Com um ciclo de cinema e palestra que integraram agenda, o Instituto Cervantes do Rio de Janeiro encerra esta etapa da programação com o filme Mal de caña (República Dominicana, 2021), de Juan A. Zapata.
O ciclo de cinema “Transatlântidas – A terceira raiz africana”, apresentou o que há de mais relevante no cinema latino-americano, tendo a ilha como espaço e a ilha como metáfora do isolamento dos protagonistas afro-descendentes nos quatro filmes latino-americanos, carregados de força e reivindicação. Entre os longas exibidos no auditório: La arrancada (Cuba, 2019), de Aldemar Matias; Vals de Santo Domingo (República Dominicana, 2021), de Tatiana Fernández; Breve miragem de sol (Brasil, 2019), de Eryk Rocha.
Ciclo de Cinema “Transatlântidas”
Local: Auditório Instituto Cervantes
Horário: 18h30
Entrada gratuita
Informações: https://cultura.cervantes.es/riodejaneiro/pt/transatl%c3%a1ntidas.-la-tercera-ra%c3%adz-africana/162400
Dia 1 de dezembro: Mal de caña (República Dominicana, 2021), de Juan A. Zapata
Mal de caña narra a marginalização dos trabalhadores haitianos na República Dominicana, presos nos canaviais, onde lhes são negados os seus direitos cívicos e todos os tipos de serviços básicos. Para sair desta ilha de miséria, alguns tentam, sem muita esperança, trabalhar fora da plantação, outros são expulsos da casa onde viveram toda a vida, e os demais tentam resistir.
Serviço
“Espanha Afro”
- Local: Auditório do Instituto Cervantes
- Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 62 – Botafogo