Clássico da literatura mundial, “O Pequeno Príncipe” estreia no Sesc Tijuca, dia 02 de novembro, em uma releitura da Cia. Fluctissonante, de Curitiba, para surdos e ouvintes

O Pequeno Príncipe - Por Elenize Dezgeniski

Uma das obras literárias mais célebres de todos os tempos, “O Pequeno Príncipe” ganhou uma versão inclusiva para o teatro, que busca reunir crianças surdas e ouvintes na plateia. A criação é da Cia. Fluctissonante, de Curitiba, que chega ao Rio de Janeiro para uma curta temporada no Sesc Tijuca, a partir de 2 de novembro, com sessões aos sábados e domingos, às 16h. Inspirada no livro homônimo do francês Antoine de Saint-Exupéry, a peça acompanha história do principezinho e do aviador em meio ao deserto, com uma novidade: assim como todos os espetáculos do grupo, “O Pequeno Príncipe” é encenado em Libras e português ao mesmo tempo. Assim, é possível tanto aproximar as crianças surdas da obra quanto mostrar às crianças ouvintes seus primeiros sinais da Libras. Este projeto foi contemplado pelo edital Sesc Pulsar 2023/2024.

A peça tem texto e direção de Nautilio Portela e reúne três atores, que dão vida a mais de 8 personagens. A trama conta a história do aviador perdido num deserto que encontra um principezinho de um planeta distante, o B612. Este Pequeno Príncipe – que conheceu muitos planetas antes de chegar à Terra – passa, então, a contar suas aventuras: ele já conheceu um geógrafo, um homem de negócios e até mesmo um rei. Com cada um deles, aprendeu uma lição diferente. Juntos, os dois novos amigos convidam o público a participar desta jornada, apresentando ainda a melhor amiga do Príncipe: uma rosa linda, inteligente e divertida, que ele deve reencontrar em breve, quando voltará para seu planeta, o Asteroide B612. O Pequeno Príncipe é interpretado por Catharine Moreira, atriz surda. Outros dois atores interpretam todas as demais personagens. Mais de 40 peças de figurino compõem a viagem conduzida pelo elenco bilíngue.

Fundada em 2015, a Cia. Fluctissonante, formada por artistas surdos e ouvintes, se dedica à criação de peças bilíngues para adultos e crianças. O primeiro espetáculo infantil “Enquanto a Chuva Cai” realizou mais de 50 ações em cerca de 20 cidades brasileiras. “O Pequeno Príncipe”, que estreou em 2022, apresenta o resultado de todas as pesquisas realizadas pela companhia nos últimos anos. “O nosso maior objetivo é aproximar o público surdo do teatro, mas também entendemos a arte cênica como possibilidade de aproximar as crianças ouvintes da Libras”, conta a atriz e fundadora do grupo, Helena de Jorge Portela.

A direção de Nautilio Portela, que comemorou seus 50 anos de carreira com este trabalho, alia o realismo à magia. Dunas de areia são erguidas através de tecidos, enquanto um avião de grande proporção ocupa o palco feito de papelão e papel machê. “Em nossos seis anos de atuação, seguimos buscando modos de associar o teatro, a acessibilidade e a inclusão. Nós buscamos justamente integrar as línguas dentro de cena, tendo como principal objetivo criar trabalhos que, superando a barreira linguística, são compreendidos da mesma maneira por surdos e ouvintes”, comenta

Cia. Fluctissonante

A Cia. Fluctissonante é um coletivo curitibano formado por artistas surdos e ouvintes que se dedicam à criação cênica contemporânea e bilíngue (Libras e Português). Seus projetos unem os públicos surdo e ouvinte nas plateias. Ao longo de sua trajetória, produziu espetáculos para adultos como ‘Giacomo Joyce’ (2017) e ‘\TODAS/’ (2018) e para a infância, como ‘Enquanto a Chuva Cai’ (2016) e ‘Conto Com Libras’ (2018). Em 2021, estreou sua quinta montagem, ‘Elevador’, com direção da artista convidada Georgette Fadel. Em 2020, passou também a desenvolver projetos digitais como a websérie ‘Mulheres – Sinais de Suas Escritas’ e a versão online do espetáculo ‘Conto Com Libras’, além do show-cênico-musical ‘Origami – Músicas Para Ver e Ouvir’. Assim, a companhia consolidou-se como precursora nacional na criação em arte acessível, destacando-se justamente pela união de duas das línguas oficiais do Brasil dentro da cena e realizou ações em relevantes eventos e festivais.

Texto e Direção: Nautilio Portela

Elenco: Catharine Moreira, Igor Augustho e Lucas dos Santos (em revezamento com Pedro Ramires ou Helena de Jorge Portela)

Vozes em Off: Clarice Rocha, Diego Marchioro, Juscelino Antunes, Katia Horn, Marcel Malê e Simon Magalhães

Direção de Movimento: Katia Drumond

Direção de Produção: Igor Augustho

Produção Executiva: Rebeca Forbeck

Assistente de Produção: Luciano França

Tradução para Libras (Dramaturgia): Talita Grünhagen

Supervisão de Libras: Catharine Moreira

Cenografia: Katia Horn

Figurinos: Ricardo Garanhani

Trilha Original e Operação de Som: Chico Paes

Iluminação: Lucas Amado

Operação de Luz: Nicolas Caus

Cenotécnica (Confecção e Coordenação): Fabiano Hoffmann

Cenotécnica (Montagem RJ): Uirá Clemente e Altair Oliveira

Motorista (Interestadual): Joacir Furtado

Motorista (Local RJ): Thiago de Souza

Operacionalização Logística: LWTUR Viagens e Turismo – Juliani Carla Ribeiro

Costura: Rose Matias

Técnico de Luz (Montagem): Boy Jorge

Produção Local (RJ): Dos Voos – Mariana Pimentel e Priscila Maia

Identidade Visual e Design Gráfico: Pablito Kucarz

Gestão em Redes Sociais: Platea Comunicação e Arte – Thays Cristine

Criação em Vídeos: Gabriela Bebert

Registros Fotográficos (Divulgação): Elenize Dezgeniski e Mateus Troppo

Registros Fotográficos (RJ): Carol Pires

Assessoria de Imprensa: Racca Comunicação – Rachel Almeida e Paula Catunda

Criação e Realização: Cia. Fluctissonante

Produção e Realização: Pomeiro Gestão Cultural

Serviço:

Temporada: de 02 de novembro a 08 de dezembro de 2024

Sesc Tijuca | Teatro I: Rua Barão de Mesquita, 539, Rio de Janeiro – RJ

Telefone: (21) 4020-2101

Dias e horários: sábados e domingos, às 16h

Ingressos: R$ 10 (inteira), R$ 5 (meia-entrada) e R$ 2 (associado do Sesc) e gratuito (PCG)

Duração: 50 minutos

Lotação: 228 lugares

Classificação: livre

Venda de ingressos: na bilheteria. Horário de funcionamento: terça a sexta, das 7h às 19h30; domingos, das 9h às 18h.

Related posts

“Marginal Genet” estreia dia 02 de janeiro de 2025

Shopping Metropolitano Barra traz espetáculo infantil baseado em Moana neste domingo

Breaking do Verão 2025: competição internacional acontece na Fundição Progresso