Cia. Quase Cinema encerra temporada da peça “Lambe Lambe da Roça” neste final de semana

Companhia teatral especializada em Teatro de Sombras, Cia. Quase Cinema encerra suas circulações do ano com apresentações do espetáculo “Lambe Lambe da Roça” nas cidades de Pindamonhangaba e Taubaté. Todas as apresentações são gratuitas e evocam o teatro de rua, livre e acessível ao público, para apresentar a arte do Teatro de Sombras para toda família. No dia 18 de dezembro, a companhia estará na Praça Monsenhor Marcondes em Pindamonhangaba, e no dia 20 de dezembro, encerra sua temporada no Sítio do Pica Pau Amarelo, em Taubaté, cidade sede da Cia. Quase Cinema.

A peça “Lambe Lambe da Roça” traz o universo rural como cenário de suas narrativas e uma proposta diferente: assistir ao espetáculo através de uma caixa-preta que leva o público a histórias repletas de magia e diversão. Por um pequeno visor, cada espectador tem o seu momento para assistir à peça, deixando as ruas e praças de fora para adentrar em um novo mundo. São tramas diversas que se unem pelo mundo encantado da nossa fauna e flora nativa, pela linguagem do lambe-lambe e pelo teatro em miniatura. Uma combinação e tanto para transportar o público em uma experiência que só o teatro pode criar. 

O espetáculo é o primeiro da renomada Cia. Quase Cinema a unir a linguagem do Teatro de Sombras com a do Lambe Lambe. “Esta forma teatral brasileira foi criada pelas artistas baianas Denise dos Santos e Ismine Lima no ano de 1989”, conta Ronaldo Robles, diretor da Cia. “Originalmente, os fotógrafos de rua utilizavam máquinas, em forma de caixa, onde o processo de revelação consistia em lamber o negativo. Assim, o Lambe Lambe é um espetáculo que acontece para um único espectador dentro de uma caixa.”

Como forma de democratizar o acesso a essas linguagens, as apresentações de “Lambe Lambe da Roça” acontecem em espaços públicos, de forma gratuita, retornando a forma de origem destas atividades de rua. Assim, os mais diversos públicos podem encontrar formatos artísticos acessíveis, em suas mais diferentes maneiras. Fazendo da troca também uma forma de perpetuar a magia que cada viagem por uma caixa-preta traz.

Sinopse: São histórias sobre o universo da roça, um mundo encantando se abre dentro das caixas de lambe lambe. Serão várias histórias onde o espectador poderá ver uma após a outra. 

SERVIÇO | “Lambe Lambe da Roça”

Dia 18 de dezembro às 18h | Pindamonhangaba

Local: Praça Monsenhor Marcondes
Rua Cap. José Martiniano Viêira Ferraz, 1
Centro, Pindamonhangaba

Dia 20 de dezembro às 14h | Taubaté
Local: Sítio do Pica Pau Amarelo

Apresentações gratuitas
Duração: 1 hora
Classificação: Livre 

Maiores informações em https://www.ciaquasecinema.com/ 

FICHA TÉCNICA 

  • ​​Dramaturgia e Direção: Ronaldo Robles e Silvia Godoy
  • Produção Musical: Mano Bap e Maike Marques 
  • Caixeiros teatro Lambe Lambe: Amanda Cardoso, Guilherme Moreira, Ronaldo Robles, Silvia Godoy e Maike Marques 
  • Web designer e arte gráfica: Guilherme Moreira
  • Produção: Flavia Fernandes
  • Assessoria de Imprensa: Maiara Tissi

Cia. Quase Cinema:

A Cia Quase Cinema foi criada em 2004, grupo que pesquisa dança, performance, cinema, teatro, e artes visuais. O teatro de sombras surge como possibilidade potente de comunicação, devido ao universo onírico e imagético desta técnica milenar que encanta todos os públicos. Criamos e produzimos cinema de animação ao vivo dentro do universo das artes da cena. Nossa pesquisa rompeu com o tradicional teatro de sombras com inovações: incorporamos diferentes suportes, pesquisamos novas fontes de luz, novas tecnologias e novos formatos, trabalhamos o espaço cênico como elemento complexo e levamos as sombras do teatro para o espaço urbano. Produzimos espetáculos e fomentamos esta arte através de cursos, workshops, oficinas e com a realização do FIS – Festival Internacional de Teatro de Sombras.

Related posts

Bossa Nova Mall encerra o ano com última edição do Circuito Bossa

Quero apresenta “Quero Contar a Minha História”: Ary Fontoura e grandes nomes da internet compartilham memórias e receitas que emocionam

Réveillon da Paz terá missa, música e adoração na virada do ano no Recreio