Companhia Trupe do Mar faz série de apresentações gratuitas pelo litoral paulista

Trupe do Mar (Foto- Nobuo Kurahashi) (3)

Criada nas areias de Santos, a Trupe do Mar une a arte e a educação em suas apresentações. A companhia independente do litoral de São Paulo propaga a cultura por meio da integração do circo, dança, teatro e música. E, desde o dia 31/05, o grupo percorre o litoral paulista com a apresentação “Sobre as Ondas”, buscando trazer reflexões através das ferramentas circenses.

Estão previstas 18 sessões gratuitas em 12 cidades, de Ubatuba a Ilha Comprida, passando pelo Pier do Casqueiro, em Cubatão, e pelo Instituto Gremar (confira os detalhes abaixo).

Sabendo do poder da arte de transformar vidas, a Trupe do Mar pretende conscientizar o público com leveza sobre questões importantes, como a poluição nos oceanos. Afinal, segundo pesquisa da 5 Gyres Institute, o lixo plástico soma uma massa total de 2,3 milhões de toneladas nos mares do mundo. 

Como propósito, a companhia busca incentivar diretamente no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14, da Organização das Nações Unidas (ONU), trazendo em pauta a conservação e uso sustentável dos recursos marinhos. E, no espetáculo, o público tem a oportunidade de entender a importância dessa preservação.

“Queríamos falar sobre o meio ambiente, mas não queríamos falar superficialmente. Falamos sobre o que está acontecendo todos os dias, sobre animais machucados, plástico, poluição, mas junto com a comicidade”, comenta Thays.

São histórias de animais reais que inspiram o grupo na hora de subir ao palco, como a da Antoninha, a Toninha Franciscana, que se machucou após ter sido capturada por uma rede de pesca e foi resgatada pelo Gremar. Usufruindo de seus conhecimentos adquiridos em visitas ao instituto, foram criados também os personagens Trovador Tartaruga, Fragato Fragoso, a Fragata Pirata, e Facundo Fernet, o Pinguim Solitário. 

Os animais dividem o palco junto com o humano Hermitom Tarta em uma lúdica ilha no meio do oceano. Através de números clássicos do circo, música e esquetes de humor, é revelada a história desses quatro personagens que vivem na costa da Mata Atlântica.

“Esse novo ciclo representa uma expansão para a Trupe. Através da arte do circo, esperamos que o público se emocione, se divirta e também aprenda com a nossa performance”, conta o fundador Jorge Olivares.

Próximas datas
7/09 – Sorocaba
13 e 14/09 – Iguape
29 e 30/09 – Ilhabela
18 e 19/10 – São Sebastião

Inclusão

Em parceria com a produtora Bordallo Cultural e o apoio da Lei Paulo Gustavo, as performances serão desenvolvidas tendo como base a acessibilidade e inclusão. Recursos de acessibilidade física, treinamento de profissionais para assistência do público no espectro, intérprete de libras, músicas legendadas e audiodescrição estarão disponíveis para melhor proveito do espetáculo.

“Sentimos que a acessibilidade é algo que acrescenta na trajetória do projeto, mas também para todos nós, comunicadores, sobre a necessidade de entender e olhar por novas lentes. Não é sobre divulgar projetos culturais com inclusão, mas sobre ensinar a sociedade como incluir, de fato”, revela Thays Oliveira, cofundadora da companhia.

Sobre

Juntos desde 2022, a Trupe já atingiu um público de mais de 12 mil pessoas, ao longo de cerca de 20 apresentações. Fundada pela multiartista cênica Thays Oliveira e pelo acrobata circense Jorge Olivares, a companhia não se limita apenas ao encantamento, levantando questões cruciais sobre os impactos das ações humanas. 

Para que o público local possa refletir sobre seu papel como cuidadores do planeta, tendas de educação ambiental estão presentes nas apresentações da companhia com apoio e auxílio do Instituto Gremar, organização não-governamental focada na gestão de fauna.

Assim, a Trupe do Mar deixa para o público a questão: como estamos cuidando da Mãe Terra, nossa grande ilha flutuante no espaço?

Related posts

Festival Clássicos do Brasil com Orquestra Petrobras Sinfônica em show gratuito no Teatro Municipal Raul Cortez em Duque de Caxias

K-DRAMA: Cantor coreano KISU visita o Norte do Brasil com turnê K-DRAMA in CONCERT em novembro

A 3ª temporada de ‘A Diplomata’ confirma o brilhantismo da série e de Keri Russell