Companhia de Dança do Pantanal participa do Festival Dança em Trânsito no Rio

Agustín Salcedo
Agustín Salcedo

Criada em 2017, a Companhia de Dança do Pantanal, que faz parte do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano (IMC), fundado em 2004, participa no Rio de Janeiro, neste final de semana, no domingo, dia 6/08, do Festival Dança em Trânsito: https://www.dancaemtransito.com.br. A Cia estará representada por seu bailarino argentino Agustín Salcedo, que começou a carreira profissional em 2013 realizando apresentações com diferentes grupos de dança e teatro, entre os quais se destacam o Teatro Colón, de Buenos Aires, com a primeira bailarina e diretora artística Paloma Herrera.
As apresentações acontecerão no Boulevart Olímpico, às 10h, e no CCBB, às 16h30, com entrada franca. Desde 2002, o Festival Dança em Trânsito reúne apresentações artísticas, formação, capacitação, reflexão e intercâmbio entre os grupos de dança de diversas cidades do Brasil e do mundo, possibilitando trocas de experiências entre companhias nacionais convidadas, promovendo e democratizando esta expressão artística.

Sobre a Cia de Dança do Pantanal

Atualmente é formada por ex-participantes do Moinho Cultural e bailarinos convidados de outras regiões do Brasil e da América do Sul. Representa o território pantaneiro e aborda, de forma contemporânea, esse paraíso ameaçado expondo seus principais atores e o comportamento de sua geografia, recriando obras poéticas e musicais de personagens da terra. É uma Cia de Dança com identidade (Pantanal), comprometida com a formação dos futuros bailarinos do Moinho Cultural e, sobretudo, com a qualidade profissional.

Moinho Cultural

O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano (IMC), inaugurado em 2004, em Corumbá/MS, tem como meta ser reconhecido pela excelência das metodologias de promoção de desenvolvimento de crianças e adolescentes em região de fronteira, através do acesso a bens culturais e do fortalecimento da qualidade da educação formal. O projeto inclui e interage socialmente 360 crianças e adolescentes de Corumbá, Ladário e das cidades fronteiriças de Puerto Suarez e Puerto Quijarro, sendo que nesta última, 40 crianças bolivianas entre 06 e 18 anos em situação de vulnerabilidade socioeconômica que fazem parte do Sistema Moinho. Com o Programa Roda Moinho realiza intercâmbio com escolas municipais de assentamentos e das águas de Corumbá e escolas rurais de Miranda, atendendo mais de 200 crianças e adolescentes. Durante toda a sua trajetória mais de 20.000 pessoas foram impactadas diretamente. Hoje o Moinho Cultural possui consolidados a Orquestra de Câmara do Pantanal, a Cia de Dança do Pantanal e o NUTEC- Núcleo de Tecnologia do Moinho Cultural.

Serviço:
Apresentações do bailarino Agustín Salcedo da Cia de Dança do Pantanal
Domingo, dia 06/08/2023
Às 10h no Boulevart Olímpico – em frente ao Museu do Amanhã
Às 16h30 no CCBB – Avenida Primeiro de Março, 66, Centro (entrada franca – mediante retirada de senhas)