Conheça cinco lugares que ajudam a entender a participação da cidade de Natal na Segunda Guerra Mundial

por Redação
Vogal Luxury Beach Hotel &Spa - Praia de Ponta Negra - Morro do Careca - Foto: Fernando Chiriboga

Quem gosta de unir o gosto por viagens à paixão por História tem na cidade de Natal (RN) o destino perfeito para a sua próxima parada. Em 1942, a capital potiguar tornou-se base das tropas americanas durante a Segunda Guerra Mundial, devido à sua posição geográfica, considerada estratégica. O município serviu de ponto de apoio para abastecer os aviões que chegavam dos Estados Unidos e partiam rumo à África.

Ruas, monumentos e edifícios contam parte dessa história e podem ser apreciados com calma e em profundidade durante sua próxima visita à Natal. Inclusive, é um jeito diferente de explorar e conhecer melhor a região.

E como os passeios são tão imprescindíveis quanto a hospedagem, a dica é usufruir de todo o luxo e conforto de um hotel exclusivo à beira-mar, onde será possível relaxar após um dia inteirinho explorando a região. Na Praia de Ponta Negra, a sugestão é o Vogal Luxury Beach Hotel & SPA, com habitações com vista para o mar, cinco piscinas, pool bar, spa L’Occitane, restaurantes, beach service e fitness center.

Conheça cinco atrações que ajudam a entender a participação da cidade de Natal durante a Segunda Guerra Mundial e saia transformado dessa experiência!

Museu da Rampa
Inaugurado em 2023, o Museu da Rampa abriga três exposições que narram a importância de Natal no início da aviação e a participação da cidade durante a Segunda Guerra Mundial. Uma delas, batizada de “Sala da Guerra: Natal, Encruzilhada do Mundo”, apresenta as fotos e os objetos mais marcantes da época em que a cidade foi palco da aliança com os Estados Unidos. O acervo material inclui uniformes militares usados no período, medalhas, capacetes, cantis e documentos. Está situado às margens do Rio Potengui. A entrada é gratuita.

Rampa
No final dos anos de 1930 foi construído o declive que deu nome ao local, a Rampa, para facilitar o acesso de hidroaviões. Após negociações entre os presidentes dos Estados Unidos, Franklin Delano Roosevelt, e do Brasil, Getúlio Vargas, ficou decidido que o porto de Natal serviria como base aérea militar dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Foi no local, que, em 1943, os mandatários celebraram a Conferência do Potengi, que resultou na criação da Força Expedicionária Brasileira.

Maternidade Januário Cicco
O prédio, inaugurado em março de 1929, foi usado pelos militares na Segunda Guerra Mundial como hospital de campanha para o Exército Brasileiro. O nome atual, dado em 1961, é uma homenagem ao médico Januário Cicco, natural de São José do Mipibu. A maternidade possui um estilo neoclássico com valor histórico para a cidade de Natal, uma das poucas construções que exerce sua função desde sua criação até os dias atuais.

Grande Hotel
Localizado no bairro da Ribeira, começou a funcionar em setembro de 1939, e serviu de hospedagem para os soldados norte-americanos na Segunda Guerra Mundial. Projetado pelo arquiteto francês Georges Munier, já recebeu grandes nomes da sociedade brasileira, como o ex-presidente Eurico Gaspar Dutra, entre outros.

Centro Cultural Trampolim da Vitória
Situado em Parnamirim, a 17 km de Natal, o espaço conta com mais de 700 peças que ajudam a contar como foi a participação de Natal na Segunda Guerra Mundial. No memorial, é possível ver fotos, registros históricos, documentos, viaturas, capacetes, dioramas, uniformes, medalhas, modelos de aeronaves e uma série de itens que remontam ao período. Mídias digitais, como simuladores de voo, depoimentos, filme e ambientações sonoras completam a experiência. O centro cultural aproveita as instalações do Aeroporto Internacional Augusto Severo, desativado em 2014.

Vogal Luxury Beach Hotel &Spa
O empreendimento disponibiliza 84 apartamentos e 21 suítes. Todos têm vista para o mar, varandas e banheira dupla de hidromassagem, além de cinco piscinas outdoor, pool bar, spa L’Occitane, restaurantes, beach service, fitness center, serviços e atividades com alto foco em wellness.

Comandada pelo chef Jomair Moreira, a oferta gastronômica do hotel inclui dois restaurantes que atendem aos paladares mais exigentes. Um deles é o Le Château, de gastronomia francesa e ambiente mais intimista e exclusivo. Aos pratos são aplicadas abordagens da alta cozinha, reinterpretando as tradições gastronômicas. O serviço impecável e a coleção selecionada de vinhos coroam a experiência.

O outro restaurante é o Terraço, de cozinha contemporânea – fusão das culinárias regional e internacional –, acessível às famílias. Com varanda finamente projetada pelo paisagista francês Michel Lang para a área de lazer, oferece espaço despojado com elegância e integrado com a natureza.

Vogal Luxury Beach Hotel &Spa
Rua Coronel Inácio Vale, 8861
Ponta Negra – Natal – RN
+55 84 3227.1000

www.facebook.com/vogalhotel / Instagram: @vogalhotel

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend