CineCepro exibe Mostra de Cinema e Direitos Humanos com filmes sobre justiça, memória e resistência

O CineCepro, cineclube do Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras – Cepro, foi oficialmente credenciado pelo Ministério dos Direitos Humanos e pelo Ministério da Cultura como ponto de exibição da 14ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos. As sessões serão realizadas na quarta, dia 11, às 18h; e quinta, dia 12, às 10h, às 15h e às 18h, na sede do Cepro.

Com o tema “Viver com dignidade é direito humano”, a mostra traz ao público quatro produções audiovisuais que abordam questões sociais relevantes e urgentes, como justiça, memória, meio ambiente e desigualdade. Os filmes selecionados para exibição são: “Mansos” (2024), de Juliana Segóvia; “Marés da Noite” (2024), de Juliana Sada e Noemi Martinelle; “Máquinas de Lazer” (2023), de Italo C Zaccaron; e “Água Rasa” (2023), de Dani Drumond, “Sobre as amizades” e “Marina não vai à praia” (2022), de Basílicos Filmes.

A sessão será realizada na sede do Cepro, na Avenida das Flores, nº 394, bairro Âncora, e faz parte da programação oficial da 14ª Mostra, promovida pelo Governo Federal por meio dos Ministérios da Cultura e dos Direitos Humanos. A iniciativa visa democratizar o acesso ao cinema e fomentar o debate sobre direitos fundamentais, especialmente em territórios periféricos e populares.

Para a presidente do Cepro, professora Guilhermina Rocha, a realização da mostra em Rio das Ostras representa um avanço na construção de espaços culturais acessíveis.

“Esse evento é importante para a democratização do cinema nas periferias, promovendo o acesso à cultura cinematográfica e proporcionando diálogos sobre temas que afetam diretamente as comunidades mais vulneráveis. Oferecer para a população essa oportunidade é uma das formas de se construir junto ao território formas de resistência e esperança”, contou.

PROGRAMAÇÃO – No dia 12 de junho de 2025, quinta-feira, às 18h, a mostra exibirá quatro filmes que exploram diferentes dimensões da experiência humana e social: Sem Asas, que aborda o impacto da violência urbana na infância; Fluxo – O Filme, que mergulha na dinâmica das juventudes periféricas e seus movimentos culturais; Belos Carnavais, que resgata memórias afetivas e coletivas através da festa popular; e Pulmão de Pedra, uma reflexão sobre os limites entre natureza, urbanização e resistência.

Brenda Iolanda, coordenadora de projetos do Cepro, destaca o valor pedagógico e social da iniciativa

“As temáticas abordadas pelos filmes são essenciais no contexto educacional e da luta popular, pois fomentam reflexões críticas e fortalecem a consciência coletiva sobre direitos humanos, justiça socioambiental e resistência comunitária”.

SERVIÇO

Evento: Sessão especial da 14ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no CineCepro

Tema: “Viver com dignidade é direito humano”

Data: Quarta-feira, 11 de junho de 2025

Horário: 18h

Local: Cepro – Avenida das Flores, nº 394, bairro Âncora, Rio das Ostras (RJ)

Entrada: Gratuita

Classificação indicativa: Verificar por filme no local

Realização: CineCepro – Projeto do Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras

Apoio: Festa de Literatura e Cultura de Rio das Ostras (Flic), Fiação (@somosfiacao)

Parceria institucional: Ministério da Cultura e Ministério dos Direitos Humanos

Sem Asas

 

(Drama | 20′ | SP | 2019 | Classificação: livre)

Roteiro original : Renata Martins

Produção: Giovana Carolina Ferrari

Direção: Renata Martins

Fotografia: Mariane Nunes e Thais Nardi

Diretor de Arte: Luana Castilho e Fernando Timba

Som: Andressa Clain

Distribuidora: Tabuleiro Filmes

Elenco: Grace Passô, Kaik Pereira e Melvin Santhana.

 

Related posts

Petrobras celebra 30 anos de incentivo ao cinema nacional em campanha com Rodrigo Santoro

Após sucesso na Globo, Pedro Goifman estrela dois filmes na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Festival Internacional de Cinema Canábico estreia no Brasil com mais de 40 filmes de diversos países