Companhia teatral especializada em Teatro de Sombras, Cia. Quase Cinema encerra suas circulações do ano com apresentações do espetáculo “Lambe Lambe da Roça” nas cidades de Pindamonhangaba e Taubaté. Todas as apresentações são gratuitas e evocam o teatro de rua, livre e acessível ao público, para apresentar a arte do Teatro de Sombras para toda família. No dia 18 de dezembro, a companhia estará na Praça Monsenhor Marcondes em Pindamonhangaba, e no dia 20 de dezembro, encerra sua temporada no Sítio do Pica Pau Amarelo, em Taubaté, cidade sede da Cia. Quase Cinema.
A peça “Lambe Lambe da Roça” traz o universo rural como cenário de suas narrativas e uma proposta diferente: assistir ao espetáculo através de uma caixa-preta que leva o público a histórias repletas de magia e diversão. Por um pequeno visor, cada espectador tem o seu momento para assistir à peça, deixando as ruas e praças de fora para adentrar em um novo mundo. São tramas diversas que se unem pelo mundo encantado da nossa fauna e flora nativa, pela linguagem do lambe-lambe e pelo teatro em miniatura. Uma combinação e tanto para transportar o público em uma experiência que só o teatro pode criar.
O espetáculo é o primeiro da renomada Cia. Quase Cinema a unir a linguagem do Teatro de Sombras com a do Lambe Lambe. “Esta forma teatral brasileira foi criada pelas artistas baianas Denise dos Santos e Ismine Lima no ano de 1989”, conta Ronaldo Robles, diretor da Cia. “Originalmente, os fotógrafos de rua utilizavam máquinas, em forma de caixa, onde o processo de revelação consistia em lamber o negativo. Assim, o Lambe Lambe é um espetáculo que acontece para um único espectador dentro de uma caixa.”
Como forma de democratizar o acesso a essas linguagens, as apresentações de “Lambe Lambe da Roça” acontecem em espaços públicos, de forma gratuita, retornando a forma de origem destas atividades de rua. Assim, os mais diversos públicos podem encontrar formatos artísticos acessíveis, em suas mais diferentes maneiras. Fazendo da troca também uma forma de perpetuar a magia que cada viagem por uma caixa-preta traz.
Sinopse: São histórias sobre o universo da roça, um mundo encantando se abre dentro das caixas de lambe lambe. Serão várias histórias onde o espectador poderá ver uma após a outra.
SERVIÇO | “Lambe Lambe da Roça”
Dia 18 de dezembro às 18h | Pindamonhangaba
Local: Praça Monsenhor Marcondes
Rua Cap. José Martiniano Viêira Ferraz, 1
Centro, Pindamonhangaba
Dia 20 de dezembro às 14h | Taubaté
Local: Sítio do Pica Pau Amarelo
Apresentações gratuitas
Duração: 1 hora
Classificação: Livre
Maiores informações em https://www.ciaquasecinema.com/
FICHA TÉCNICA
- Dramaturgia e Direção: Ronaldo Robles e Silvia Godoy
- Produção Musical: Mano Bap e Maike Marques
- Caixeiros teatro Lambe Lambe: Amanda Cardoso, Guilherme Moreira, Ronaldo Robles, Silvia Godoy e Maike Marques
- Web designer e arte gráfica: Guilherme Moreira
- Produção: Flavia Fernandes
- Assessoria de Imprensa: Maiara Tissi
Cia. Quase Cinema:
A Cia Quase Cinema foi criada em 2004, grupo que pesquisa dança, performance, cinema, teatro, e artes visuais. O teatro de sombras surge como possibilidade potente de comunicação, devido ao universo onírico e imagético desta técnica milenar que encanta todos os públicos. Criamos e produzimos cinema de animação ao vivo dentro do universo das artes da cena. Nossa pesquisa rompeu com o tradicional teatro de sombras com inovações: incorporamos diferentes suportes, pesquisamos novas fontes de luz, novas tecnologias e novos formatos, trabalhamos o espaço cênico como elemento complexo e levamos as sombras do teatro para o espaço urbano. Produzimos espetáculos e fomentamos esta arte através de cursos, workshops, oficinas e com a realização do FIS – Festival Internacional de Teatro de Sombras.