Coletivo Antônia lança LAB POPI, laboratório inédito de criação cênica para primeira infância

Foto: Guilherme Nabuco

O Coletivo Antônia, referência nacional na criação artística voltada à primeira infância, lança o LAB POPI – Laboratório de Poéticas Cênicas para a Primeira Infância, um programa inédito dedicado à pesquisa, formação e desenvolvimento de projetos cênicos voltados a bebês e crianças de 0 a 6 anos.

De outubro a dezembro de 2025, o laboratório reunirá artistas de diferentes regiões do Brasil em uma jornada híbrida (virtual e presencial), com oficinas, tutoriais, encontros formativos e intercâmbios com profissionais convidados do Brasil e do exterior. Ao todo, até quatro artistas, grupos ou projetos serão selecionados por edital, e cada um receberá uma bolsa de pesquisa no valor total de R$ 4.000.

Um espaço para a arte e a infância

O LAB POPI propõe a implementação de um programa de valorização da pesquisa e criação artística destinadas à primeira infância. A iniciativa foi concebida para fomentar processos criativos colaborativos, incentivar a produção coletiva de conhecimento e promover diálogos entre artistas nacionais e internacionais.

Para Cirila Targhetta, atriz integrante do Coletivo Antônia e uma das idealizadoras do projeto, o LAB POPI ajuda no desenvolvimento cognitivo e expressivo das crianças, pois propõe atividades artísticas para o público da primeira infância, fase em que se formam sensibilidades, criatividades e as capacidades críticas do ser humano.  

“Mais do que um espaço de formação, o laboratório reconhece a criança como sujeito capaz de influenciar os cenários sociais, políticos e econômicos da sociedade. Nosso objetivo é fornecer  apoio e financiamento a artistas que se dedicam às artes cênicas para bebês e crianças, contribuindo não apenas com o fortalecimento do setor artístico, mas também com a ampliação do acesso cultural desde os primeiros anos de vida”, destaca a artista.

Estrutura e formação

Organizado em três eixos principais — Dramaturgia, Corpo e Direção de Arte — o LAB POPI oferece um percurso formativo que combina experimentação, teoria e prática. Os participantes terão a oportunidade de aprofundar suas investigações, compartilhar processos e estreitar vínculos com outras iniciativas voltadas à infância, ampliando redes de colaboração e visibilidade.

Ao final do programa, os trabalhos desenvolvidos serão compartilhados com o público em ações presenciais voltadas a bebês e crianças, como desdobramento público das pesquisas realizadas.

Processo de Seleção e Cronograma:

Para participar do LAB POPI, os interessados deverão enviar uma proposta de projeto de criação a ser desenvolvida durante o programa, além da documentação necessária.

As inscrições seguem abertas de 8 a 19 de outubro por meio do formulário de seleção. A divulgação das/os selecionadas/os será no dia 20 de outubro. A previsão é que o programa inicie no final de outubro e siga as atividades até dezembro deste ano, finalizando com o compartilhamento público dos resultados finais.

O edital com critérios de participação, prazos e detalhes do processo seletivo estará disponível no site https://www.coletivoantonia.com/.

SERVIÇO

LAB POPI – Laboratório de Poéticas Cênicas para os Primeiros Anos
Período: Outubro a Dezembro de 2025
Formato: Híbrido (virtual e presencial)
Público-alvo: Artistas e criadores com propostas voltadas a bebês e crianças de 0 a 6 anos
Bolsa de pesquisa: R$ 4.000 por artista/projeto selecionado
Edital disponível em: coletivoantonia.com

Redes: @coletivoantonia

Inscrições: https://docs.google.com/forms

Related posts

Teatro Carlos Gomes recebe mais uma edição do  Fórum ITI Brasil de teatro

Teatro Riachuelo Rio abre seus bastidores em visitas teatralizadas no dia 28 de novembro

Um dia após o feriado da Consciência Negra, espetáculo “Dos Nossos Para Os Nossos” segue a celebração no Sesc Ramos