Cine Autorama leva o cinema drive-in ao Rio de Janeiro

As sessões gratuitas também têm espaço com cadeiras para democratizar o acesso para o público que não possui veículo - Lubrificantes Mobil™ patrocina a programação que exibe os longas-metragens “Mussum, o Filmis”, “Gran Turismo” e “De Volta Para o Futuro 2”

Cinema com nostalgia! Essa é uma das sensações que o Cine Autorama costuma despertar no público em suas sessões de cinema drive-in, formato onde as pessoas assistem aos filmes a céu aberto e de dentro de seus carros. Com patrocínio da marca Mobil™, a temporada 2024 do Cine Autorama inclui o Rio de Janeiro, com sessões nos dias 19, 20 e 21 de julho.

Os ingressos gratuitos ficam disponíveis para o público pelo site www.cineautorama.com.br, onde também está a programação de todas as cidades.

O público que não possui carro também pode conhecer o evento, o Cine Autorama oferece uma pequena plateia de cadeiras, democratizando o acesso. Para o acesso como pedestre não é preciso reservar ingressos, a ocupação dos lugares é por ordem de chegada. No Rio de Janeiro haverá 100 vagas para carros e 20 cadeiras por sessão.

Programação Cine Autorama no Rio de Janeiro

Sexta-feira (19), o documentário ‘Motoboys do Brasil’ abre a programação (19h), com uma narrativa sobre a rotina e desafios de motoboys de diversas partes do país. Em seguida, será exibida a produção brasileira “Mussum, o Filmis” (20h), a cinebiografia do humorista Mussum, também músico e integrante do famoso quarteto Os Trapalhões. Esta exibição terá recursos de acessibilidade.

No sábado (20), a sessão terá recursos de acessibilidade com exibição de seleção de seleção de curtas-metragens (19h), seguida pelo longa ‘Gran Turismo – De Jogador a Corredor’ (20h), o drama de ação leva o nome da franquia de jogos homônima iniciada em 1997 e é baseado em uma história da real, diretamente relacionada aos jogos.

Domingo (21), inicia com seleção de curtas metragens (18h30), com recursos de acessibilidade, depois o longa ‘De Volta Para o Futuro 2’ (19h30), um clássico dos anos 80 sobre viagem do tempo num DeLorean, o cientista Doc Brown e Marty McFly.

Cinema em formato retrô!

O cinema drive-in atrai não só os amantes da sétima arte, mas também encanta o público variado e de todas as idades. As novas gerações chegam animadas para conhecer a experiência e os mais velhos para vivenciar os tempos clássicos. Ícone da cultura norte-americana desde a década de 30, proporciona uma forma diferente, charmosa e nostálgica de assistir a filmes. 

O Cine Autorama é o primeiro cinema drive-in itinerante do Brasil, completou oito anos de atividades com sucesso de público, em sessões concorridas pelos diferentes locais e cidades por onde circulou.

As sessões acontecem ao ar livre, onde os veículos são organizados em fileiras pela equipe, em frente à telona inflável do Autorama. O público assiste acomodado, e à vontade, de dentro dos seus carros. Também é disponibilizada uma pequena área externa com cadeiras, para quem preferir ficar mais pertinho da tela ou ir a sessão como pedestre. De dentro dos carros, para ouvir o som do filme, basta sintonizar a rádio na frequência indicada na tela de projeção.

Marília Goldschmidt, gerente de marketing dos lubrificantes Mobil™, conta: ”Estamos muito contentes em patrocinar um evento tão democrático que proporciona um momento de descontração e acesso à cultura para os moradores do Rio de Janeiro e também muito orgulhosos em ver o documentário Motoboys do Brasil, patrocinado pela Mobil™, fazendo parte da programação desta temporada do Cine Autorama”.

“Animados para a temporada 2024 e para retornar ao Rio com o Cine Autorama, onde só fizemos sessões em 2021. Selecionamos uma programação de filmes dividida em três datas, para que o público possa escolher e se divertir conosco.”, compartilha Marco Costa, idealizador e coordenador geral do Cine Autorama.

A curadoria do Cine Autorama tem como pilares selecionar filmes de grande sucesso no cinema, como as produções memoráveis que despertam o sentimento de nostalgia no público, além de trazer o cinema brasileiro e também filmes que possam reunir toda a família.

O Cine Autorama no Rio de Janeiro é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com patrocínio da lubrificantes Mobil™, apoio Associação Atlética Portuguesa, realização Cine Autorama, Ministério da Cultura e Governo Federal, União e Reconstrução.

Serviço

Cine Autorama no Rio de Janeiro

  • Local: Associação Atlética Portuguesa
  • Data: 19, 20 e 21 de julho de 2024
  • Horário: 19h e 20h (sexta e sábado), 18h30 e 19h30 (domingo)
  • Endereço: Rua Haroldo Lobo, 400 – Ilha do Governador, RJ
  • Capacidade: 100 carros por sessão + 20 cadeiras (para o público pedestre não há reserva de ingressos, ocupação por ordem de chegada)
  • Ingresso: gratuito

Reserva pelo site www.cineautorama.com.br, cada ingresso é válido por veículo. Distribuição por lotes: 1º lote disponível, 2º lote em 8/07, 3º lote em 15/07, sempre às 12h.

PROGRAMAÇÃO

Dia 19/07 (sexta-feira)

19h

Motoboys do Brasil

(Mauro Rossi e Mirelle Hampel  – Brasil – 2024 – Documentário – 40min – Livre)

Em uma sociedade movida pela mobilidade e velocidade, os motoboys brasileiros se tornaram protagonistas. O projeto “Motoboys do Brasil” traz à tona histórias desses trabalhadores sobre duas rodas, narrativas pessoais e culturais, de diferentes localidades pelo país. Uma homenagem a esta profissão que movimenta não apenas mercadorias, mas toda a sociedade, destacando também sua importância para o desenvolvimento das cidades.

20h

Mussum, o Filmis

(de Silvio Guindane – Brasil – 2022 – Biografia/Comédia – 122 minutos – 12 anos) 

Sinopse

A cinebiografia brasileira tem base no livro Mussum – uma história de Humor e Samba, de Juliano Barreto. A trama mostra a história real sobre a vida e trajetória de Antônio Carlos Bernardes Gomes, popularmente apelidado de Mussum, um garoto pobre, filho de empregada doméstica analfabeta e com passado militar, Mussum ficou conhecido por ter se tornado um dos maiores humoristas do Brasil. Além de fundar o grupo musical Os Originais do Samba, ele encontrou seu caminho para a fama na televisão após se unir ao famoso quarteto Os Trapalhões.

(exibição com recursos de acessibilidade)

Dia 20/07 (sábado)

19h

Curtas-metragens (sessão com recursos de acessibilidade)

20h

Gran Turismo

(Neill Blomkamp – EUA – 2023 – Esportes/Drama/Ação – 2h14 – 12 anos)

Gran Turismo – De Jogador a Corredor é baseado na inacreditável história de um time de azarões improváveis: um gamer da classe trabalhadora que passa por dificuldades, um ex-piloto de corrida fracassado e um executivo de automobilismo idealista.

(exibição com recursos de acessibilidade)

Dia 21/07 (domingo)

18h30

Curtas-metragens (sessão com recursos de acessibilidade)

19h30

De Volta Para o Futuro 2

(Robert Zemeckis – EUA – 1989 – Ficção Científica/Comédia – 1h48 – 12 anos)

Sinopse

Em sua máquina do tempo, o DeLorean, o cientista Doc Brown leva Marty McFly e sua namorada para o futuro, de 1985 para o ano de 2015, a fim de resolver uma questão familiar no futuro deles. Mas Biff, velho inimigo da família, interfere e altera a história em seu benefício, forçando a dupla a retornar a 1955 para restaurar a linha do tempo.

Acompanhe o Cine Autorama:

https:/cineautorama.com.br

www.instagram.com/cineautorama

Cine Autorama

O Cine Autorama foi o primeiro cinema drive-in móvel a surgir no Brasil. Além da experiência atrativa e diferenciada, o projeto democratiza e populariza o acesso à cultura, oferecendo sessões sempre gratuitas. Desde 2015, o Cine Autorama já realizou mais de 500 sessões para cerca de 131 mil pessoas em todo o país. Completou oito anos de atividades, com sessões exibidas para mais de 100 cidades de diferentes estados brasileiros. Em São Paulo, o circuito itinerante já marcou presença em locais icônicos da cidade como o Memorial da América Latina, Praça Charles Miller, Assembleia Legislativa de São Paulo e aeroporto Campo de Marte.