Cirurgião plástico Cláudio Lemos investe em obras de arte que homenageiam o mestre Ivo Pitanguy

Foi celebrado nos dias 5, 6, 7 e 8 de julho, no Rio de Janeiro o Centenário do Professor Ivo Pitanguy, num Congresso Internacional de Cirurgia Plástica. O encontro é promovido pelos seus ex-alunos, através de sua associação, a AExPi.

Cirurgião plástico Cláudio Lemos investe em obras de arte que homenageiam o mestre Ivo Pitanguy 8

A programação científica foi realizada no Hotel Othon Palace, onde também aconteceu a exposição de quadros do cirurgião plástico e ex-aluno do Dr. Ivo Pitanguy, o cearense Isaac Furtado. Suas obras retratam técnicas cirúrgicas difundidas pelo professor.

Cirurgião plástico Cláudio Lemos investe em obras de arte que homenageiam o mestre Ivo Pitanguy 9
Cirurgião plástico Cláudio Lemos investe em obras de arte que homenageiam o mestre Ivo Pitanguy 10

Um dos discípulos presentes no congresso Dr. Claudio Lemos, arrematou 3 dos quadros da exposição intitulada “Janelas da Misericórdia” do médico-artista.

Cirurgião plástico Cláudio Lemos investe em obras de arte que homenageiam o mestre Ivo Pitanguy 11

“Sempre gostei de arte, ao me tornar aluno do Professor Pitanguy, isto acabou aflorando naturalmente em mim. Professor Ivo Pitanguy amava a arte. Chegou a ser diretor do Museu de arte Moderna (RJ) por duas vezes, admirava e colecionava obras de artistas como: Di Cavalcanti, Cicero Dias, Anita Mafaldi, Alfredo Volpi, Salvador Dali entre outros. Eu acredito que a Cirurgia plástica não deixa de ser a união da ciência com a arte. É uma profissão que requer constante aprendizado, atualização e a apreciação pelo belo, o qual promove refinamento e beleza à especialidade.” Diz Cláudio Lemos

 O evento social da programação aconteceu num jantar de gala no Hotel Copacabana Palace.

Cirurgião plástico Cláudio Lemos investe em obras de arte que homenageiam o mestre Ivo Pitanguy 12

A “AExPi”, ou Associação dos Ex-Alunos do Professor Pitanguy, foi fundada em 1974. Reúne os cirurgiões de diversas partes do mundo, que realizaram a sua formação na Escola do Professor Pitanguy. Fazem parte da associação, membros que foram seus alunos na Santa Casa de Misericórdia e na Clínica Ivo Pitanguy, assim como aqueles que foram orientados por ex-alunos nos mais diversos cursos de Ensino em Cirurgia Plástica do Brasil e do mundo.

Os encontros sempre são realizados a cada dois anos, em congressos ministrados em vários países, tais como Alemanha, Marrocos, Itália e Portugal.

“Neste ano, 2023, na comemoração do Centenário do Professor Pitanguy, patrono da Cirurgia Plástica brasileira, foi um encontro especial com importante participação nacional e internacional, abordando aspectos cirúrgicos a partir dos ensinamentos e técnicas do Professor. Um justo tributo àquele que mudou a vida de todos os seus ex-alunos e respectivos pacientes para sempre! Uma comemoração da forma que o Professor Pitanguy mais prezava, através do conhecimento compartilhado!”  Declarou o Dr. Eduardo Lintz, presidente da Associação dos Ex-alunos do Professor Pitanguy (AEXPI).

Cirurgião plástico Cláudio Lemos investe em obras de arte que homenageiam o mestre Ivo Pitanguy 13

Related posts

Museu Bispo do Rosario abre exposição dedicada ao universo artístico da Zona Oeste com programação especial para os pequenos  no fim de semana do dia das crianças

16ª exposição Contemporâneo na Caixa Cultural São Paulo destaca arte têxtil como expressão do feminino

Instituto Manga, em Paraty (RJ), abre convocatória para seleção de fotografias para “Mostra Territorialidades Daqui’