Areninha Sandra Sá em Santa Cruz recebe a renomada Cia Híbrida do diretor e coreógrafo Renato Cruz , com apresentação única do espetáculo de dança urbana e contemporânea NOVO FLUXO, um ensaio sobre confluência, compartilhamento , coexistência, desafios da contemporaneidade.
Sinopse
Interromper a exigência de aceleração. Despressurizar a pressão. Abrir mão de todo desempenho. Abafar a voz da radicalização. Estancar a violência.
Des-represar o novo que insiste em chegar, abrindo espaço para energias outras.
Novo é o fluxo que des-agua na cena que constrói o porvir.
Con-fluenciar, com-partilhar, para co-existir. Comunicar com o corpo aquilo que a palavra não dá conta. E como um rio que rende ao se juntar a outros rios (Antonio Bispo), experimentar a potência de encontrar outros caminhos (Aylton Krenak).
Novo Fluxo é a última parte de uma série iniciada em 2015, que se desenvolveu a partir dos desafios de viver na contemporaneidade (Non Stop, Ininterrupto, Contenção, Abrupto, Antiflow). Novo Fluxo é um ensaio sobre confluência, compartilhamento e coexistência.
Direção geral, concepção e coreografia: Renato Cruz.
O espetáculo é livremente inspirado nos escritos de Aitlon Krenak e Antônio Bispo, e sugere uma mensagem esperançosa que encontra eco nos conceitos de confluência, compartilhamento e coexistência partilhado por esses autores, como forma de criar um futuro mais generoso para as pessoas para o mundo.
A Companhia Híbrida apresenta o espetáculo Novo Fluxo, criado através do projeto Novo Fluxo – Criação/Difusão, realizado com recursos provenientes do Edital Pró-Carioca Linguagens – Programa de Fomento à Cultura Carioca, integrado à PNAB – Plano Nacional de Aldir Blanc, promovido pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.
Ficha Técnica:
- Direção geral, concepção e coreografia: Renato Cruz
- Direção de produção: Steffi Vigio
- Ensaiador: Jefte Francisco
- Intérpretes criadores: Fábio Max, Jefte Francisco, Josh Antonio, Maju Freitas, Rayan Sarmento, Tamara Catharino, Yuri Tiger
- Iluminação: Renato Machado e Diego Diener
- Música: – Lucas Marcier e Gabriel Amorim
- Figurinos: Karlla de Luca
- Designer gráfico – Isabela Schubert
- Gerenciamento de redes sociais: Infusão Marketing Digital
- Assessoria de Imprensa: Claudia Bueno
Serviço:
Areninha Cultural Sandra Sá – R. Doze, 1 – Santa Cruz – Ingressos a R$ 1,00 – Livre
26 de setembro – sexta-feira – 19h
Obs: 17h oficina de dança gratuita ministrada pela Cia Híbrida – inscrição no ato de chegada e indicativa para maiores de 12 anos
A Cia:
Criada em 2007, a Companhia Híbrida é hoje uma das mais atuantes do Brasil. É dirigida pelo coreógrafo Renato Cruz, artista residente de importantes centros culturais tais como Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, Le Centquatre, Parc de la Villette e Le Carreau du Temple, situados em Paris.
Recebeu diversos prêmios, como Funarte de Dança Klauss Vianna, Fundo de Apoio à Dança, Fomento à Cultura Carioca, O Boticário na Dança, Iberescena, Prêmio Funarj de Dança, Sesc Pulsar, entre outros, com destaque para o Primeiro Prêmio Cesgranrio de Dança na categoria Melhor Espetáculo, para Ininterrupto, criação de 2018.
A Cia já dançou em diversos festivais, mostras e temporadas por todo o Brasil e apresentou suas obras em vários países. Por seis anos consecutivos, a Cia. Híbrida teve suas obras figurando na lista de Melhores Espetáculos de Dança do jornal O Globo.
Em 2025, realiza o projeto Novo Fluxo – Criação Difusão, que propõe atividades de criação, formação e circulação de dança graças ao edital Pró-Carioca; fará nova turnê em Paris e desenvolverá nova criação junto ao Sesc Pulsar.
