Concerto em realidade virtual marca pré-lançamento da Escola de Música Cristo Redentor

  • Evento será realizado ao vivo na Sala Cecília Meireles e transmitido simultaneamente no metaverso do Santuário Cristo Redentor

  • Iniciativa tem como objetivo atrair as gerações mais jovens e terá como anfitrião um avatar do Padre Omar, reitor do Santuário

  • A Escola de Música Cristo Redentor tem a missão de levar educação musical às diversas camadas sociais e será lançada no aniversário  do Cristo Redentor

De forma inédita no Brasil, o concerto que marca o pré-lançamento da Escola de Música Cristo Redentor será realizado ao vivo na Sala Cecília Meireles, com entrada franca, e também no mundo virtual. O espetáculo que está marcado para o dia 22 de agosto, às 19h, será transmitido simultaneamente no metaverso do Santuário Cristo Redentor, podendo alcançar uma audiência global de espectadores.

A iniciativa da escola de utilizar o metaverso se volta para as gerações mais jovens. A experiência digital imersiva é um experimento para apresentar o concerto em um ambiente de jogo em vez de uma réplica digital do local da orquestra e do coral. Os usuários poderão visitar o Cristo Redentor virtual e serão recebidos pelo avatar do Padre Omar, reitor do Santuário. Ou seja, eles poderão se movimentar pelo local e interagir uns com os outros, enquanto assistem à apresentação, com o Coro da Princesa – Coral Oficial do Cristo Redentor – e orquestra, sob a regência do maestro Leonardo Randolfo.

O ambiente digital traz cadeiras e telões aos pés do monumento carioca, com a vista deslumbrante da cidade do Rio de Janeiro. Além disso, a realização do concerto no metaverso possibilita a inclusão de pessoas portadoras de deficiência motora, que terão a experiência visual no Santuário Cristo Redentor e no concerto, ao som de obras de W. A. Mozart, como a “Missa da Coroação” e a famosa “Eine Kleine Nachtmusik”.

A Escola de Música Cristo Redentor, gerida pelo Instituto Movarte, em parceria com a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, tem a missão de tornar acessível o ensino de música, em padrões internacionais de qualidade, às diversas camadas sociais. O lançamento oficial da escola está previsto para outubro de 2023, mês do aniversário do Cristo Redentor.

“Nossa escola já nasce grande, com mais de 10 departamentos e vários pólos, na cidade do Rio de Janeiro e em Petrópolis. Inspirados em nosso Cristo Redentor, de braços abertos, queremos ser presença em todo o Brasil, difundindo a música e oportunizando o acesso aos talentos que pretendemos descobrir”, afirma Padre Omar, reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e presidente da escola de música.

“Estamos encarando o grande desafio de fazer uma instituição moderna, voltada para a democratização do ensino musical de máxima qualidade. Essa é, na verdade, minha missão de vida, junto aos jovens, independentemente da condição social”, destaca o maestro Leonardo Randolfo, diretor geral da escola.

O arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, destaca que trabalhar com o belo é uma maneira de ajudar o mundo a ser melhor. “A beleza transforma o mundo e os corações também. Esse trabalho do concerto que o Santuário Cristo Redentor proporciona, lançando a Escola de Música e aproveitando os meios de comunicação atuais, como o metaverso, permite a gente entrar no coração da juventude e chegar mais longe, ajudando a nossa cidade com a beleza da arte, da música, a se elevar cada vez mais. É mais um trabalho social e cultural do Santuário Cristo Redentor que agradecemos e apoiamos com todo coração”, afirma Dom Orani João Tempesta.

Experiência imersiva recria o concerto aos pés do Cristo Redentor

Para construir o metaverso que criasse um concerto aos pés do Cristo Redentor de forma mais realista possível, a equipe da MetaMundi precisou de um mês de trabalho para concluir o desafio. “Nosso principal objetivo foi recriar um ambiente conhecido mundialmente que tenha na imersão sua principal característica. Cada pessoa pode criar seu próprio avatar para visitar o Cristo do metaverso”, explica Steffen Dauelsberg, co-fundador da MetaMundi.

Para a construção do ambiente digital, foram usadas diversas funcionalidades com diferentes texturas, contrastes de cor e iluminação neon. Já na própria Sala Cecília Meirelles haverá uma área de experiência de realidade virtual, proporcionando que o público possa fazer o caminho contrário: estar presencialmente no evento e participar do metaverso, através de óculos de realidade aumentada disponíveis ao público. “Vai ser uma excelente forma de confirmar que a vista do Cristo, até no metaverso é, sem dúvidas, uma das mais bonitas do mundo”, finaliza Padre Omar.

SERVIÇO:

Concerto de pré-lançamento da Escola de Música Cristo Redentor

Data: Terça-feira, 22 de agosto de 2023

Horário: 19 horas

Local: Sala Cecília Meireles (Endereço: Rua da Lapa, 47, Centro – Rio de Janeiro)

Ingresso: Entrada franca (ingressos mediante retirada na bilheteria – sujeito à lotação do espaço)

Horários de funcionamento da bilheteria: De segunda a sexta-feira, das 12h às 17h, ou até o início do concerto.

Related posts

Bianca Gismonti Trio lança “Gismonti 70” no dia 19 de dezembro

Festival de Chopp Brahma no Renascença Clube

Natal Sesc 2024 apresenta concerto gratuito da Orquestra Chiquinha Gonzaga, no dia 20/12, em Cabo Frio