Chega no Rio de Janeiro a instalação performática Holotramas, de direção e criação do músico Eufrasio Prates e da dançarina e coreógrafa Cleani Calazans. Os artistas prometem o uso de muita criatividade nessa grande experimentação artística, em que a interatividade digital é aberta aos públicos mais diversos. Com entrada gratuita, as apresentações acontecem nos dias 14 e 15/09, às 19h, no Teatro Cacilda Becker, no Catete.
O projeto surgiu a partir da vontade de expressar e compor coletivamente a ideia de que tudo no cosmos está interconectado. O lançamento de Holotramas aconteceu em Brasília-DF em 2019 e, neste ano, iniciará uma temporada de 8 apresentações circulando pelo Brasil. Serão palco para as apresentações as cidades de Belém-PA, Goiânia-GO, São Paulo-SP e Rio de Janeiro-RJ.
A instalação
Um movimento em qualquer lugar do espaço gera transformações no todo. Esse é o princípio da criação de composições em tempo real da instalação performática Holotramas, que se desenvolve de acordo com a interatividade e a dinâmica das pessoas presentes. Os artistas convidam ao público de todas as idades, incluindo pessoas pcd, para se permitir criar e recriar experiências artísticas na atmosfera da dança contemporânea, da música, da imagem e da computação interativa.
Cada apresentação da instalação é única, isso porque a base da instalação é a combinação da Planimetria de Koellreutter com a Eukinética de Laban. A improvisação acontece sobre um diagrama-partitura desenvolvido por H.J. Koellreutter, um dos mais importantes compositores e pedagogos da música contemporânea brasileira, usando movimentos inspirados na Eukinética – estudo das qualidades expressivas do movimento – de Rudolf Laban, um dos maiores teóricos de dança no século XX, somados a um software desenvolvido por Eufrasio, em seu doutorado, que transforma o movimento do corpo em sons fractais, criando um ambiente de jogo entre intérpretes e plateia.
Os artistas
Eufrasio Prates é músico, compositor, criador e improvisador performático. É desenvolvedor de softwares para interatividade digital, música fractal e Inteligência Artificialmente Aumentada. É regente da BSBLOrk-Orquestra de Laptops de Brasília, toca guitarra, cítara indiana e atua como DJ euFraktus no trance e house experimentais.
Cleani Calazans é multiartista e produtora cultural com trajetória na dança, teatro e música. É graduada em Artes Cênicas, Especialista em Dança e Consciência Corporal e com formação técnica em Canto Lírico e Popular. Fundadora da Casa de Arte e Cultura Esquina Criativa, faz parte da equipe diretora da Orquestra Filarmônica de Brasília.
Realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF e com apoio da Casa Esquina Criativa, os eventos de Holotramas são inteiramente gratuitos e abertos a todos os públicos, incluindo pessoas portadoras de qualquer tipo de deficiência.
Acesse https://www.facebook.
Ficha Técnica Rio de Janeiro:
Assistência de produção local: Priscilla Kern
Assessoria de Imprensa local: Marina Mello
Fotografia: Mariana Moraes e Carolina Amorim
Técnico de som: Leandro Lobo
Técnico de luz: Cristiano Teodoro
Contrarregra: Juks Lima
Ficha Técnica Geral:
Criação/Direção/ Intérpretes: Eufrasio Prates e Cleani Calazans
Assistente de Direção e Preparação corporal: Ivana Motta
Cenário e Figurino: Luciana Glapas
Computação Interativa e Projeção: Stevan Correa
Produção: Jaqueline Marques e Casa Esquina Criativa
Assessoria de Comunicação e Design gráfico: Ana Luísa Kitayama Cabral
Serviço:
Holotramas – Indicação Livre
Dias: 14 e 15/09
Horário: 19h
Teatro Cacilda Becker
Endereço: R. do Catete, 338, Catete Rio de Janeiro
Entrada: Gratuita, com distribuição de ingresso na quinta-feira (14/09), a partir das 15h.
Patrocínio: Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC/DF)
Apoio: Casa Esquina Criativa