Cidade do Samba oferece exames gratuitos para trabalhadoras do Carnaval

Foto: Caio Marcelino / Liesa

Acostumada com o batuque do samba e com a produção de fantasias e alegorias para o Rio Carnaval, a Cidade do Samba receberá nesta quinta (28) e sexta-feira (29) ações voltadas ao cuidado com a saúde das mulheres. Em uma iniciativa inédita da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) com a Tuise, serão oferecidos exames gratuitos de densitometria óssea e mamografia, além de atendimento psicológico com profissionais especializados para as trabalhadoras dos barracões e as colaboradoras da empresa especializada em gestão de saúde.

De acordo com dados preliminares, a expectativa é atender cerca de 150 pessoas, entre 8h e 18h, nos dois dias de evento. No caso dos exames, as trabalhadoras das escolas de samba receberam um formulário prévio e já realizaram os agendamentos. Para a psicologia, as pessoas interessadas poderão ir diretamente ao local.

“A Cidade do Samba é o espaço onde nascem os desfiles das escolas de samba. E grande parte dessa produção é feita pela mente criativa e pelas mãos competentes de mulheres sambistas. Então, nada mais justo do que levar esse cuidado até elas. São apenas alguns minutos de exames que podem trazer o diagnóstico precoce e prevenir problemas mais sérios”, ressaltou o diretor financeiro da Liesa, João Drumond.

Para a diretora operacional da Tuise, Alexandra Esteves Machado, o evento é uma oportunidade para reforçar a atenção com a saúde das sambistas: “A parceria com a Liesa é mais do que uma união de esforços, é um compromisso concreto com a saúde e o bem-estar das mulheres. Juntas, conseguimos ampliar o alcance dessa iniciativa, oferecendo cuidado preventivo, humano e de qualidade”, destacou.

A Cidade do Samba fica na Rua Rivadávia Correa, 60, na Gamboa.

Related posts

Liderado por Klebber Toledo e Di Ferrero, festival gratuito chega à Barra da Tijuca unindo esporte, sustentabilidade e cultura

Às vésperas da COP30, que será realizada em Belém (PA), Museu do Jardim Botânico promove debate sobre ecologia quilombola

Raízes Daqui encerra outubro com oficinas de Frevo e prepara grande final com Bumba-meu-boi