Mal de caña

Ciclo de cinema do Instituto Cervantes encerra programação na sexta

por Redação

Com um ciclo de cinema e palestra que integraram agenda, o Instituto Cervantes do Rio de Janeiro encerra esta etapa da programação com o filme Mal de caña (República Dominicana, 2021), de Juan A. Zapata.

O ciclo de cinema “Transatlântidas – A terceira raiz africana”, apresentou o que há de mais relevante no cinema latino-americano, tendo a ilha como espaço e a ilha como metáfora do isolamento dos protagonistas afro-descendentes nos quatro filmes latino-americanos, carregados de força e reivindicação. Entre os longas exibidos no auditório: La arrancada (Cuba, 2019), de Aldemar Matias; Vals de Santo Domingo (República Dominicana, 2021), de Tatiana Fernández; Breve miragem de sol (Brasil, 2019), de Eryk Rocha.

Ciclo de Cinema “Transatlântidas”

Local: Auditório Instituto Cervantes

Horário: 18h30

Entrada gratuita

Informações: https://cultura.cervantes.es/riodejaneiro/pt/transatl%c3%a1ntidas.-la-tercera-ra%c3%adz-africana/162400

Dia 1 de dezembro: Mal de caña (República Dominicana, 2021), de Juan A. Zapata

Mal de caña narra a marginalização dos trabalhadores haitianos na República Dominicana, presos nos canaviais, onde lhes são negados os seus direitos cívicos e todos os tipos de serviços básicos. Para sair desta ilha de miséria, alguns tentam, sem muita esperança, trabalhar fora da plantação, outros são expulsos da casa onde viveram toda a vida, e os demais tentam resistir.

Serviço

“Espanha Afro”

  • Local: Auditório do Instituto Cervantes
  • Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 62 – Botafogo

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via