Até o próximo dia 15 de agosto estão abertas as inscrições para exibição de produções na 4ª edição do Festival de Curtas Cine Tia Nilda. Os interessados devem preencher o formulário on line. As obras serão divididas em quatro temáticas, uma para cada dia, sendo infantil, cinema livre, cinema LGBTQIAPN+ e cinema negro.
No ano passado, foram selecionados 15 curtas, divididos nos quatro dias de exibição. Este ano, as inscrições seguem até o dia 15 de agosto, a seleção será feita até 1º de setembro, quando serão anunciados os curtas que serão exibidos no Festival.
A 4ª edição do Festival de Curtas Cine Tia Nilda será realizado na Arena Dicró, entre os dias 25 e 28 de setembro deste ano. O projeto é idealizado pelo fotógrafo e produtor cultural Diego Lima, da comunidade do Dourado, em Cordovil, onde nasceu e viveu por toda a sua vida. Para ele, o Festival chegar à sua quarta edição é, por si só, um motivo de comemoração.
“Eu fico muito feliz em ver o Festival se firmar cada vez mais dentro do calendário de festivais de cinema do Rio de Janeiro. Pelo segundo ano, realizaremos o Festival na Arena Dicró, Coração da Zona Leopoldina, nosso território, o que nos deixa muito animados também. É um festival feito por e para pessoas periféricas e faveladas, com o intuito de dar visibilidade e criar conexões entre esses realizadores. Serão quatro dias de muito cinema periférico, música boa, bate-papo e encontros”, comemora Diego.
CineClube
O CineClube Tia Nilda é um projeto cultural que tem como objetivo impulsionar, propagar e incentivar a cultura e o encontro social através do cinema brasileiro. O projeto foi fundado no ano de 2012, na comunidade do Dourado, bairro de Cordovil, Zona Norte do Rio de Janeiro, através da realização de sessões de cinema, integradas com oficinas de arte e educação.
Durante a trajetória, além das sessões, são realizadas diversas atividades culturais como oficinas e cursos em diversas linguagens artísticas para crianças, jovens e adultos contemplando toda a comunidade. A missão do CineClube Tia Nilda é proporcionar atividades culturais gratuitas, possibilitando a inclusão, visibilidade e protagonismo social dos moradores. A visão do CineClube é de se fortalecer enquanto espaço cultural, para continuar apoiando a comunidade através da arte, cultura e educação.
Quem foi Tia Nilda
Nilda Campos de Lima foi uma importante líder da comunidade do Dourado, onde nasceu e viveu por toda a sua vida. Atuou na expansão da comunidade, abrigando moradores e oferecendo auxílio aos mais necessitados. Seu marido, Seu Russo, era amante do futebol, e em 1955, fundou e se tornou presidente do Esporte Clube Dourado.
Russo organizava os campeonatos de futebol, mas era Nilda quem cuidava dos jogadores, por quem era chamada carinhosamente de mãe. Na quadra do Dourados, aconteciam diversas festas e eventos, que também eram organizados por ela, que durante sua trajetória, teve extrema importância no desenvolvimento social, cultural e afetivo do lugar. Hoje em dia, seu nome está presente na Clínica da Família e no CineClube do bairro. Tia Nilda representa dedicação, carinho e amor à comunidade.
Serviços:
4º Festival de Curtas Cine Tia Nilda
Inscrições até dia 15 de agosto
Formulário on line disponível
Informações: @cineclubetianilda
Toda a programação é gratuita