Cinema Nosso realiza processo seletivo para aceleração e capacitação de curta metragens

A Instituição Sociocultural Cinema Nosso, através do Produtora Escola, realiza a seleção de dois projetos audiovisuais de curtas-metragens, que representem a primeira produção independente do candidato, e de até 40 realizadores audiovisuais para a aceleração e produção dos trabalhos. O valor total disponibilizado será de R$ 15.000,00 por equipe, viabilizado com recursos da Lei de incentivo à Cultura da Cidade do Rio de Janeiro. As inscrições irão até terça-feira, 25 de março.

A análise abrange Núcleos Criativos, Workshops e Mentoria, e dessa forma, fornece formação profissional e incentivo ao empreendedorismo. Com isso, o Cinema Nosso busca fortalecer a cadeia produtiva do audiovisual, por meio do aprimoramento das habilidades dos participantes e do impulso de suas carreiras. Durante as diferentes etapas, os profissionais da área compartilharão saberes e conhecimentos técnicos com os selecionados. Além disso, há uma chance de realização de networking, item relevante para a inserção no mercado de trabalho.

Compromisso com a inclusão e a diversidade

A iniciativa tem um compromisso com a inclusão e a diversidade, pois promove o acesso democrático à produção audiovisual e tecnológica. Os curtas têm como prioridade a admissão de mulheres negras, indígenas, trans, travestis e/ou refugiadas. No entanto, inscrições de homens negros e pardos também serão aceitas em qualquer modalidade.

O edital contempla as matrículas em duas categorias: proponentes e realizadores. A experiência comprovada de no mínimo um ano no audiovisual é obrigatória e apresentar a declaração étnico-racial.

“A Produtora Escola tem como objetivo não apenas fortalecer a formação e a inserção de novos talentos no mercado audiovisual, mas também criar o ambiente prático no aprendizado. Fora impactar os jovens negros, trans, indígenas e refugiados que abrangem essencialmente o recurso financeiro a fim de desenvolver seus trabalhos. afirma Isabel Rodrigues, Coordenadora de Raça e Gênero do Cinema Nosso.

– Proponentes : pessoas físicas, acima de 18 anos, que atuam como Diretoras, Produtoras ou Roteiristas. O proponente é o responsável pela realização do projeto e pela concepção da ideia, e poderá inscrever sua equipe de realizadores;

– Realizadores: pessoas físicas, a partir de 18 anos, que desejam se inscrever para participar da contribuição como membros de algum dos programas, podendo ser inscritos por um proponente ou se inscreverem individualmente, tendo a possibilidade de serem incluídos em uma das propostas selecionadas.

Cinema Nosso

A Instituição Sociocultural Cinema Nosso é um centro de inovação e tecnologia que, ao longo de sua trajetória, trabalha para proporcionar experiências de inclusão para jovens de favelas, periferias e de outros espaços populares. É reconhecida como uma das maiores escolas populares de audiovisual da América Latina, tendo mais de 30 mil jovens impactados pelas formações nas áreas de audiovisual, inovação e impacto social.

Produtora Escola

Foi criada em 2009 com o objetivo de estimular o empreendedorismo e desenvolver habilidades profissionais nos jovens, ao possibilitar experiências no mercado audiovisual. A última edição aconteceu em 2017. Agora, retorna com foco na produção audiovisual de jovens negros e negros no Rio de Janeiro.

Mais informações e edital completo: https://cinemanosso.org.br/nossos-projetos/produtora-escola/

Related posts

Petrobras celebra 30 anos de incentivo ao cinema nacional em campanha com Rodrigo Santoro

Após sucesso na Globo, Pedro Goifman estrela dois filmes na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Festival Internacional de Cinema Canábico estreia no Brasil com mais de 40 filmes de diversos países