Início » Conexões afro-indígenas no palco do Teatro Dulcina

Conexões afro-indígenas no palco do Teatro Dulcina

Formado por formado por artistas e pesquisadores da UFRJ e parceiros de outros projetos, coletivo Nudafro apresenta espetáculo de dança na Mostra Bossa Criativa Arte de Toda Gente, dia 19/10, às 19h, com entrada franca. Iniciativa é uma parceria de Funarte e UFRJ

por Redação
Cenas de espetáculos do coletivo Nudafro

Na próxima quarta-feira, 19 de outubro, no Teatro Dulcina, no Rio, o coletivo Nudafro apresenta “Corpo Afro Urbano Ancestral”. Parte da Mostra Bossa Criativa Arte de Toda Gente Rio de Janeiro, o espetáculo de dança propõe conexões com princípios contidos nas religiões, afro-indígenas. O show começa às 19h e integra a série de apresentações do Circuito Proart, do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ dentro da programação da Mostra – que por sua vez é parte do programa Arte de Toda Gente, parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Os ingressos, gratuitos, podem ser obtidos antecipadamente na plataforma www.sympla.com.br ou retirados diretamente na bilheteria do teatro.

O grupo

O Coletivo Nudafro, formado por artistas e pesquisadores da UFRJ e parceiros de outros projetos e simpatizantes, originou-se do projeto Memória Corporal da Cultura Afro-Brasileira ativo de 2003 a 2007. Na encruzilhada de múltiplos saberes e experiências o grupo pesquisa, reflete e dissemina práticas e pensamentos de dança contemporânea afro referenciadas, com enfoque nos estudos da performance, práticas performativas afro-urbana-ancestral, corporeidade negra e elaboração cênica.

O Circuito Proart

Com uma trajetória de oito anos e parceria com a Funarte, o Circuito Proart é uma ação de caráter artístico e cultural do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. Sua proposta é a circulação dos projetos e grupos artísticos vinculados ao Programa de Apoio às Artes (Proart – UFRJ) por diversos equipamentos culturais do estado do Rio de Janeiro e da Universidade. A ideia é oferecer à comunidade acadêmica e também ao público externo espetáculos, exposições e oficinas gratuitas, reafirmando o compromisso do Fórum de difundir e promover a articulação entre a arte e a cultura produzidas pela UFRJ e a sociedade.

A Mostra ATG

A Mostra Arte de Toda Gente realiza edições presenciais e online – estas, com vídeos que podem ser acessados no site do projeto Bossa Criativa https://www.bossacriativa.art.br/ e no canal Arte de Toda Gente no Youtube https://www.youtube.com/c/ArteDeTodaGente. A iniciativa é voltada para a divulgação da produção cultural de cidades onde estão localizados pontos do patrimônio mundial, histórico, cultural e natural do Brasil. Para o Teatro Dulcina, a programação alterna atrações indicadas pelo Bossa Criativa com outras, vindas do Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos.

Arte de Toda Gente, os projetos da parceria Funarte-UFRJ

O programa Arte de Toda Gente compreende três diferentes iniciativas, desenvolvidas em parceria pela Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria da Escola de Música da universidade e lançadas a partir de 2020. São elas os projetos Bossa Criativa – Arte de Toda Gente (www.bossacriativa.art.br), Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos (www.sinos.art.br) e Um Novo Olhar (https://umnovoolhar.art.br/).

Serviço:

Mostra Bossa Criativa Arte de Toda Gente – Circuito Proart, com o coletivo Nudafro

Onde: Teatro Dulcina – Rua Alcindo Guanabara, 17 Centro – Rio de Janeiro (RJ)

Telefone: (21) 2240 4879 (Próximo ao VLT e ao Metrô Cinelândia)

Quando: 19 de outubro de 2022 às 19h (quarta-feira)

Ingressos: Entrada gratuita com ingressos disponíveis na plataforma Sympla – https://www.sympla.com.br/ e, também, na bilheteria. Sujeita à lotação do teatro..

Realização

Fundação Nacional de Artes – Funarte | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Informações sobre esse e outros programas da Funarte www.funarte.gov.br

Mais informações para a imprensa

Projetos UFRJ – Funarte: imprensa@musica.ufrj.br –

Assessoria de Comunicação da Funarte:

ascomfunarte@funarte.gov.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via