Para celebrar a chegada da primavera e prestar homenagem aos 130 anos de falecimento do compositor Piotr Ilitch Tchaikovsky, a Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga realiza um concerto especial no próximo dia 23 de setembro (sábado), às 12h, no Parque Lage. A apresentação, com entrada franca, tem regência da maestrina Priscila Bomfim. O concerto comemora o início da estação do ano em que a natureza começa a florescer, trazendo cores e renovação. No repertório, além dos clássicos de Tchaikovsky citados acima, o público também poderá ouvir a abertura da ópera “O Guarany”, de Carlos Gomes, “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, entre outros. O evento tem patrocínio do Santander Brasil e Santander Seguros e Previdência, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.
As integrantes da Orquestra, meninas-solistas-instrumentistas são alunas da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro, que se aprimoraram na arte da música, gratuitamente, por meio de um programa sociocultural. O concerto, intitulado “Cores da Primavera”, terá a participação especial da premiada pianista-prodígio Olívia Tebaldi, de 11 anos – que desde os 6 anos tem participado de concursos nacionais e internacionais. Este concerto tem apoio Institucional da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e Parque Lage.
A Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga nasceu em 2021 e é formada exclusivamente por meninas. Sob a batuta da regente Priscila Bomfim, o grupo, com 45 integrantes, estreou em um concerto que teve participação da cantora Elba Ramalho. De lá para cá, as integrantes já passaram por palcos como Teatro Imperator, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Casa França-Brasil, entre outros locais do Brasil. Já dividiram o palco com outros grandes artistas como Toni Garrido, Paula Lima, Carla Caramujo, Angelica de la Riva, Maria Gadú e Mel Lisboa. As jovens instrumentistas, que também já se apresentaram na Espanha e Portugal, cantam e tocam instrumentos como violino, trombone, saxofone, clarineta, oboé, fagote, violoncelo, viola, tuba e percussão.
O nome da Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga é uma homenagem à pianista, compositora e maestrina que, por sua atuação corajosa e de excelência, representou um marco na música brasileira. Primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil, Chiquinha Gonzaga sofreu todo tipo de preconceito, mas transformou a música em um instrumento de liberdade. Com a OSJ Chiquinha Gonzaga, as musicistas e alunas encontram um canal de identificação e oportunidade para alçarem grandes voos na música e fora dela.
– A Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga nasceu com o objetivo de mostrar a importância da representatividade da mulher em diversas áreas, inclusive da área musical. Reúne meninas e jovens, mas sedentas pelo conhecimento e aprendizado. Vamos mostrar a todos a sua capacidade musical e artística, por isso é um privilégio muito grande trabalhar com esse grupo, afirma Priscila Bomfim, maestrina convidada da orquestra.
REPERTÓRIO – Concerto no Parque Lage
Concerto Cores da Primavera
1º Movimento – Uma homenagem a Tchaikovsky (130 anos de saudades)
– Piotr Ilitch Tchaikovsky – Balé O Lago dos Cisnes (Tema)
– Piotr Ilitch Tchaikovsky – Dança Húngara (de O Lago dos Cisnes)
– Piotr Ilitch Tchaikovsky / Arranjo: Richard Meyer – Abertura de Romeo e Julieta
2º Movimento – Florescer da Primavera | Participação da pianista convidada Olívia Tebaldi
– Joseph Haydn – Concerto para piano e orquestra em Ré Maior (1º mov)
– Franz Schubert – Impromptu op.90, n.2, F. Schubert (piano solo)
– Ludovico Eunaudi / Arranjo: Vinicius Louzada – Primavera
3º Movimento – Brasilidade
– Carlos Gomes / Arranjo: Vinicius Louzada – Abertura da Ópera O Guarany
– Hamilton de Holanda / Arranjo: Vinicius Louzada – Maxixe Samba Groove
– Chiquinha Gonzaga / Arranjo: Vinicius Louzada – Alerta! (Participação da pianista Olívia Tebaldi)
– Chiquinha Gonzaga / Arranjo: Vinicius Louzada – Forrobodó
– Ary Barroso / Arranjo: Vinicius Louzada – Aquarela do Brasil
Participação especial
Olívia Tebaldi iniciou seus estudos de piano em 2016, aos 4 anos de idade, na classe da professora Janne Gonçalves. E, desde os 6, tem participado de concursos nacionais e internacionais, alcançando premiações em diversos deles, como o Santa Cecília e WPTA (Portugal), Concurso Souza Lima (São Paulo), The Muse (Grécia), Concurso de Piano Profa. Edna Bassetti Habith (Curitiba), Concorso Pianistico Internazionale ‘Città di Albenga’, dentre outros. Sua estreia oficial nos palcos foi em dezembro de 2020, com o convite para tocar um recital solo no Festival Pianístico de Joinville; em abril de 2021, tocou no Instituto Ling de Porto Alegre, e em março de 2022 na 93ª edição da Série Jovens Pianistas, em Cabo Frio.
Entre outras apresentações em 2022, Olívia tocou com a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo e o maestro Helder Trefzger, em Vitória, como a solista mais jovem a se apresentar com essa orquestra. Tomou parte no recital Jovens Pianistas Capixabas em maio de 2023, e em junho realizou seu primeiro recital solo em Vitória no Palácio da Cultura Sônia Cabral.
SERVIÇO – Concerto gratuito no Parque Lage
Concerto Cores da Primavera
Com a Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga
Regência: Priscila Bomfim
Dia – 23/9 – sábado
Hora – 12h
Local – Parque Lage – R. Jardim Botânico 414 – RJ
Entrada franca
Classificação livre
Participação especial – Olívia Tebaldi (pianista)
Patrocínio: Santander, Santander Seguros e Previdência, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Apoio Institucional: Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e Parque Lage Capacidade do espaço – 300 pessoas
Basta chegar e participar