Nascida em Limeira, interior de São Paulo e graduada em enfermagem pela Uniararas (Bacharel e Licenciatura) com especialização no Incor do Hospital das Clínicas da USP, Juliana sempre quis ajudar as pessoas. Instintivamente, começou a sua carreira aos 15 anos quando decidiu fazer o ensino médio com a escola técnica em enfermagem. Durante sua formação, ainda no ensino médio, além dos estágios obrigatórios, atuou como instrumentadora cirúrgica. O primeiro emprego formal, aos 18 anos, foi no setor de vacinas de uma unidade básica de saúde em Limeira e logo em seguida foi trabalhar na Santa Casa de Limeira na UTI Neonatal.
Decidiu que queria fazer a graduação em Enfermagem e foi atrás do seu sonho. Em 2001, terminou a graduação pelo Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto (Uniararas). Após a sua formatura foi contratada pelo Hospital Celso Pierro (PUCCampinas) para trabalhar na UTI Neonatal, mas estava à espera do resultado para cursar a pós-graduação em Cardiologia no Incor, em São Paulo.
Seu sonho se realizou e ela começou a cursar a pós-graduação em Março de 2002. Ainda em 2002, o hospital abriu um concurso para enfermeiros e em julho do mesmo ano, ela foi contratada como Enfermeira na Unidade de Terapia Intensiva Clínica, conciliando suas atividades como estudante e estagiária do curso de especialização em Cardiologia e a assistência aos pacientes na Unidade Coronária.
Em 2004, iniciou a especialização em Nefrologia na UNIFESP e começou a trabalhar na Unidade Coronária do Hospital Sìrio Libanês. Em 2007, voltou à assistência de enfermagem às crianças na UTI Pediátrica do Hospital Sïrio Libanês.
Teve passagem por duas multinacionais farmacêuticas onde realizava treinamento com materiais e medicamentos em Terapia Intensiva e Centro Cirúrgico, assumindo em 2014 a administração de uma clínica de cardiologia e começando a empreender em saúde, levando informações técnicas e auxiliando profissionais de enfermagem e outras áreas a se recolocar no mercado de trabalho. Embora importante, esse trabalho ainda não era seu objetivo, não a complementava.
O começo
Casada e mãe da Helena e do Davi, Juliana mergulhou fundo no universo da maternidade quando a sua primeira filha nasceu em 2015 . Esse ano foi um divisor de águas na sua história, porque passou pelas alegrias e desafios da maternidade e precisou lidar com todos os questionamentos da sua nova fase.
Mas foi apenas em 2017 quando precisou colocar a sua filha em uma escola de educação infantil para continuar trabalhando que viu como era difícil a escolha do local que receberia a sua pequena. Eram muitas dúvidas: segurança, higiene, prevenção de doenças, prevenção de acidentes e outras. Afinal, como saber se a creche ou escola é segura para os seus filhos?
E assim começou o seu projeto pessoal atual: o Primeira Infância Segura. Um projeto que tem a missão de educar e treinar cuidadores de bebês e crianças de 0 a 6 anos em espaços físicos destinados a eles como: creches, escolas, brinquedotecas e parques privados.
O Primeira Infância Segura é uma plataforma educacional multimídia com conteúdos sobre protocolos, segurança e prevenção de acidentes em ambientes com crianças voltados para quem cuida delas. São palestras, consultorias presenciais, cursos online e oficinas. Além disso, a plataforma também conta com um podcast para chamar de seu: o Primeira Infância Segura Podcast.
Serviço:
Instagram da EnfªJuliana Muniz: https://www.instagram.com/jumuniz.enfermeira/
Site da clínica: https://www.julianamuniz.com.br/
LinkedIn Enfª Juliana Muniz: https://www.linkedin.com/in/juliana-muniz-4b6192255/