para o desenvolvimento social, econômico e cultural. A sua missão é transformar grandes ideias em realidade, criando fortes conexões entre marcas e projetos. São mais de 40 produções, de espetáculos inéditos e de versões da Broadway, como “Elis, a musical”, “A Noviça Rebelde”, “Sete”, “O Mágico de Oz”, “SamBRA”, “Chacrinha, o musical”, “Romeu & Julieta, ao som de Marisa Monte”, “Merlin e Arthur, um sonho de liberdade” e o infantil “Zaquim”.

Em 2022, a produtora inovou com o primeiro musical em formato de série do país, o “Vozes Negras – A Força do Canto Feminino”, e com o musical “Seu Neyla”, apresentado em dois palcos com o uso da internet para criar uma experiência diferenciada no espectador, além de estrear uma parceria com a Disney – Pixar com o espetáculo “Pixar in Concert”. Com o objetivo de democratizar o acesso à cultura, criou a Cia Stone de Teatro, projeto de teatro itinerante no interior do Brasil e é a responsável pela produção da Cia de Ballet Dalal Achcar. Ao todo, foram mais de 3,8 mil apresentações e cerca de 4,5 milhões de espectadores, números que não param de crescer.

SERVIÇO:

Local: Teatro Imperial – R. Mal. Deodoro, 192 – Centro, Petrópolis – RJ, 25620-150

Datas e Horários

30 de maio às 20h

01 de junho às 18h

Duração: 60 minutos

Classificação: Livre

Vendas no site: Ingresso Digital – https://ingressodigital.com//evento/16309,16310/Cia_de_Ballet_Dalal_Achcar__Triple_Bill

Related posts

Gustavo Gasparani e Isio Ghelman em Nas Selvas do Brazyl, direção Daniel Herz, texto Pedro Kosovski

Suzy Brasil na estreia de “Uma noite horripilante!

Obra de Guimarães Rosa inspira peça em cartaz no Rio