O Circuito Vozes do Corpo chega a 11° edição consolidando-se como o festival pioneiro de dança contemporânea das periferias de São Paulo. A Iniciativa é realizada pela Cia Sansacroma e está com inscrições abertas para contemplar 18 trabalhos artísticos.
O cronograma da 11ª edição do Circuito Vozes do Corpo teve início em 23 de dezembro, marcando o período de inscrições para os espetáculos, e se estendem até 19 de janeiro de 2024, sendo realizadas por meio do Google Forms. Ao final de janeiro, está previsto o anúncio dos espetáculos selecionados, juntamente com a divulgação das datas correspondentes. Em fevereiro, a confirmação dos artistas e o contato com os produtores, as apresentações estão agendadas para ocorrerem de 04 a 22 de março.
Nesta edição, o eixo curatorial “Corpos Plurais em Dança” propõe uma reflexão e questionamento sobre padrões hegemônicos relacionados à noção do corpo, pretitude, processo e estética.
Para isso, a seleção de trabalhos será dividida em quatro eixos: Espaços Cênicos – espetáculos voltados para espaço cênicos, que acontecerão na Fábrica de Cultura do Jardim São Luís; Rua – Espetáculos de Rua. As apresentações ocorrerão em ruas e praças da região do Capão Redondo e Jardim São Luís.
Pequenas Danças – Categoria destinada a produção de performances em dança com a duração entre 15 e 25 minutos, que acontecerão na Fábrica de Cultura do Jardim São Luís e Residência – Coletivos que irão participar de uma residência junto a Cia Sansacroma com duração de uma semana. As ações envolvem trocas de saberes e pesquisas através de laboratórios de criação mediados pelos grupos participantes, compartilhamento de processo e tour na região para conhecer os movimentos e coletivos culturais.
Esse projeto está sendo realizado com o apoio do edital PROAC nº 40/2023 – eventos culturais / produção e realização de mostra, festival, conferência, seminário ou premiação realizado pela Secretaria Da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
SERVIÇO
11° edição do Circuito Vozes do Corpo
Até 19 de janeiro: Período de inscrições online via Google Forms.
Final de Janeiro de 2024: Anúncio dos selecionados e divulgação das datas.
Fevereiro de 2024: Confirmação dos artistas e contato com os produtores.
Março de 2024: Realização do 11° Circuito Vozes do Corpo, com ênfase na Residência Artística de 04 a 08 de março e apresentações de 12 a 22 de março em diversos locais.
CIA SANSACROMA
Criada em 2002 pela artista e pensadora de dança Gal Martins, a Cia. Sansacroma tem como ponto de partida as poéticas do corpo negro e como ele está inserido na sociedade. Focaliza temas pertinentes à sociedade atual, no modo em que chegam e afetam a todos diretamente, seja no cotidiano das ruas, nas relações sociais e interpessoais, na mídia ou na própria arte. A Dança da Indignação, conceito criado pela artista, norteia a pesquisa de linguagem estética da companhia, que pretende reverberar no ato dançante as indignações coletivas, numa abordagem político-poética que aponta para as intersecções entre arte e vida.