Cineclube Rã Vermelha apresenta “Estranho Caminho”, filme de Guto Parente

“Estranho Caminho” é a próxima atração do Cineclube Rã Vermelha que acontece no dia 17 de janeiro, às 19h, no Cine Arte UFF, com entrada franca. O objetivo do projeto sobre o cinema fantástico é exibir filmes nacionais e internacionais que normalmente não estão disponíveis em janelas de exibição comerciais
A sessão conta com recursos de acessibilidade para o público PCD (Pessoa com deficiência) – libras, legendas descritivas e áudio descrição – que podem ser acessados por meio do aplicativo MovieReading. O público PCD acessa esse app e baixa esses recursos no celular. No momento da sessão eles abrem o app que vai sincar os recursos pelo som do filme que estará sendo exibido na sala.

O filme “Estranho caminho” (2023), com roteiro e direção de Guto Parente, conta a história a história de um jovem cineasta que visita sua cidade natal e é surpreendido pelo rápido avanço de uma pandemia e precisa encontrar seu pai, com quem não fala há mais de dez anos. Depois do primeiro encontro, coisas estranhas começam a acontecer. No elenco os atores Lucas Limeira, Carlos Francisco, Tarzia Firmino, Rita Cabaço, Renan Capivara e Ana Marlene.
O filme recebeu os prêmios de Melhor filme, Melhor roteiro, Melhor ator e Fotografia no World Premiere – Festival de Tribeca; de Melhor filme da Mostra Autorias da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes e de Melhor roteiro e Melhor ator coadjuvante (Carlos Francisco), no Festival do Rio.

Cineclube Rã Vermelha

Fundado em 2014 por Fabrício Basílio, Lucas Scalioni e Otávio Lima, então alunos da Universidade Federal Fluminense, o cineclube começou de maneira independente, e teve sua primeira sessão no mesmo ano da fundação, começando uma parceria com o Cine Arte UFF. Desde então exibiu diversos filmes nacionais e internacionais, com destaque para exibição de curtas-metragens brasileiros e de sessões de clássicos do horror orquestrada pelo grupo Soundpainting Rio, iniciando uma parceria que se desdobraria mais tarde na Mostra Cine Orquestra.

Com o passar do tempo, a curadoria do cineclube expandiu-se para o cinema fantástico, abrangendo gêneros como ficção científica, distopias, realismo maravilhoso, afrofuturismo e outros. Após cinco anos de existência, o cineclube teve que paralisar suas atividades em 2020.

Diante disso, Otávio Lima e Fabrício Basílio idealizaram o 1º FCBF – Festival de Cinema Brasileiro Fantástico (https://festivalfantastico.com.br/), um evento online patrocinado pela SECEC-RJ. O festival atraiu mais de 450 inscrições de filmes de todo o Brasil e exibiu gratuitamente, na plataforma Darkflix, uma programação com mais de 40 obras.

E em 2024, graças ao patrocínio do edital “Projetando Saberes” da Secec-RJ, o Rã Vermelha pôde voltar. Em sua nova versão, o Cineclube Rã Vermelha privilegia principalmente obras audiovisuais brasileiras. As exibições estão acontecendo desde outubro no Cine Arte UFF.

O Cineclube Rã Vermelha conta com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro – SECEC RJ por meio da chamada emergencial de apoio à formação e difusão do audiovisual nº 11/2023 “PROJETANDO SABERES” e é produzido pela Fantascópio Produções e pela Comala Filmes.

Próxima sessão gratuita:
Cine Arte UFF (Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí, Niterói)
Dia 17/01, às 19h – “Estranho Caminho”, classificação 14 anos
Sinopse: O filme “Estranho caminho” (2023), dirigido por Guto Parente, conta a história a história de um jovem cineasta que visita sua cidade natal e é surpreendido pelo rápido avanço de uma pandemia e precisa encontrar seu pai, com quem não fala há mais de dez anos. Depois do primeiro encontro, coisas estranhas começam a acontecer.
Roteiro e direção de Guto Parente. Elenco: Lucas Limeira, Carlos Francisco, Tarzia Firmino, Rita Cabaço, Renan Capivara e Ana Marlene.

Related posts

Petrobras celebra 30 anos de incentivo ao cinema nacional em campanha com Rodrigo Santoro

Após sucesso na Globo, Pedro Goifman estrela dois filmes na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Festival Internacional de Cinema Canábico estreia no Brasil com mais de 40 filmes de diversos países