O cineclube do QUEERioca está de volta! A partir do dia 15 de abril, em novo dia e horário, agora sempre às terças-feiras, às 18h30, a sala multiuso do centro cultural QUEERioca retoma sua programação semanal do cineclube, trazendo produções com temática LGBTQIA+ ou realizadas por cineastas da comunidade queer.
Gerido pela Reprodutora em parceria com a BLG Entretenimento, o CineQUEERioca se consolida como um reduto de encontro, trocas e reflexões sobre as vivências LGBTQIA+ através do cinema e celebrando a arte, compondo uma programação permanente do espaço e tecendo parceria com diversos eventos.
Desde sua criação, em maio de 2024, o cineclube promoveu mais de 30 exibições de longas e curtas-metragens de grande relevância , além de realizar debates e rodas de conversa com o público, recebendo nomes como Bruna Linzmeyer, Johnny Massaro, Pedro Henrique França, Lucas Leto, Clara Choveaux, Lufe Steffen e Drayson Menezzes. Entre os títulos já apresentados estão as estreias de “Cidade;Campo”, de Juliana Rojas, “Salão de Baile”, de Juru e Vitã, “13 Sentimentos”, de Daniel Ribeiro, “Orlando, minha biografia política”, de Paul B. Preciado e “O Amor Sangra”, com Kristen Stewart, além da seleção de terror em outubro de 2024 que incluía “O Filho do Chuck”. O espaço também já sediou mostras especiais e parcerias com eventos como o Festival Rio, o Festival MixBrasil, a Casa Queer, a Mostra CineDiversidade e o Festival Internacional de Cinema Rio LGBTQIA+.
Para comemorar o retorno do cineclube, a programação de abril traz três lançamentos:
15/04 – O Melhor Amigo , dirigido por Allan Deberton : sessão especial gratuita de comédia romântica musical LGBT de 2025 que contará com debate com Vinicius Teixeira protagonista do filme e sorteio de brindes
22/04 – Parque de Diversões , novo filme de Ricardo Alves Jr.
29/04 – Baby , mais novo e premiado filme de Marcelo Caetano : sessão com participação da atriz Ana Flavia Cavalcanti
Mais 35 sessões até o final do ano
Já em maio, estão confirmadas as exibições de “Onda Nova” no dia 6/05 , filme brasileiro de 1983 dirigido por José Antonio Garcia e Ícaro Martins censurado na ditadura militar e que foi recentemente remasterizado, com elenco que inclui Carla Camurati, Tânia Alves, Regina Casé, Osmar Santos e Caetano Veloso; e “Amor Maldito” no dia 13/05 , clássico de 1984 de Adélia Sampaio e primeiro longa-metragem dirigido por uma mulher negra na história do cinema brasileiro. O filme conta a história do romance entre duas mulheres.
Gabriel Bortolini, curador do cineclube, exalta ” Voltamos com tudo! ” mais do nosso público, com filmes que conversam com o nosso tempo e obras que foram silenciadas pelo preconceito por décadas — e que ainda lutam por visibilidade Agora é hora de ocupar, celebrar e projetar nossas histórias como elas merecem!”
Para Breno Lira Gomes, também curador do cineclube, “O CineQueerioca vai para seu segundo ano com uma força e uma vontade imensa de se estabelecer de vez no circuito cultural LGBT+ do Rio de Janeiro. 2024 foi nosso cartão de visitas. E a temporada 2025 tem tudo para ser incrível, com uma programação potente, reunindo clássicos do cinema e produções contemporâneas. Algumas até em caráter de pré-estreia. O CineQueerioca veio pra ficar!”
A QUEERioca está localizada na Travessa do Comércio, no Centro do Rio de Janeiro, e se propõe a ser um polo de arte e cultura queer, integrando teatro, cinema, literatura, exposições e eventos com Laura Castro e Cris Flores à frente da programação cultural. O cineclube segue essa missão ao oferecer experiências que estimulem o pensamento crítico e o fortalecimento da comunidade no Rio de Janeiro. A curadoria do cineclube é de Gabriel Bortolini e Breno Lira Gomes com assistência de curadoria de Gabriel Lopes. Conteúdo nas redes sociais de Gabriel Borrego e dinamicamente de Luiz Schiavinato Valente.
A entrada para as sessões está sujeita à lotação do espaço e os ingressos para as outras sessões custam R$10 com ingressos antecipados via Sympla no perfil do Instagram do QUEERioca ou 01 (uma) hora antes da sessão via dinheiro ou pix na bilheteria do espaço. Não perca essa oportunidade de celebrar o cinema queer e vivenciar momentos de troca e conexão! Mais informações em www.instagram.com/queerioca .Fotos equipe curadoria:
Serviço:
CineQUEERioca
- Todas as terças-feiras, às 18h30
- Travessa do Comércio nº16, Centro – Rio de Janeiro
- Sessão de 15/04 gratuita e com debate com elenco e sorteio
- Ingressos: R$10 (antecipados via Sympla no perfil do Instagram @queerioca ou 01 (uma) hora antes da sessão via dinheiro ou pix na bilheteria do espaço
- Capacidade: 30 lugares
- Classificação indicativa: 12 anos
- E-mail para contato: queerioca@queerioca.com
- Instagram: @queerioca
- Site: www.queerioca.com