Agustín Salcedo

Companhia de Dança do Pantanal participa do Festival Dança em Trânsito no Rio

por Redação

Criada em 2017, a Companhia de Dança do Pantanal, que faz parte do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano (IMC), fundado em 2004, participa no Rio de Janeiro, neste final de semana, no domingo, dia 6/08, do Festival Dança em Trânsito: https://www.dancaemtransito.com.br. A Cia estará representada por seu bailarino argentino Agustín Salcedo, que começou a carreira profissional em 2013 realizando apresentações com diferentes grupos de dança e teatro, entre os quais se destacam o Teatro Colón, de Buenos Aires, com a primeira bailarina e diretora artística Paloma Herrera.
As apresentações acontecerão no Boulevart Olímpico, às 10h, e no CCBB, às 16h30, com entrada franca. Desde 2002, o Festival Dança em Trânsito reúne apresentações artísticas, formação, capacitação, reflexão e intercâmbio entre os grupos de dança de diversas cidades do Brasil e do mundo, possibilitando trocas de experiências entre companhias nacionais convidadas, promovendo e democratizando esta expressão artística.

Sobre a Cia de Dança do Pantanal

Atualmente é formada por ex-participantes do Moinho Cultural e bailarinos convidados de outras regiões do Brasil e da América do Sul. Representa o território pantaneiro e aborda, de forma contemporânea, esse paraíso ameaçado expondo seus principais atores e o comportamento de sua geografia, recriando obras poéticas e musicais de personagens da terra. É uma Cia de Dança com identidade (Pantanal), comprometida com a formação dos futuros bailarinos do Moinho Cultural e, sobretudo, com a qualidade profissional.

Moinho Cultural

O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano (IMC), inaugurado em 2004, em Corumbá/MS, tem como meta ser reconhecido pela excelência das metodologias de promoção de desenvolvimento de crianças e adolescentes em região de fronteira, através do acesso a bens culturais e do fortalecimento da qualidade da educação formal. O projeto inclui e interage socialmente 360 crianças e adolescentes de Corumbá, Ladário e das cidades fronteiriças de Puerto Suarez e Puerto Quijarro, sendo que nesta última, 40 crianças bolivianas entre 06 e 18 anos em situação de vulnerabilidade socioeconômica que fazem parte do Sistema Moinho. Com o Programa Roda Moinho realiza intercâmbio com escolas municipais de assentamentos e das águas de Corumbá e escolas rurais de Miranda, atendendo mais de 200 crianças e adolescentes. Durante toda a sua trajetória mais de 20.000 pessoas foram impactadas diretamente. Hoje o Moinho Cultural possui consolidados a Orquestra de Câmara do Pantanal, a Cia de Dança do Pantanal e o NUTEC- Núcleo de Tecnologia do Moinho Cultural.

Serviço:
Apresentações do bailarino Agustín Salcedo da Cia de Dança do Pantanal
Domingo, dia 06/08/2023
Às 10h no Boulevart Olímpico – em frente ao Museu do Amanhã
Às 16h30 no CCBB – Avenida Primeiro de Março, 66, Centro (entrada franca – mediante retirada de senhas)

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via