Depois de sua temporada presencial de enorme sucesso em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, o “Clube da Esquina, os sonhos não envelhecem”, terá sua versão “teatro na tela”. Idealizado e produzido pela MRG e Buenos Dias com produção associada do Grupo Prisma, o musical estará em todo Brasil, gratuitamente, em praça pública e nos cinemas. Organizado pelo Cine Experience – plataforma de exibição de grandes espetáculos, shows e eventos presenciais em cinemas -, o Festival Cine Palco estreia no dia 25 de março, em Anhumas, interior de São Paulo.
O Festival Cine Palco Festival é uma associação da MPV Filmes, Orange Group e Grupo Prisma. O evento acontecerá na Praça Poliesportiva Alziro Aran Rodrigues, das 13 às 22 horas. O musical será exibido, às 19h, com encerramento de grande queima de fogos. A programação também contará com uma feira de livros, atividades infantis, lançamento editoriais e ações relacionadas ao “Dia Mundial da Água”, celebrado no dia 22 de março. A cidade de Anhumas, que tem 4.300 habitantes e não possui cinema, foi escolhida para dar o pontapé inicial do festival em praça pública.
A direção do espetáculo e da versão para as telas é de Dennis Carvalho. “É uma honra poder eternizar e dirigir este espetáculo que será exibido gratuitamente no Brasil. O teatro na tela é um caminho de acesso importante para o Brasil e que, a partir de agora, quero fazer em todos os espetáculos que dirigir. É uma experiência nova, aos 74 anos, em um momento especial da minha vida e carreira”, conta.
Para Tiago Barbosa, o ator que interpreta Milton Nascimento, esta ação tem o poder de transformar através da cultura. “Eu vim de um lugar sem acesso, um dia fui eu que tive oportunidade de assistir algo que me inspirou e que me fez estar hoje aqui, interpretando um dos maiores ícones de nossa cultura. Hoje sou eu que tenho esta oportunidade de inspirar outras pessoas, através deste projeto, é muito emocionante tudo isso”, comenta.
Sobre a iniciativa sociocultural, a Assessora de Turismo e Cultura da cidade de Anhumas, Mânia Gomes Pires, comemora a oportunidade de a cidade ter sido escolhida para a estreia do projeto. “Trazer um espetáculo desta importância, contando a história de um dos maiores movimentos da música brasileira e do ícone Milton Nascimento é um sonho para nós. Poder fazer isso, gratuitamente, em nossa praça e ainda ter o privilégio de ser a primeira cidade brasileira a receber o musical em tela, nos enche de orgulho e emoção. Estamos ansiosos para que chegue logo o Cine Palco”, revela.
O projeto é incentivado via PROAC (LEI DE INCENTIVO ICMS) e, somente desta forma, foi possível realizar a ação em praça pública, em Anhumas e em 40 cinemas em todo o estado.“ Promover acesso à cultura é um pilar da nossa gestão. Realizar este projeto em praça pública e nos cinemas, gratuitamente, mostra a força da política de Leis de Incentivo no Estado de São Paulo, que inspira e impulsiona nossa indústria e economia criativa”, comemora a Secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Marília Marton.
A gravação do espetáculo aconteceu no dia 04 de dezembro, em São Paulo, no Teatro Liberdade, que cedeu os direitos de arena, por se tratar de um projeto sociocultural. A produção audiovisual foi realizada pelo Grupo Prisma, MPV filmes e Manjubinha Filmes.
O musical:
Apresentado ao mundo em 1972, no primeiro LP duplo do país, e consi derado o melhor disco brasileiro de todos os tempos, a história de um dos marcos culturais da MPB ganha versão teatral e na tela, com direção de Dennis Carvalho. Um espetáculo sobre amizade, sobre um movimento artístico que entrou para história. O Clube da Esquina trouxe um som inovador e transformador. O movimento conseguiu juntar em suas músicas diversas referências artísticas, de diferentes partes do Brasil e do mundo, e fazer algo bem distinto do que era produzido musicalmente na época. Segundo o diretor, o Clube da Esquina – Os sonhos não envelhecem é um musical brasileiro que também mostra a história de nosso país.
Baseado no livro “Os Sonhos não envelhecem – Histórias do Clube da Esquina”, de Márcio Borges, o musical fez sua turnê presencial. OClube da Esquina – Os sonhos não envelhecem teve sua temporada presencial no SESC Palladium / Belo Horizonte. No Rio de Janeiro, a temporada aconteceu no Teatro Riachuelo e, em São Paulo, no Teatro Liberdade. A fachada do edifício Levy, no centro de Belo Horizonte, onde moravam a família Borges e Milton Nascimento no início dos anos 60, é um dos panos de fundo do espetáculo. A evolução musical e a amizade dos integrantes do movimento estão presentes nos 120 minutos do musical.